Champions League

Galatasaray busca empate em jogo maluco em Istambul e complica a vida do Manchester United

Depois de abrir 3 a 1, o Manchester United sofreu o empate em um jogo muito ruim de Onana e situação fica complicada para a classificação

O Galatasaray fez um jogo incrível de recuperação e conseguiu um empate excelente para suas pretensões ao empatar por 3 a 3 com o Manchester United. Os ingleses fizeram 2 a 0, depois chegaram a abrir 3 a 1, mas cederam o empate por 3 a 3. Com isso, a situação dos Red Devils é muito difícil para a classificação: precisará de uma combinação de resultados para se classificar.

Sob forte chuva, os dois times entraram em campo no Rams Park Stadyumu e fizeram um jogo bastante movimentado. O United precisava de um resultado depois de perder em casa para este mesmo Galatasaray, enquanto os turcos estavam em vantagem e podiam até se classificar com uma vitória. Ou seja, era um jogo de vida ou morte.

Manchester United abre uma boa vantagem

O Manchester United abriu o placar aos 10 minutos. Antony saiu da direita, tocou para Bruno Fernandes pelo meio, que tabelou com Hojlund e depois tocou para Alejandro Garnacho na esquerda. O camisa 17 recebeu e chutou forte, no alto, de pé esquerdo, e marcou 1 a 0.

Na comemoração, Garnacho colocou a mão na orelha, como se pedindo para a barulhenta torcida do Galatasaray gritar mais alto. Os companheiros de United tentaram conter o garoto, que ainda tomou uma bronca do árbitro também (que, felizmente, teve o bom senso de não dar o cartão amarelo).

O segundo gol não demorou. Desta vez em uma jogada individual. Luke Shaw avançou pela esquerda, tocou para Bruno Fernandes na intermediária e o meia português avançou e soltou um chutaço, no ângulo. Um golaço do camisa 8 do United.

Aos 28 minutos, o Galatasaray diminuiu. Em uma cobrança de falta na entrada da área, o time turco fez uma jogada ensaiada que Hakim Ziyech cobrou firme, rasteiro, no lugar onde estava um jogador do time, que, assim, bloqueou a visão do goleiro André Onana. O camaronês, porém, podia ter feito melhor. Os turcos diminuíram: 2 a 1.

O Galatasaray melhorou no jogo e, aos 42 minutos, um bom lançamento da direita pegou Mauro Icardi nas costas da defesa do United. O camisa 9 recebeu, avançou e tocou com categoria e calma para colocar na rede. Imediatamente o assistente marcou impedimento. Após a checagem no VAR, foi constatado o impedimento. O primeiro tempo acabou com o Galatasaray em cima e com o clima favorável.

Galatasaray reage e revive o jogo

O segundo tempo começou com o Manchester United melhor, recuperando as rédeas do jogo. Depois de um lance perigoso de Bruno Fernandes, o time chegou pela segunda vez e conseguiu marcar.

Eram 10 minutos quando Antony puxou o ataque pela direita, tocou para o lateral Aaron Wan Bissaka, que passou em velocidade pelo lado direito, aproveitando um imenso buraco na defesa do Galatasaray. Ele cruzou rasteiro para a área e Scott McTominay chegou no carrinho para colocar a bola na rede: 3 a 1.

O gol esfriou a torcida e o time do Galatasaray. Só que o time conseguiu responder rapidamente. Aos 16 minutos, Ziyech cobrou falta para a área e o goleiro Onana falhou de foram tão grave que foi um gol contra. Ele pareceu que ia espalmar, mas acabou colocando para dentro. Galatasaray diminui para 3 a 2.

Se tomar o gol no começo fez o Galatasaray murchar, o segundo gol animou. Karem Aktürkoglu e Zieych finalizaram e exigiram defesas de Onana. Só que o momento era tão bom que o Gala conseguiu o empate em um ataque rápido. Aos 25 minutos, Aktürkoglu recebeu de Ziyech pela direita, dentro da área, e soltou uma bomba antes da marcação chegar: 3 a 3.

O jogo ficou movimentado nos minutos finais, com os dois times tentando o gol. O Galatasaray parecia perto da virada, mas o United criava boas chances em ataques rápidos e desperdiçou alguns ataques perigosos.

Em um desses, Diogo Dalot avançou pela direita, tocou para o meio e Bruno Fernandes recebeu, ajeitou e bateu. A bola tocou na trave e saiu. Um lance de muito perigo.

No fim, o empate foi muito melhor para o Galatasaray, que manteve a segunda posição na tabela, com cinco pontos, enquanto o Manchester United seguiu em último com quatro pontos. A situação ficou complicada: o United precisa vencer o Bayern de Munique em casa no próximo jogo e ainda precisa torcer para que Copenhague e Galatasaray empatem. Uma combinação de resultados que não é fácil em nenhum dos dois jogos.

Para o Galatasaray, a situação ficou muito mais simples: se vencer o Copenhague, na Dinamarca, estará classificado, independente do resultado do United. Se empatar, precisa torcer para o Manchester United não vencer o Bayern de Munique. Os jogos da última rodada acontecem no dia 12 de dezembro.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo