Brasileirão Série A

Fluminense precisa de mais um passo para lutar pelo título do Brasileirão

Fernando Diniz já se mostrou capaz de fazer ajustes e fazer o Fluminense alçar grandes conquistas; pontos corridos são o próximo passo

Atual campeão da Libertadores, o Fluminense chega ao Campeonato Brasileiro como um dos postulantes ao título, mas longe de seus melhores momentos. A temporada que começou completamente diferente das outras fez o Tricolor partir um passo atrás dos rivais nas disputas de 2024 após um mágico 2023.

Quando a bola rolar pelo Brasileirão, o Flu ainda terá a Libertadores e até a Copa do Brasil como prioridades. Talhado para as competições em mata-mata e longe dos grandes investimentos, deixando o Tricolor próximo de competir com os rivais mais ricos é o trabalho único de Fernando Diniz.

O início de caminhada para defender o título da América foi sem brilho. Mas Diniz já mostrou que é capaz de fazer o Fluminense chegar às grandes conquistas.

Como o Fluminense foi no Brasileiro de 2023?

Focado na Libertadores, que era uma obsessão no clube, o Fluminense disputou boa parte do Campeonato Brasileiro com times alternativos. Até mesmo os titulares foram irregulares. O Tricolor teve algumas grandes atuações que contrastaram com jogos sofríveis em que parecia apenas cumprir tabela.

Com muitos veteranos entre seus destaques, o Tricolor precisou dosar. Fernando Diniz, que não é adepto de poupar jogadores, flexibilizou um pouco suas convicções, principalmente no returno, para que o Flu pudesse se manter competitivo no Brasileiro e lutasse verdadeiramente pelo título da Libertadores. A taça está nas Laranjeiras, então, o objetivo foi cumprido.

A disputa da competição sul-americana impediu que o Flu voltasse a brigar na parte de cima da tabela como fez em 2022. O time, entretanto, tem tudo para ser um dos melhores da competição se tratar o campeonato como principal objetivo.

O Fluminense pode lutar pelo título, mas precisa de ajustes

Com um 2024 bem diferente do que de costume, o Tricolor é uma incógnita até aqui: se fizer o que sabe, briga pelo título. Pelo que jogou na temporada, entretanto, está distante dos favoritos e precisa de ajustes.

Do time campeão da Libertadores em 2023, o Fluminense perdeu apenas o zagueiro Nino, negociado com o Zenit. A venda do capitão e melhor defensor do elenco, entretanto, não foi bem substituída, e o Tricolor ainda tem dificuldades com bola e principalmente sem ela.

O mês entre competições que o Flu teve para se aprimorar serviu como uma tardia pré-temporada. A expectativa é que o time evolua nos próximos meses e esteja em boa posição quando a temporada engrenar. Para isso, de todo jeito, Fernando Diniz precisará fazer das suas.

Principais destaques do Fluminense no Brasileirão 2024

  • Arias: Para muitos o melhor jogador do futebol brasileiro, o colombiano Jhon Arias é o coração do Fluminense de Fernando Diniz. Vivendo um 2024 especial, o atacante foi herói do título da Recopa Sul-Americana e já está eternizado na galeria de ídolos do Tricolor. É o fator de desequilíbrio do time.
  • André: Um jogador com nível de Europa e convocado constantemente pela Seleção Brasileira independentemente do técnico, André faz hora extra no futebol nacional. Melhor volante do continente sem muito espaço para dúvidas, o camisa 7 é o alicerce do Fluminense. Marca, cria e faz o time jogar com maestria.
  • Germán Cano: O Rei da América ainda não desabrochou em 2024, mas pouca gente duvida que a máquina de gols em breve voltará a funcionar. O argentino já marcou 86 gols desde janeiro de 2022, quando chegou ao Fluminense, e é o comandante do ataque tricolor. Se Diniz fizer o time funcionar e brigar pelo título, Cano será um termômetro e estará entre os artilheiros do Campeonato Brasileiro.

Qual estilo de jogo do Fluminense de Diniz?

O Fluminense de Fernando Diniz é um time único não só no Campeonato Brasileiro, mas no mundo. A filosofia apelidada de “Dinizismo” prega a posse da bola e a busca incessante pela progressão ao ataque a partir de toques curtos. Defensivamente, o técnico precisa fazer ajustes após perder Nino, e o ataque ainda não flui em 2024 como foi até aqui na passagem do treinador. Quando acerta, entretanto, o Tricolor encanta os torcedores independente das camisas que vistam.

Onde assistir aos jogos do Fluminense no Brasileirão?

Os jogos do Campeonato Brasileiro de 2024 serão transmitidos pela Rede Globo na TV aberta, SporTV na TV fechada e Premiere no pay-per-view. Em caso de partidas nas quais o Athletico Paranaense for o mandante, a transmissão acontecerá na TNT ou CazéTV.

Você pode acompanhar onde assistir aos jogos do Fluminense no Brasileirão neste artigo.

Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo