Brasil

Sem perspectiva de renovação, Ferreira deve ser negociado pelo Grêmio

Com contrato até o final de 2024, Ferreira deve ser negociado pelo Grêmio, que não quer perdê-lo de graça

Os dias de Ferreira no Grêmio parecem, cada vez mais, contados. Desgastado com a torcida, o atacante de 25 anos tem contrato somente até o final de 2024 com o Tricolor Gaúcho, e não há perspectiva de renovação. Com isso, a chance é grande de que ele seja negociado ao final desta temporada, para que não saia de graça.

Neste momento, as especulações colocam o São Paulo como principal interessado. De acordo com o repórter Gabriel Sá, do perfil Arquibancada Tricolor, a equipe paulista poderia até envolver o volante Luan em uma troca. Por ora, a direção gremista não se manifesta sobre o tema, ressaltando que o foco está na reta final do Campeonato Brasileiro.

Trajetória no Grêmio é marcada por lesões e polêmicas

A iminente saída de Ferreira seria o capítulo final de relação bastante conturbada com o Grêmio. Em especial pelo empresário do jogador, Pablo Bueno, que complicou negociações de renovação de contrato. Em 2020, o atacante precisou treinar separado do grupo e chegou a colocar o clube na justiça. Ferreira quase saiu do Grêmio em agosto de 2021, mas o Atlanta United, dos Estados Unidos, não depositou os 8 milhões de euros (R$ 49,2 milhões, à época) que prometeu pagar.

Outro aspecto problemático do atacante são as lesões. De fascite plantar à hérnia inguinal, passando por diversos problemas musculares, o camisa 10 sofreu para conseguir jogar com regularidade. Mesmo com alguns momentos de destaque, como na conquista do Campeonato Gaúcho de 2021, Ferreira não conseguiu se firmar como titular, e é visto como “jogador de segundo tempo”.

Ferreira oscila muito em 2023

É assim que ele tem sido utilizado pelo técnico Renato Portaluppi nesta reta final de Brasileirão. Normalmente, entra no intervalo das partidas. Algumas vezes muito mal, como aconteceu na derrota para o Athletico-PR, em que foi muito vaiado pela torcida na Arena do Grêmio; e algumas vezes muito bem, como na vitória sobre o Botafogo, em São Januário, em que foi determinante para a virada.

A irregularidade é uma marca de Ferreira. Assim como a habilidade, proporcional à dificuldade na tomada de decisão. O camisa 10 consegue se livrar com facilidade de marcadores, mas erra demais no acabamento das jogadas.

Ferreira pelo profissional do Grêmio (2019-2023)

  • 148 jogos
  • 26 gols
  • 23 assistências

Saída de Ferreira pode permitir ao Grêmio investir alto em atacante de lado

Com uma saída de Ferreira, o Grêmio teria alívio na folha salarial, o que possibilitaria investimento justamente para a função de atacante de lado, carente nesta temporada. No primeiro semestre, quando o camisa 10 estava lesionado, Renato se queixou diversas vezes por não contar com jogadores de velocidade. Sem chance de contar com Michael, seu sonho de consumo, o treinador precisou se adaptar.

Mas mesmo com a janela de transferências do meio do ano, o Grêmio não conseguiu sanar o problema definitivamente. Iturbe não mostrou a que veio. Lucas Besozzi deu resposta em alguns jogos, mas precisa amadurecer. Assim como Nathan Fernandes, promessa das categorias de base, de apenas 18 anos.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo