Brasileirão Série A

Vasco e São Paulo ficam em empate ruim para os dois, mas principalmente para os cariocas

Apesar de dormir fora da zona do rebaixamento, Vasco fica no prejuízo com empate em 0 a 0 com o São Paulo, em São Januário, pelo Brasileiro

Vasco e São Paulo fizeram um jogo movimentado, mas de poucas chances em São Januário, neste sábado (7), e ficaram no 0 a 0, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi ruim para os dois, mas principalmente para o Cruz-Maltino, que jogava em casa e ainda luta para escapar do rebaixamento. Ao menos, para o time carioca, o ponto conquistado, com direito a Léo Jardim defendendo pênalti, deixa o time dormindo fora do Z-4 nesta noite.

Como foi o empate entre Vasco e São Paulo

Apesar de jogar em São Januário e da pressão da torcida da casa, o São Paulo tomou conta das ações do jogo desde os minutos iniciais. Com Lucas Moura e James Rodríguez comandando o time, o Tricolor foi melhor que o Vasco no primeiro tempo, mas demorou para criar chances claras de gols. Cercando a área adversária, o time visitante teve dificuldades para infiltrar e finalizar na direção do gol.

Com Paulo Henrique e Marlon Gomes jogando juntos pelo lado direito pela primeira vez neste Brasileiro, por muitas vezes o time do Vasco aparentou estar desequilibrado e desorganizado. Lucas Piton e Gabriel Pec, pela esquerda, concentravam o jogo ofensivo. Com Paulinho bem marcado e Praxedes apagado, o time da casa sofreu com a falta de criatividade no primeiro tempo.

Mesmo com o domínio do São Paulo e com o clima de decisão por parte do Vasco, o jogo só ficou mais animado na reta final do primeiro tempo. E foi quando os goleiros da partida começaram a brilhar. Primeiro, aos 37′, Wellington Rato cobrou falta com perigo e Léo Jardim desviou com a ponta dos dedos para escanteio. Então, aos 42′, o árbitro marcou pênalti após James tentar um passe e a bola desviar na mão de Léo. Na cobrança, novamente Léo Jardim levou a melhor contra Rato. No rebote, James perdeu um gol incrível ao finalizar para fora. No fim, aos 49′, ainda deu tempo para Jardim voltar a brilhar em finalização de Lucas Moura de fora da área.

Vasco volta melhor e perde chance incrível

Mesmo sem substituições, o Vasco voltou para o segundo tempo com outra postura. Saindo mais para o jogo e ficando mais com bola, o time foi mais agressivo. E não demorou para ter a sua melhor chance de gol na partida. Logo aos 6′, em rápida troca de passes, Gabriel Pec avançou pela direita, invadiu a área e finalizou cruzado. A bola bateu na trave e, no rebota, Praxedes ficou de frente para o gol, mas mandou para fora, perdendo uma chance incrível.

Com o Vasco tentando sair mais para o jogo, a partida ficou mais equilibrada. O São Paulo também passou a disputar a posse de bola, mas novamente não conseguiu finalizar com perigo. Já o Cruz-Maltino ainda assustou com Gabriel Pec, aos 22′, mas Rafael fez boa defesa.

Payet ainda fica devendo no Vasco

Ainda sem conseguir brilhar como esperado, Payet chamou a atenção negativamente. O francês entrou durante o segundo tempo, no lugar de Marlon Gomes. Em um dos seus primeiros toques na bola, cabeceou fraco no meio do gol. E, aos 32′, o meia teve a bola que poderia definir o jogo. Ele recebeu pelo lado esquerdo e avançou para a área, ficando frente a frente com Rafael. Mas o meia optou por tentar driblar o goleiro e se atrapalhou com a bola. A defesa do São Paulo se reorganizou e o francês acabou recuando. No fim, Michael Araújo ainda teve uma boa finalização pelo São Paulo, mas a bola passou pelo lado esquerdo do gol e Léo Jardim, deixando o placar em 0 a 0.

Situação na tabela e próximos jogos de Vasco e São Paulo

Apesar do empate amargo em casa, o ponto conquistado deixou o Vasco fora da zona de rebaixamento. Ao menos, momentaneamente. Isto porque o Cruz-Maltino foi aos 27 pontos e subiu para a 16ª colocação, ultrapassando Santos e Goiás, que têm a mesma pontuação, pelos critérios de desempate. Mas o Peixe, que ainda joga na rodada, pode voltar a passar o Vasco. No próximo dia 18, o Cruz-Maltino recebe o Fortaleza, novamente em São Januário.

O empate, é claro, também não deixou o São Paulo satisfeito. O Tricolor segue no meio da tabela, na 10ª colocação, com 35 pontos. No mesmo dia 18, o time de Dorival Júnior visita o Goiás, na Serrinha.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor do Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo