Kane, sempre ele, crava dois para confirmar o Bayern, sempre eles, nas oitavas da Champions
O atacante inglês fez gol após muita dificuldade do Bayern em marcar e depois repetiu a dose
O Bayern de Munique manteve os 100% de aproveitamento no grupo A da Champions League ao superar o Galatasaray por 2 x 1 nesta quarta-feira (8) com dois gols de Harry Kane, que já soma 19 na temporada. Cédric Bakambu descontou nos acréscimos do segundo tempo, merecido gol pelo ótimo jogo dos turcos, mas foi confirmada a quarta vitória em quatro rodadas dos alemães por conta do atacante inglês.
Líder com 12 pontos, o Bayern vê os três rivais lutarem pela segunda colocação da chave. Copenhague e Galatasaray somam quatro de pontuação, um a mais que o lanterna Manchester United.
Absolutos, os Bávaros não perdem na fase de grupos da Champions desde 2016/17, quando foram superados por 3 x 2 para o russo FK Rostov.
Bayern domina, martela e peca na efetividade
Enfim, Thomas Tuchel conseguiu colocar seu time considerado ideal nesta Champions League. Recuperado de uma grave lesão, o capitão Manuel Neuer jogou uma partida da principal competição europeia após mais de um ano. O goleiro ajudava sua equipe a sair jogando limpo pelo chão, contando com os zagueiros Min-jae Kim e Dayot Upamecano e o primeiro volante Joshua Kimmich. Os laterais Alphonso Davies e Noussair Mazraoui só ficavam nos corredores no momento de construção, mas com a defesa postada eles atuavam mais por dentro ou logo atrás dos pontas, Leroy Sané e Kingsley Coman, que davam a amplitude nos lados do campo. Por dentro estavam os meias Leon Goretzka e Jamal Musiala, além do centroavante Harry Kane.
Pelo lado do Galatasaray, a estratégia era clara: linhas altas e pressão incessante. Para isso, os turcos pressionavam o Bayern com os quatro homens de frente: Wilfried Zaha, Kerem Aktürkoğlu, Hakim Ziyech e Mauro Icardi, além dos volantes Lucas Torreira e Kaan Ayhan. A intensidade realmente incomodava os alemães, mas quando conseguiam sair, era um perigoso pela velocidade de seus jogadores dos lados de campo. Kane foi o primeiro a testar e acertar o alvo. De fora da área, o inglês bateu colocado e Fernando Muslera não quis saber de encaixar, afastando para escanteio.
Com 13 minutos, os Bávaros também mostraram que sabem pressionar. Kane roubou no campo de ataque e deixou Sané de frente para Muslera. Porém, o atacante tentou driblar o goleiro, se enrolou e desperdiçou a maior chance até ali no jogo. O camisa 10 do Bayern teve nova oportunidade aos 22. Outra transição perfeita do Bayern da defesa ao ataque chegou no ponta esquerda, que bateu colocado e a bola passou perto do gol.
A equipe alemão vinha cada vez melhor. Fugia cada vez melhor da intensidade turca e conseguia também criar ataques quando a defesa adversária estava postada. Em uma dessas oportunidades, após paciência para encontrar o espaço, Coman recebeu lançamento de Kimmich e tocou para Musiala, já dentro da área, bater cruzado e trazer novo perigo a meta de Muslera. O goleiro uruguaio sofria um bombardeio. Uma saída pelo alto pegou os zagueiros do Galatasaray de calças na mão e Sané ficou de cara com o arqueiro adversário, tentando uma cavadinha, mal efetuada.
Os passes para os meias Musiala e Goretzka nas entrelinhas (costas dos volantes do time turco) quase sempre passavam, dando possibilidade de trazer velocidade ao jogo e acumular chances. A equipe de Tuchel se aproveitava muito bem da linha alta dos adversários, que se defenderam mal em 45 minutos, adotando uma postura para frente. Mas a efetividade alemã, tão exaltada, não foi o forte do Bayern por quase toda primeira etapa.
Com quase 40, Musiala deu uma corrida para receber passe e sentiu a coxa. O ídolo e experiente Thomas Muller entrou na partida.
Nas cordas, o Galatasaray conseguiu enfim sair o sufoco que estava e encontrou espaços para contra-atacar. Em um deles, quase no fim, Icardi finalizou dividindo com a zaga para exigir de Neuer boa defesa. No rebote, Zaha tentou um voleio e furou. A bola permaneceu no campo de ataque, Ziyech recebeu na área, mas perdeu o controle com um péssimo domínio.
Kane decide difícil vitória alemã
Sem mudanças nas equipes, o roteiro da partida segui com aquele Bayern incessante, e os Leões, como são conhecidos os turcos, sofrendo e nem conseguindo pressionar como antes por conta do cansaço. Com menos de 10 minutos, Kane, que praticamente não teve nenhuma chance clara no primeiro tempo, recebeu cruzamento na segunda trave e se jogou para conseguir alcançar. O inglês chegou e, sem goleiro, a bola explodiu na trave.
Para trazer um novo gás ao contra-ataque, Okan Buruk trocou Ziyech e colocou Baris Yilmaz. A equipe turca estava melhorando na partida já antes da mudança. Mais com a bola, conseguia rodar e buscar os espaços. Assim finalizou pela primeira vez na etapa final com cabeceio, sem direção após escanteio. Na sequência, dessa vez por pressão, Angeliño lançou Icardi, que tocou para trás de cabeça, a bola passou por Yilmaz e Torreira apareceu no meio da área para cravar. Entretanto, o impedimento foi assinalado e o VAR confirmou a decisão de campo.
O Bayern entendeu o recado e logo após isso retomou o controle completo da partida. Mas seguia com o mesmo problema do primeiro tempo: a falta de pontaria ou precisão no passe. A bola passava rente ao gramado na pequena área e ninguém concluía ou uma finalização passava rente a trave de Muslera.
Enquanto Tuchel só havia mexido uma vez, ainda devido a lesão, Buruk fez mais duas mudanças: Icardi e Ayhan saíram para as entradas do atacante brasileiro Tetê e do volante português Sérgio Oliveira.
Finalmente, aos 26, os Bávaros trocaram e foram substituições ofensivas. O zagueiro Upamecano saiu e o volante Konrad Laimer entrou, enquanto o jovem Mathys Tel, de 18 anos, substituiu Sané.
Se pelo chão, a efetividade era nula, a bola parada foi o caminho para o Bayern, enfim, abrir o placar. Falta cobrada por Kimmich na área e Harry Kane, sempre ele, desviou de cabeça para as redes. No campo, foi marcado impedimento, mas a análise do VAR confirmou o gol.
NA ENDLICH! HARRY KANE! EINS ZU NULL FÜR UNS! 💪💪💪
⚫🟣 #FCBvGS | 1-0 | 84' ✨ pic.twitter.com/u8OYODSSc9
— FC Bayern München (@FCBayern) November 8, 2023
Com mais confiança e maiores espaços, o Bayern tinha tudo para ampliar. Vacilo da defesa do Gala, Muller recebeu no meio, deu para Tel, que cruzou de primeira para Kane cravar no meio da área.
Já invadindo os acréscimos, Muller recebeu na marca do pênalti, dominou e deu uma cavadinha em Muslera, mas a bola foi para fora.
O jogo, agitado no fim, ainda teve tempo de muita emoção. Sérgio Oliveira viu Cédric Bakambu infiltrando na defesa do Bayern e lançou. De frente para o Neuer, o atacante congolês fez o de honra para o Gala. O time turco abafou no final do jogo e teve duas chances em bolas alçadas na área, de pouca efetividade e sem sustos para os alemães.