Grupo quase fechado e negócios de ocasião: veja o que a diretoria do São Paulo pensa sobre reforços
São Paulo mantém olhar atento para três posições pontuais e só irá contratar em casos específicos
Logo em sua primeira fala oficial como técnico do São Paulo, Thiago Carpini encheu o elenco de elogios e citou apenas duas posições como necessidades “pontuais”. O treinador pediu um lateral-esquerdo e um centroavante para complementar seu plantel como reforços para a sequência da temporada. A diretoria são-paulina pensa parecido.
Conforme apurado pela Trivela, a diretoria mantém o olhar para estas duas posições no mercado e também para a busca por um zagueiro canhoto para atuar no lado esquerdo da zaga. Mas estas contratações só irão acontecer caso surja um negócio de ocasião até o fechamento da janela. Não há pressa, nem urgência para fazer investidas neste momento.
A avaliação é de que o elenco atual é suficiente para dar conta das cinco competições que o clube terá nesta temporada. Em sintonia com Carpini, os dirigentes entendem que o clube está bem servido com quatro zagueiros e que Patryck hoje é uma boa alternativa a Welington na lateral esquerda. Há a necessidade de buscar um novo centroavante, mas trata-se de uma tarefa árdua. O mercado para a posição está inflacionado e há poucas opções dentro do que o clube precisa – um jogador que não seja tão caro e sirva de alternativa para Calleri.
– Eu sei todo o elenco, desde a base, aos jogadores que jogaram, e aos que não jogaram. A planta do elenco me foi passada. É um elenco muito bom. Acredito que algumas peças pontuais podem surgir. Alguns pontos que possam ser necessidade. Um lateral, um atacante. Se isso acontecer, ótimo. Se não, estou muito otimista com o que vai acontecer no ano – disse o treinador pouco mais de uma semana atrás.
?️ Fala, Thiago Carpini:
"Detalhes de início de temporada. Mais do que dizer o que faltou para a vitória, eu prefiro valorizar o ponto conquistado. É mais um ponto, mais um jogo de invencibilidade. Você conseguir controlar esse volume físico de início de temporada sempre… pic.twitter.com/jANGwSIynQ
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 24, 2024
Por que o São Paulo quer um zagueiro e um lateral
A busca por essas duas posições tem status de prioridade (mas não muito) por se tratarem de reposições a saídas do elenco. O clube perdeu os seus antigos titulares do lado esquerdo da defesa. Na lateral, Caio Paulista saiu para o Palmeiras em uma negociação repleta de polêmicas. Atualmente, Welington e o garoto Patryck são as opções do setor. O primeiro largou em vantagem para ser o dono da posição que, inclusive, já foi dele. Iniciou os dois jogos até agora.
Na zaga, a busca é por um zagueiro canhoto que possa atuar no lado esquerdo. Justamente a posição de Lucas Beraldo. O defensor foi vendido ao PSG naquela que é a maior negociação de um atleta da função na história do futebol brasileiro. Mas o São Paulo não tem tanta urgência por uma reposição, por entender que está bem servido no setor.
São Paulo só ouviu negativas em busca por 9
O São Paulo busca um centroavante para fazer sombra a Calleri desde o final do ano passado. O problema é que o Tricolor esbarra em uma série de fatores em seus esforços no mercado para encontrar esse jogador. Até agora, todas as investidas do clube por um novo camisa 9 foram infrutíferas. As dificuldades têm a ver com a escassez de opções disponíveis e também com a condição financeira. As tratativas travam seja na questão financeira, ou no modelo de negócio.
Pedro Raul foi a maior prova disso. O atacante ex-Vasco e hoje no Toluca, do México, era o plano A da diretoria para a posição. O São Paulo fez uma investida pelo atleta, mas emperrou justamente na modalidade de transferência. O Tricolor propôs um negócio por empréstimo, mas os mexicanos querem apenas uma negociação em definitivo. A diretoria também já fez sondagens recentes por Mastriani, do América-MG, e Lautaro Díaz, do Independiente del Valle. As negociações pelos dois gringos não avançaram. O clube ainda sondou a situação de Leandro Damião. Mas o interesse não avançou para uma negociação, de fato.
A posição virou carência no elenco muito por conta do que o antigo treinador, Dorival Júnior, observou ainda em 2023. Na ausência de seu artilheiro, que passou por uma cirurgia no tornozelo direito, o técnico fez testes e mais testes em busca de um jogador que possa servir de alternativa ao argentino. Este vestibular deu um indicativo que virou verdade absoluta: o Tricolor precisará buscar no mercado um jogador para ser alternativa ao centroavante em uma temporada em que o clube volta a disputar a Libertadores.
Os reforços contratados pelo São Paulo
O São Paulo já anunciou quatro reforços para esta temporada. O último deles foi o atacante Ferreira, ex-Grêmio. Antes, ainda no ano passado, o clube oficializou a chegada do volante Damián Bobadilla. O paraguaio do Cerro Porteño assinou contrato com o clube por quatro temporadas. Também em 2023, o Tricolor havia confirmado as contratações do volante Luiz Gustavo e de Erick. O atacante que estava no Ceará já havia assinado um pré-contrato para atuar no Morumbi na metade do ano. O vínculo vai até o fim de 2027. Até agora, o único que ainda não estreou foi Bobadilla.
Próximos jogos do São Paulo
- 3ª rodada – São Paulo x Portuguesa – sábado (27), às 18h (horário de Brasília) – MorumBIS
- 4ª rodada – Corinthians x São Paulo – terça-feira (30), às 19h30 (horário de Brasília) – Neo Química Arena
- Supercopa do Brasil – Palmeiras x São Paulo – domingo (4), às 16h (horário de Brasília) – Mineirão