São Paulo ouve ‘nãos’ e esbarra em dificuldades em busca por centroavante para fazer sombra a Calleri
São Paulo dá prioridade à contratação de mais um camisa 9 para o elenco de Dorival Júnior em 2024
O São Paulo caminha a passos largos para fechar a contratação de Ferreira, do Grêmio, para 2024. As conversas com o clube gaúcho avançam rumo a um desfecho positivo – que ainda não está sacramentado, verdade seja dita. Mas hoje é uma outra posição do ataque que demanda esforços e atenção redobrada da diretoria são-paulina. O Tricolor esbarra em uma série de fatores para resolver aquela que despontou como uma das prioridades desde o fim do Brasileirão: a busca por um centroavante para fazer sombra a Calleri.
Até agora, todas as investidas do clube por um novo camisa 9 foram infrutíferas. As dificuldades têm a ver com a escassez de opções disponíveis no mercado e também com a condição financeira. As tratativas travam seja na questão financeira, ou no modelo de negócio. E Pedro Raul é a maior prova disso.
O atacante ex-Vasco e hoje no Toluca, do México, era o plano A da diretoria para a posição. O São Paulo fez uma investida pelo atleta, mas emperrou justamente na modalidade de transferência. O Tricolor propôs um negócio por empréstimo, mas os mexicanos querem apenas uma negociação em definitivo, até pelos valores dispendidos na contratação do atleta. A equipe mexicana pagou US$ 5 milhões de dólares (cerca de R$ 25 milhões) ao Cruz-Maltino, em julho.
O clube também sondou recentemente a situação de Leandro Damião. O experiente centroavante com passagens por Internacional, Santos, Cruzeiro e Flamengo acaba de ficar livre no mercado. O vínculo dele com o Kawasaki Frontale encerra neste 31 de dezembro. Conforme apurado pela Trivela, o atacante de 34 anos tem o desejo de voltar ao Brasil e vê com bons olhos a possibilidade de defender o Tricolor. Até agora, porém, o interesse não avançou para uma negociação, de fato.
Busca por centroavante é prioridade no São Paulo
O São Paulo trata a busca por um centroavante para fazer sombra a Calleri como prioridade para 2024 muito pelo que Dorival Júnior observou durante a temporada de 2023. Na ausência de seu artilheiro, que passou por uma cirurgia no tornozelo direito, o treinador fez testes e mais testes em busca de um jogador que possa servir de alternativa ao argentino. Este vestibular deu um indicativo que virou verdade absoluta: o Tricolor precisará buscar no mercado um jogador para ser alternativa ao centroavante em uma temporada em que o clube volta a disputar a Libertadores.
Na reta final da temporada, Dorival usou David, Erison, Luciano, Juan e até Lucas Moura na função de centroavante. Os dois primeiros deixarão o clube, enquanto os outros três atuam preferencialmente em outras posições do ataque. Por isso, a urgência do Tricolor de buscar uma reposição para Calleri.
Pedro Raul era o plano A do clube no mercado. Mas a diretoria também já fez sondagens recentes por Mastriani, do América-MG, e Lautaro Díaz, do Independiente del Valle. As negociações pelos dois gringos não avançaram. E, assim, o Tricolor segue em sua busca infrutífera por mais um centroavante para o elenco de Dorival Júnior.
🇧🇷 Leandro Damião (34 anos) pelo 🇯🇵 Kawasaki Frontale:
👕 178 jogos
⚽ 71 gols
🥾 25 assistências
🏆 7 títulos pic.twitter.com/ep6wNUXv8H— Flashscore.com.br (@FlashscoreBR) December 15, 2023
São Paulo já anunciou três reforços
Até o momento, o São Paulo já anunciou três reforços para a próxima temporada. O último deles foi o volante Damián Bobadilla. O paraguaio do Cerro Porteño assinou contrato com o clube por quatro temporadas. Antes disso, o Tricolor havia oficializado as contratações do volante Luiz Gustavo e de Erick. O atacante que estava no Ceará já havia assinado um pré-contrato para atuar no Morumbi na metade do ano. O vínculo vai até o fim de 2027.
Mas o grande anúncio do clube até agora para a próxima temporada é de uma permanência. O São Paulo oficializou a renovação de contrato com Lucas Moura por mais três anos como grande presente de fim de ano para a torcida.