Um sonho realizado: São Paulo anuncia contratação de Ferreira e atende (em atraso) pedido de Dorival
Ferreira assina contrato até o fim de 2027 com o São Paulo, seu clube do coração
Após uma longa novela que envolveu até a concorrência do Bahia, Ferreira enfim vestirá a camisa do time do coração. O São Paulo anunciou nesta terça-feira (9) a contratação do atacante, que deixa o Grêmio para assinar contrato com o Tricolor até 31 de dezembro de 2027. No vídeo de divulgação do quarto reforço para a temporada, o clube evocou todo o sentimento do “torcedor” Ferreirinha.
Inclusive, com provas de que o jogador é, de fato, são-paulino. O São Paulo usou imagens da festa de aniversário de 11 anos de Ferreira, em 2008. O atleta ainda criança aparece vestindo o uniforme do clube, com uma decoração que tinha o escudo e as cores do Tricolor.
– O São Paulo é o meu time de infância e jogar aqui é o meu sonho desde criança. E, hoje, é gratificante estar aqui. É uma felicidade enorme. Desde o início, eu falei que o meu desejo era jogar no São Paulo – disse o atacante em entrevista ao site oficial do clube.
– O Ferreira é um desejo antigo do São Paulo. Ele já era monitorado pelo nosso departamento. É um jogador de muita qualidade, que vai contribuir bastante para o nosso elenco. Para completar, é um são-paulino raiz – comentou o presidente Julio Casares.
Ferreira é (e sempre foi) Tricolor!#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/mpgMgDWfX9
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 9, 2024
São Paulo atende (tardiamente) um pedido de Dorival
O anúncio da contratação dois dias após a saída de Dorival Júnior para assumir a Seleção também chama atenção. Ferreira é um atacante de velocidade que atua pelos lados do campo e chega com condição de brigar pela titularidade. Justamente um pedido feito pelo treinador logo que chegou ao clube, em maio de 2023. Neste meio-tempo, o Tricolor buscou a contratação de Erick, primeiro reforço anunciado para esta temporada. Mas o timing da chegada de Ferreira não deixa de ser curioso. Não deu tempo de o técnico aproveitá-lo, ou sequer recebê-lo no CT da Barra Funda.
Os detalhes do acerto
O São Paulo tem um acerto alinhado com Ferreira desde 14 de dezembro. Restava a partir daí chegar a um acordo com o Grêmio para a liberação do jogador. Inicialmente, o Tricolor ofereceu 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,3 milhões) em parcelas. O clube gaúcho pediu 1,5 milhão de euros (R$ 8 milhões) pelos 35% dos direitos que detém do atleta. O Tricolor paulista, por sua vez, sinalizou que aceita a pedida gremista. A partir daí, o negócio passou a andar, mas com um último percalço.
Tudo parecia evoluir, mas o Bahia apareceu como interessado em Ferreira nos últimos dias. O clube baiano tentou atravessar o negócio e procurou o estafe do jogador para discutir valores salariais e tempo de contrato. Esta postura irritou o Grêmio. Conforme apuração da Trivela, o departamento de futebol gremista se incomodou com a atitude dos dirigentes do Tricolor de Aço, que foram direto nos representantes de Ferreira antes de consultar o clube gaúcho
Por que o Grêmio quis negociar Ferreira
O atacante tem vínculo com o Tricolor Gaúcho apenas até o final de 2024 e não tem interesse na renovação. Ele poderia assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe a partir de julho e, assim, sair de graça. Por isso, a diretoria gremista pretende negociar o atacante, que tem salário elevado, nesta janela de transferências.
Embora tenha terminado a temporada em alta, com ótima entrada na virada por 4 a 3 sobre o Botafogo e três gols nos últimos 10 jogos do Campeonato Brasileiro, Ferreira está desgastado com a torcida do Grêmio. Principalmente por polêmicas passadas que envolveram seu empresário, Pablo Bueno. Em 2020, imbróglio para renovação de contrato levou o atacante a ser afastado do grupo e a colocar o clube na justiça.
Além da relação conturbada com o estafe e da falta de perspectiva de uma renovação contratual, também pesa contra a permanência de Ferreira no Grêmio o histórico de lesões, principalmente musculares. Neste ano, o atacante ficou de fora por três meses, de março a junho, devido a problema na coxa esquerda. Ao longo da carreira, sofreu com problemas como fascite plantar e hérnia inguinal.
De quebra, a chegada de Soteldo também facilita as negociações para a saída de Ferreira. O Grêmio tinha a contratação de um novo atleta da posição como condição para liberar o atacante para um novo clube. O Tricolor gaúcho tem direito a 35% dos valores de uma negociação do atleta.
São Paulo já anunciou quatro reforços
Ferreira é o quarto reforço anunciado pelo São Paulo para esta temporada. O último antes dele foi o volante Damián Bobadilla. O paraguaio do Cerro Porteño assinou contrato com o clube por quatro temporadas. Antes disso, o Tricolor havia oficializado as contratações do volante Luiz Gustavo e de Erick. O atacante que estava no Ceará já havia assinado um pré-contrato para atuar no Morumbi na metade do ano. O vínculo vai até o fim de 2027.
Mas o grande anúncio do clube até agora para a próxima temporada é de uma permanência. O São Paulo oficializou a renovação de contrato com Lucas Moura por mais três anos como grande presente de fim de ano para a torcida