Brasil

Destaque do Del Valle, Lautaro Díaz quer jogar no Brasil e tem três clubes interessados

Grêmio abre conversas com Lautaro Díaz, que também já recebeu consultas de São Paulo e Corinthians

Destaque do Independiente del Valle campeão da Copa Sul-Americana em 2022, Lautaro Díaz marcou tantos gols em equipes brasileiras nos últimos anos, que passou a despertar o interesse de clubes no país. Grêmio, São Paulo e Corinthians fizeram contato com o estafe do atacante argentino de 25 anos recentemente e o têm em seu radar para 2024.

Conforme apurado pela Trivela, o Grêmio é o clube que mais avançou para tentar a contratação e inclusive intensificou conversas com os representantes do jogador. Corinthians e São Paulo realizaram apenas consultas até o momento. O Tricolor, aliás, considera os valores que envolvem a negociação muito altos, especialmente por se tratar de um atleta que chegará para ser alternativa a Calleri.

Após duas temporadas de destaque no del Valle, Díaz tem o desejo de atuar no Brasil em 2024, e inclusive já fez movimentações para transformar o sonho em realidade. Recentemente, ele assinou contrato com a OTB Sports para agenciá-lo no país e prospectar clubes interessados em sua contratação.

Díaz é carrasco de brasileiros

Se Díaz jogará no Brasil, ainda é difícil de dizer. Agora, que ele está acostumado a castigar equipes brasileiras, isso, sim, é uma verdade absoluta. Inclusive, dois dos interessados na contratação do argentino já sofreram com os seus gols.

A começar pelo São Paulo. Dìaz foi o diferencial do Independiente del Valle campeão da Sul-Americana em 2022. Ele chegou na metade da temporada pra mudar os rumos do clube na competição, ao despejar cinco gols em seis partidas. Três deles foram na semifinal contra o Melgar: um na vitória por 3 a 0 no jogo de ida, e outros dois, em mais uma vitória por 3 a 0 no duelo da volta.

Díaz recebeu o prêmio de melhor jogador da final da Sul-Americana de 2022 após castigar o São Paulo (IconSport)

Mas foi na final que ele se eternizou, de fato, na história de um clube emergente, mas que já finca raízes e causa impacto no futebol equatoriano e sul-americano. Díaz deu uma assistência e marcou um gol na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo na decisão em Córdoba. O Independiente del Valle foi campeão da Sul-Americana, e o argentino, eleito o melhor jogador da final.

Em 2023, foi a vez do Corinthians sofrer com os gols (assim mesmo, no plural) do atacante. Díaz marcou os dois gols a vitória por 2 a 1 sobre o Alvinegro em Itaquera pela Copa Libertadores. Foi contra o del Valle, aliás, mas na partida no Equador, que a equipe acabou eliminada na fase de grupos, com nova derrota por 3 a 0.

Lautaro Grealish, ou Jack Díaz?

Pelo Independiente del Valle, Díaz também começou a chamar atenção também por seu visual. O argentino decidiu deixar o cabelo crescer ao longo do ano passado. Quando chegou ao Equador, ele decidiu usar uma faixa para impedir que os fios mais longos o atrapalhassem em campo. Foi o suficiente para começarem as comparações da aparência com a de Jack Grealish, meia do Manchester City.

— Desde que cheguei aqui, no meu primeiro dia, começaram a me dizer que eu parecia o Grealish. Minha aparência não tentava parecer com ele. Sempre tive o cabelo mais curto, mas nesse ano deixei maior para mudar um pouco. Mas quando treinava, me incomodava e eu botei uma faixa e ficou. Assim, todos começaram a me comparar com ele. Meus amigos e companheiros me mandam fotos dele e dizem “olha o Jack Diáz”, eu olho e me divirto — falou Lautaro em 2022, antes da final da Sul-Americana.

Antes de chegar ao Independiente del Valle, Díaz construiu a carreira por clubes menores do futebol argentino. O atacante iniciou a carreira no Estudiantes de Caseros, time que disputa a Primera Nacional B – equivalente à segunda divisão do futebol argentino. Antes se transferir ao Equador, ele defendeu também o Villa Dálmine. Mas a relação com o futebol vem desde antes. Vem de berço. Ele é filho de Ropero Díaz, atacante que vestiu a camisa do Racing nas décadas de 70 e 80.

Pelo Del Valle, Lautaro atuou em um total de 51 partidas, com 13 gols e quatro assistências entre 2022 e 2023. Na temporada atual, o argentino balançou as redes oito vezes e deu ainda um passe para gol.

Confira as notícias do mercado da bola

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo