Brasileirão Série A

‘James da Colômbia’ aparece e São Paulo vence um Grêmio inofensivo e confuso no Morumbi

James Rodríguez brilha com duas assistências e São Paulo bate Grêmio sem muitos problemas no Morumbi

São Paulo x Grêmio abriram a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro na noite deste sábado (21), no Morumbi. Mais de 47 mil torcedores presentes no estádio testemunharam a vitória incontestável do Tricolor paulista por 3 a 0. De cabeça, Michel Araújo marcou no primeiro tempo, enquanto Pablo Maia e Luciano deram números finais à partida já na etapa complementar.

Com a vitória, o São Paulo chegou aos 38 pontos e subiu para 10ª colocação no Brasileirão. Campeão da Copa do Brasil, o clube do Morumbi tem como objetivo a permanência na Série A, e deu passo importante neste sábado (21) visando tal meta. O Grêmio, por sua vez, voltou a decepcionar seu torcedor, que viu uma equipe acuada e confusa dentro de campo. Em quarto lugar, o Imortal estacionou nos 44 pontos e pode ser ultrapassado na rodada.

Com assistência perfeita de James Rodríguez, Michel Araújo abre o placar para o São Paulo

Com 30 segundos de jogo, o São Paulo já criava sua primeira chance. David recebeu passe de Rafinha no lado esquerdo, se livrou da marcação e arriscou finalização, obrigando Gabriel Grando a fazer boa defesa. A blitz dos donos da casa acuou o Grêmio no campo de defesa. O Imortal sentiu a pressão inicial, mas colocou a cabeça no lugar e conseguiu chegar com perigo. De falta, Luis Suárez contou com um desvio na barreira são-paulina e por pouco não enganou Rafael, que teve de mudar a rota para efetuar a intervenção.

Aos 20′, o São Paulo abriu o placar. Em cobrança de escanteio perfeita de James Rodríguez, o colombiano colocou na cabeça de Michel Araújo que, livre de marcação, testou consciente e estufou as redes de Grando. Três minutos depois, quase o segundo gol do Tricolor paulista. Welington recebeu de James na esquerda e lançou David no contra-ataque. O camisa 22 ficou cara a cara com o arqueiro gremista, tentou o toque por cima, mas mandou para fora.

Irritado com o desempenho do Grêmio em campo, o técnico Renato Gaúcho resolveu mexer na equipe com 27′ do primeiro tempo. O atacante Nathan Fernandes entrou no lugar do meio-campista Cristaldo. Não deu muito certo. O Tricolor gaúcho seguiu desconexo em campo e praticamente nulo ofensivamente até o término da etapa inicial.

James emenda nova assistência, e Pablo Maia e Luciano matam o jogo

Na volta do intervalo, o Grêmio mudou de postura e partiu para cima em busca do empate. Bem postado na defesa, o São Paulo soube neutralizar as investidas dos gaúchos. Aos 14′, Suárez tabelou com Nathan Fernandes e tentou deixar o companheiro na cara do gol, mas Beraldo se jogou e impediu o desfecho da jogada.

Em contra-ataque letal, o São Paulo ampliou. James Rodríguez recebeu de Alisson e acelerou a jogada acionando Pablo Maia com um passe açucarado. O volante cortou Bruno Uvini e, com a frieza de um atacante, finalizou tirando de Grando: 2 a 0. A partir daí, o Grêmio entregou as pontas de vez. No apagar das luzes, Wesley errou ao recuar para Grando, Luciano, que não tinha nada a ver com isso, driblou o arqueiro gremista e completou o recital do Tricolor do Morumbi.

Estatísticas de São Paulo 3 x 0 Grêmio – Campeonato Brasileiro 2023

  • Posse de bola: 58% x 42%
  • Chutes: 20 x 3
  • Chutes no gol: 8 x 2
  • Gols: Michel Araújo 21′, Pablo Maia 68′ e Luciano 97′
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo