Brasileirão Série A

Vestibular de Dorival mostra qual deve ser a prioridade de reforços do São Paulo para 2024

Dortival tem feito mudanças para observar jogadores do São Paulo na reta final do Brasileirão e diagnosticar carências no elenco

Desde que chegou ao São Paulo, Dorival Júnior adotou como regra fazer mudanças na escalação titular a cada partida. Era uma estratégia para ter sempre o time mais intenso possível para suportar um calendário com três competições. O tempo passou, o Tricolor foi campeão da Copa do Brasil, e agora tem apenas o Brasileirão – sem muito interesse – em disputa. E mesmo assim, o rodízio de peças segue pelas mãos do treinador, mas como outro motivo.

Dorival quer aproveitar a reta final da temporada para rodar seu elenco e observar opções que podem ser importantes na equipe para 2024. Por isso, ele tem feito trocas a cada jogo, em uma espécie de vestibular que já mostrou uma grande carência para a próxima temporada: a referência do ataque. Buscar um centroavante reserva para Calleri deve ser uma das prioridades do São Paulo para reforçar o elenco no ano que vem.

O argentino passou por uma artroscopia no tornozelo direito no início do mês e só voltará a ficar à disposição em 2024. Desde então, Dorival tem feito variações de esquema e testado algumas opções pouco utilizadas ao longo do ano, especialmente nos três últimos jogos. Até agora, nenhuma das variações aprovou, o que mostra também a dependência que o São Paulo tem de seu camisa 9. E como não há substitutos para ele no grupo.

Na primeira partida sem Calleri (que estava suspenso), Lucas Moura atuou mais adiantado no empate com o Vasco. Depois, foi a vez de Luciano, velho conhecido, atuar na referência na derrota para o Goiás. David foi titular nos 3 a 0 sobre o Grêmio e na goleada vexatória sofrida para o Palmeiras. No último domingo (29), Erison foi quem comandou o ataque no empate em 1 a 1 com o Athletico.

– Trabalho com uma equipe, não com apenas 11 jogadores. Eles têm consciência disso, estão todos preparados. A cada partida, se observar a escalação da minha primeira partida até agora, foram raros os momentos que repetimos a equipe. Desde nossa chegada em abril, trabalho com todos os jogadores, quero que todos estejam preparados para, a qualquer momento, entrarem em campo e desenvolverem seu melhor – disse Dorival, sobre tantas mudanças.

Opções no ataque não funcionam, e clube prepara saídas

As opções por Lucas e Luciano nos dois primeiros jogos sem Calleri foram apenas variações táticas. Agora, as três últimas partidas mostram que os substitutos ao centroavante ainda ficam bem abaixo – ainda que a equipe, em si, não tenha tido lá grandes atuações, salvo o jogo contra o Grêmio. Dorival até justificou os desempenhos de David e Erison ao citar as lesões recentes que ambos tiveram.

– Às vezes, se imagina que o jogador, já estando em campo, vai produzir da mesma forma que produzia em momentos anteriores. Nem sempre é assim. O jogador precisa de um tempo muito grande. Essas lesões comprometem muito o rendimento de cada um. Erison foi assim, David, Galoppo, que vem em um processo de recuperação, se aproximando de uma recuperação no final do ano. O São Paulo teve muitas baixas nesse ano, estamos recuperando aos poucos, temos um número menor de jogadores no Departamento Médico, mas temos que ter uma sensibilidade muito grande para colocá-los em campo – pondera Dorival.

David deve deixar o São Paulo ao final desta temporada (IconSport)

Mas o fato é que os dois jogadores, que chegaram por empréstimo no início do ano, não aprovaram e devem deixar o clube ao final da temporada. Erison ainda deve ganhar mais minutos em campo. O centroavante sofreu com lesões e pouco conseguiu mostrar com a camisa do São Paulo. David, por sua vez, deixará o clube em dezembro.

Conforme apurado pela Trivela, o Tricolor até tentou a permanência do atacante, que pertence ao Inter. Primeiro, fez uma investida para ampliar o empréstimo. Depois, apresentou uma proposta de 1,5 milhão de euros ao Inter para garantir a permanência do atacante. O valor seria pago em parcelas. O Colorado recusou as duas ofertas. A opção de compra prevista no contrato é de 4 milhões de euros. Erison, por sua vez, está emprestado pelo Botafogo até o final do ano. Ainda não há definição sobre seu futuro.

Os próximos jogos do São Paulo

  • São Paulo x Cruzeiro – 31ª rodada do Brasileirão – quinta-feira (2), às 20h (horário de Brasília)
  • Fluminense x São Paulo – 32ª rodada do Brasileirão – data e horário a definir
  • São Paulo x Bragantino – 33ª rodada do Brasileirão – quarta-feira (8), às 20h (horário de Brasília)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo