Sem perspectiva de renovação, Ferreira deve ser negociado pelo Grêmio
Com contrato até o final de 2024, Ferreira deve ser negociado pelo Grêmio, que não quer perdê-lo de graça
Os dias de Ferreira no Grêmio parecem, cada vez mais, contados. Desgastado com a torcida, o atacante de 25 anos tem contrato somente até o final de 2024 com o Tricolor Gaúcho, e não há perspectiva de renovação. Com isso, a chance é grande de que ele seja negociado ao final desta temporada, para que não saia de graça.
Neste momento, as especulações colocam o São Paulo como principal interessado. De acordo com o repórter Gabriel Sá, do perfil Arquibancada Tricolor, a equipe paulista poderia até envolver o volante Luan em uma troca. Por ora, a direção gremista não se manifesta sobre o tema, ressaltando que o foco está na reta final do Campeonato Brasileiro.
Trajetória no Grêmio é marcada por lesões e polêmicas
A iminente saída de Ferreira seria o capítulo final de relação bastante conturbada com o Grêmio. Em especial pelo empresário do jogador, Pablo Bueno, que complicou negociações de renovação de contrato. Em 2020, o atacante precisou treinar separado do grupo e chegou a colocar o clube na justiça. Ferreira quase saiu do Grêmio em agosto de 2021, mas o Atlanta United, dos Estados Unidos, não depositou os 8 milhões de euros (R$ 49,2 milhões, à época) que prometeu pagar.
Outro aspecto problemático do atacante são as lesões. De fascite plantar à hérnia inguinal, passando por diversos problemas musculares, o camisa 10 sofreu para conseguir jogar com regularidade. Mesmo com alguns momentos de destaque, como na conquista do Campeonato Gaúcho de 2021, Ferreira não conseguiu se firmar como titular, e é visto como “jogador de segundo tempo”.
Ferreira oscila muito em 2023
É assim que ele tem sido utilizado pelo técnico Renato Portaluppi nesta reta final de Brasileirão. Normalmente, entra no intervalo das partidas. Algumas vezes muito mal, como aconteceu na derrota para o Athletico-PR, em que foi muito vaiado pela torcida na Arena do Grêmio; e algumas vezes muito bem, como na vitória sobre o Botafogo, em São Januário, em que foi determinante para a virada.
A irregularidade é uma marca de Ferreira. Assim como a habilidade, proporcional à dificuldade na tomada de decisão. O camisa 10 consegue se livrar com facilidade de marcadores, mas erra demais no acabamento das jogadas.
Ferreira pelo profissional do Grêmio (2019-2023)
- 148 jogos
- 26 gols
- 23 assistências
Saída de Ferreira pode permitir ao Grêmio investir alto em atacante de lado
Com uma saída de Ferreira, o Grêmio teria alívio na folha salarial, o que possibilitaria investimento justamente para a função de atacante de lado, carente nesta temporada. No primeiro semestre, quando o camisa 10 estava lesionado, Renato se queixou diversas vezes por não contar com jogadores de velocidade. Sem chance de contar com Michael, seu sonho de consumo, o treinador precisou se adaptar.
Mas mesmo com a janela de transferências do meio do ano, o Grêmio não conseguiu sanar o problema definitivamente. Iturbe não mostrou a que veio. Lucas Besozzi deu resposta em alguns jogos, mas precisa amadurecer. Assim como Nathan Fernandes, promessa das categorias de base, de apenas 18 anos.