Brasil

São Paulo avança em negociações com o Grêmio e tem trunfos para fechar contratação de Ferreira

São Paulo tem acordo com Ferreira e se aproxima de acerto com o Grêmio, mas negócio é compelxo

Não será antes da virada do ano, como pretendido. Mas o São Paulo está mais perto de definir a contratação de Ferreira. O clube paulista avança nas conversas com o Grêmio para acertar a compra do atacante de 25 anos. O jogador tem contrato apenas até o fim do ano, e o Tricolor gaúcho pretende negociá-lo nesta janela para não deixá-lo sair de graça.

A Trivela já havia noticiado o acerto entre São Paulo e jogador no último dia 14. Desde então, as negociações entre São Paulo e Grêmio evoluíram. A diretoria são-paulina considera as conversas com os dirigentes gremistas de “altíssimo nível” e entende que a demora nas tratativas é natural, até porque Ferreira desperta o interesse de outras equipes. Mas a informação é de que o atacante tem o desejo e dá prioridade ao Tricolor paulista.

Inicialmente, o São Paulo ofereceu o pagamento de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,3 milhões) em parcelas. O Grêmio pediu 1,5 milhão de euros (R$ 8 milhões) pelos 35% dos direitos que detém do atleta. O Tricolor paulista, por sua vez, sinalizou que aceita a pedida gremista.

– A negociação do Ferreirinha é mais complexa por envolver muita gente, muitos interesses. É mais difícil todas essas partes do que chegarmos nos valores que estão falando, entende? As conversas com o Grêmio estão sendo em altíssimo nível, com o atleta também que nos disse ter o desejo de jogar no São Paulo. Estamos negociando e às vezes demora – disse o diretor de futebol Carlos Belmonte, em entrevista ao Blog do São Paulo.

Por que o Grêmio pretende negociar Ferreira

O atacante tem vínculo com o Tricolor Gaúcho apenas até o final de 2024 e não tem interesse na renovação. Ele poderia assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe a partir de julho e, assim, sair de graça. Por isso, a diretoria gremista pretende negociar o atacante, que tem salário elevado, nesta janela de transferências.

Embora tenha terminado a temporada em alta, com ótima entrada na virada por 4 a 3 sobre o Botafogo e três gols nos últimos 10 jogos do Campeonato Brasileiro, Ferreira está desgastado com a torcida do Grêmio. Principalmente por polêmicas passadas que envolveram seu empresário, Pablo Bueno. Em 2020, imbróglio para renovação de contrato levou o atacante a ser afastado do grupo e a colocar o clube na justiça.

Além da relação conturbada com o estafe e da falta de perspectiva de uma renovação contratual, também pesa contra a permanência de Ferreira no Grêmio o histórico de lesões, principalmente musculares. Neste ano, o atacante ficou de fora por três meses, de março a junho, devido a problema na coxa esquerda. Ao longo da carreira, sofreu com problemas como fascite plantar e hérnia inguinal.

De quebra, a chegada de Soteldo também facilita as negociações para a saída de Ferreira. O Grêmio tinha a contratação de um novo atleta da posição como condição para liberar o atacante para um novo clube. O Tricolor gaúcho tem direito a 35% dos valores de uma negociação do atleta.

São Paulo já anunciou três reforços

Até o momento, o São Paulo já anunciou três reforços para a próxima temporada. O último deles foi o volante Damián Bobadilla. O paraguaio do Cerro Porteño assinou contrato com o clube por quatro temporadas. Antes disso, o Tricolor havia oficializado as contratações do volante Luiz Gustavo e de Erick. O atacante que estava no Ceará já havia assinado um pré-contrato para atuar no Morumbi na metade do ano. O vínculo vai até o fim de 2027.

Mas o grande anúncio do clube até agora para a próxima temporada é de uma permanência. O São Paulo oficializou a renovação de contrato com Lucas Moura por mais três anos como grande presente de fim de ano para a torcida.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo