Brasil

Vida sem Beraldo: entenda como o São Paulo irá suprir a ausência do zagueiro vendido ao PSG

Após fazer maior venda de um zagueiro da história no Brasil, São Paulo tem planos para a ausência de Beraldo

Logo nas primeiras horas de 2024, o São Paulo tratou de anunciar o que já era sabido por todos: Lucas Beraldo deixou o Morumbi para vestir a camisa do PSG, naquela que é a maior transferência de um zagueiro na história do futebol brasileiro. O clube francês pagou astronômicos 20 milhões de euros (R$ 107,2 milhões) pelo jovem de 21 anos.

E enquanto embolsa R$ 64,32 milhões pelos 60% a que tinha direito da negociação, o Tricolor abre a temporada na obrigação de suprir a ausência de um garoto que virou pilar e referência do sistema defensivo campeão da Copa do Brasil no ano passado. O lado bom é que Dorival Júnior e sua comissão técnica já têm um plano para isso. E ele não envolve necessariamente a busca por uma reposição no mercado, mas também é preciso dizer que a contratação de um novo jogador da posição não está descartada.

Como fica a zaga do São Paulo sem Beraldo?

Mesmo após a venda de Beraldo, o São Paulo entende que está bem servido de atletas da posição. O Tricolor se reapresenta nesta semana para iniciar a pré-temporada com quatro opções à disposição no setor: Alan Franco, Arboleda, Diego Costa e Ferraresi. É como se o venezuelano fosse um reforço para suprir a ausência do jovem de 21 anos.

Antigo titular da posição, Ferraresi sofreu uma grave lesão de joelho logo nos primeiros compromissos da temporada, ainda durante a disputa do Paulistão de 2023. O zagueiro ficou em recuperação do problema ao longo de quase todo o ano e atuou em apenas uma partida. Por isso, seu retorno é tratado internamente como reforço para 2024.

São Paulo deve vetar saída de Alan Franco após negociar Beraldo com o PSG (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

A principal consequência da venda de Beraldo deve ser a permanência de Alan Franco. O argentino estava na mira do Independiente, seu time do coração. O técnico Carlos Tévez chegou a revelar em uma entrevista recente que teve uma conversa por telefone com o zagueiro. Mas as negociações entre os dois clubes não devem evoluir, justamente porque o atleta é considerado um jogador importante para 2024.

Dorival Júnior iniciará a temporada sob a dúvida de quem será o parceiro de Arboleda no sistema defensivo. Ao longo de 2023, Diego Costa foi o jogador mais utilizado como alternativa à dupla de zaga titular. Ele larga em vantagem na disputa que tem em Ferraresi o seu grande concorrente.

Este cenário todo de fartura de opções permite que o São Paulo não tenha urgência, nem pressa ao analisar possíveis alvos no mercado para a posição. O clube só deve contratar um novo zagueiro em caso de nova saída do elenco, ou de um negócio de ocasião.

São Paulo já anunciou três reforços

Até o momento, o São Paulo já anunciou três reforços para esta temporada. O último deles foi o volante Damián Bobadilla. O paraguaio do Cerro Porteño assinou contrato com o clube por quatro temporadas. Antes disso, o Tricolor havia oficializado as contratações do volante Luiz Gustavo e de Erick. O atacante que estava no Ceará já havia assinado um pré-contrato para atuar no Morumbi na metade do ano. O vínculo vai até o fim de 2027.

Mas o grande anúncio do clube até agora para 2024 é de uma permanência. O São Paulo oficializou a renovação de contrato com Lucas Moura por mais três anos como grande presente de Natal para a torcida. O clube segue no mercado em busca de opções para o setor ofensivo. A diretoria são-paulina avança nas conversas com o Grêmio para fechar a contratação de Ferreira. A prioridade, porém, é encontrar um centroavante para ser alternativa a Calleri.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo