Com gol de ex-Internacional no apagar das luzes, Grêmio perde em casa para o Athletico-PR
Grêmio saiu na frente na Arena, mas levou a virada para o Athletico-PR com gol de ex-jogador do Internacional nos acréscimos do segundo tempo

A reta final de temporada do Grêmio é de decadência. Depois da derrota no clássico Gre-Nal, o Tricolor Gaúcho voltou a perder, desta vez em casa, por 2 a 1, para o Athletico-PR. Lucas Besozzi abriu o placar para os mandantes, mas Bruno Zapelli empatou e Kaique Rocha, ex-Internacional, virou para o Furacão nos acréscimos do segundo tempo.
Com a derrota, o Grêmio estaciona nos 44 pontos, na 3ª colocação, e pode sair do G-4 nesta rodada. Por outro lado, o Athletico-PR dá um salto na tabela, igualando a pontuação gremista, mas fica na 5ª posição por ter uma vitória a menos.
Renato surpreende na escalação
Renato surpreendeu na escalação do Grêmio. Fábio iniciou na lateral-direita, mesmo após João Pedro marcar gol no clássico Gre-Nal, e Iturbe e Lucas Besozzi foram os escolhidos para atuar nas pontas do 4-2-3-1. Devido aos vários desfalques no setor, Nathan atuou como volante ao lado de Pepê.
No lado do Athletico, Canobbio retornou menos de 24h após ter ficado no banco de reservas na vitória do Uruguai sobre o Brasil, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em Montevidéo. O lateral Lucas Esquivel foi utilizado como terceiro zagueiro pelo lado esquerdo, com Canobbio como ala no mesmo setor, e Cuello como ala direito.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Apesar do gol cedo do Grêmio, Athletico é superior no primeiro tempo
O jogo começou agitado na Arena do Grêmio. Logo com um minuto, Bruno Zapelli cabeceou no pé da trave esquerda após cruzamento de Cuello. Mesmo fora de casa, o Furacão iniciou pressionando o Tricolor, que, no entanto, abriu o placar em sua primeira chegada, aos 6 minutos. Fernandinho caiu pedindo falta, mas a arbitragem mandou seguir. A bola chegou em Suárez, que deu toque em elevação para Besozzi. O atacante argentino deixou a bola quicar e acertou chute cruzado, de perna esquerda, no canto baixo de Bento.
Mesmo com o gol, o Grêmio apresentava dificuldades. O problema crônico de marcação no meio-campo ficou acentuado com as ausências, em especial a de Villasanti. O Athletico-PR rodava a bola de um lado para outro, explorando a amplitude de Cuello e Canobbio. Aos 11 minutos, após cruzamento vindo da esquerda, o argentino fechou na segunda trave e cabeceou na rede pelo lado de fora.
Ganhando quase todas segundas bolas, o Furacão ocupava o campo de ataque e chegava com facilidade no terço final. Mas faltava o último passe. Ele até entrou em Pablo, aos 23 minutos, que finalizou para as redes. Mas o centroavante estava impedido. Quando finalmente conseguiu encaixar contra-ataques, o Grêmio levou perigo aos 35. Em lance de três contra dois, Cristaldo abriu na direita para Suárez. Cara a cara com Bento, o centroavante uruguaio tentou cavar, e parou em fundamental defesa do goleiro do Athletico.
A chance perdida custou caro. Dois minutos depois, o Furacão entrou tabelando como quis na área gremista, e Bruno Zapelli bateu rasteiro para empatar. Aos 43, Canobbio avançou com muita liberdade pelo corredor central e chutou rasteiro para defesa de Gabriel Grando.
Grêmio melhora, mas Athletico vira no apagar das luzes com gol de ex-Internacional
Insatisfeito com o desempenho das atrações por ele promovidas, Renato sacou Fábio, Iturbe e Besozzi já no intervalo. Entraram João Pedro, Galdino e Ferreira. E o Grêmio melhorou. Logo com um minuto, Ferreira foi travado dentro da área, mas a bola sobrou para Cristaldo, que bateu em cima da marcação. Em apenas sete minutos, com conclusões de Cristaldo, Ferreira e Suárez, o Tricolor já superou o número de finalizações de todo primeiro tempo. Aos 9, Suárez cortou lindamente a marcação dentro da área e rolou para Galdino, que deixou a bola escapar.
Se durante os 45 minutos iniciais foi o Grêmio quem ficou mais retraído e buscou explorar os contra-ataques, essa lógica se inverteu no início da segunda etapa. E o Athletico levou perigo em uma transição aos 13. Cuello acertou belo chute de três dedos, e a bola passou perto da trave direita de Grando. A partir daí, o jogo partiu para minutos de trocação pura. Aos 16, o Tricolor assustou, também de fora da área, com Pepê, em bola que passou à direita do gol de Bento. Dois minutos depois, cruzamento de Reinaldo passou por toda extensão da área e Ferreira não conseguiu concluir na segunda trave. Aos 20, foi a vez de Fernandinho levar perigo em chute rasteiro de fora da área, que passou à direita.
Com o passar do segundo tempo, o Grêmio foi perdendo gás. Renato tentou retomar a intensidade do meio-campo ao promover a estreia do jovem Josué. Luan também entrou, sendo ovacionado pela torcida gremista, que, por outro lado, perdeu definitivamente a paciência com Ferreira. E foi justamente o atacante o responsável por cometer a falta que decidiu o jogo. Aos 48 minutos do segundo tempo, Esquivel levantou na área e Kaique Rocha, ex-Internacional, marcou o gol da vitória do Furacão.
Além do tento, a comemoração do zagueiro, que extravasou e tirou a camisa, deixou os ânimos acirrados nos últimos minutos da partida. Reinaldo foi expulso após dar cotovelada, e um objeto foi atirado em direção a Canobbio por parte da torcida do Grêmio, que vaiou muito sua equipe após a segunda derrota consecutiva no Brasileirão.
Estatísticas de Grêmio 1 x 2 Athletico-PR – Campeonato Brasileiro 2023
Posse de bola: 51% x 49%
Finalizações: 11 x 20
Finalizações certas: 5 x 7
Gols: Lucas Besozzi 6′ (G), Bruno Zapelli 37′ e Kaique Rocha 90'+3′ (A)