Grêmio não joga bem, mas vitórias consecutivas o colocam definitivamente na briga pelo título
Com vitória sobre o Bahia, Grêmio chegou a quatro triunfos consecutivos e encostou no líder Botafogo, com quem tem confronto direto na quinta-feira (9)
Contra o Bahia, na noite de sábado (4), o Grêmio repetiu o roteiro de jogos anteriores. Mesmo sem grande atuação, venceu. E o quarto triunfo consecutivo no Campeonato Brasileiro colocou, definitivamente, o Tricolor Gaúcho na briga pelo título.
Com 56 pontos, o Grêmio está a apenas três do líder Botafogo e do vice-líder Palmeiras. Ainda que o Alvinegro Carioca tenha dois jogos a menos, o confronto direto da próxima quinta-feira (9), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, alimenta a esperança dos gremistas. A qual é compartilhada pelo técnico Renato Portaluppi, ainda que reconheça a dificuldade.
— Acreditar a gente tem que acreditar. Lógico que eu acredito. Hoje estamos a três pontos do Botafogo. Eu sei que o Botafogo tem jogo a menos, mas eles têm que ganhar. Vamos ver o que vai acontecer no jogo deles contra o Vasco [segunda-feira]. Mantivemos o nosso sonho vivo. É difícil, mas nada impossível. Importante é continuarmos vencendo jogos. Ver o que acontece nos jogos deles, até porque temos o confronto direto na quinta-feira — disse o treinador gremista.
Grêmio ressurge em duas semanas
Provando o quanto o futebol é dinâmico, em duas semanas o time de Renato conseguiu sair do pior para o melhor momento da temporada, ao menos em termos de resultados. Uma sequência de três derrotas consecutivas, com desempenhos pífios, iniciada no clássico Gre-Nal, colocou em xeque a classificação para a Libertadores e a aprovação do trabalho do treinador.
Além da derrota por 3 a 2 para o maior rival, depois da qual Renato não concedeu entrevista coletiva, o Grêmio também sucumbiu para o Athletico-PR, em uma das poucas derrotas do ano na Arena, por 2 a 1, e para o São Paulo, por 3 a 0, no Morumbi.
Foi então que a diretoria agiu, também por pedido de Renato. Em reunião com o grupo de atletas, foi firmado pacto por vaga na Libertadores. E o resultado foi imediato. Mesmo sem Suárez, o Tricolor Gaúcho venceu o Flamengo de Tite, de virada, iniciando a inédita sequência de quatro vitórias no Campeonato Brasileiro.
Vitórias sem grande desempenho
É preciso considerar, no entanto, que os apertados triunfos sobre os virtuais rebaixados América-MG e Coritiba, fora de casa, não vieram com bom futebol. Assim como a vitória sobre o Bahia, que contou com grandes defesas do goleiro Gabriel Grando.
Renato, que precisou se reinventar taticamente ao longo da temporada, ainda não encontrou o esquema ideal para essa reta final do ano. Por mais que tenha iniciado com três zagueiros nos dois últimos jogos, isso tem gerado desencaixe no meio-campo, onde o Bahia, por exemplo, teve superioridade numérica e controle no primeiro tempo.
O 4-2-3-1, com Galdino e Ferreira ou Bessozi nas beiradas, ainda parece ser o melhor caminho. Mas Renato tem optado por utilizar esse esquema tático no segundo tempo das partidas, quando pega os adversários mais cansados, para apostar na velocidade.
Para a torcida gremista, é claro, essas questões pouco importam, desde que os resultados venham. E eles estão vindo, permitindo que os tricolores sonhem com o título que não vem desde 1996. Uma decisão se avizinha para a próxima quinta-feira (9). Se vencer o Botafogo, o sonho pode se materializar. Mas, mesmo se perder, o Grêmio já tem bem encaminhada a vaga para a Libertadores. O que, como Renato sempre frisa, precisa ser valorizada em ano de retorno da Série B.
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023
- 4ª colocação com 56 pontos
- 32 jogos, 17 vitórias, 5 empates e 10 derrotas
- 58% de aproveitamento
- 53 gols feitos e 46 gols sofridos
Próximos jogos do Grêmio
- Botafogo x Grêmio – Campeonato Brasileiro – quinta-feira, 9 de novembro, às 20h (horário de Brasília)
- Grêmio x Corinthians – Campeonato Brasileiro – domingo, 12 de novembro, às 16h (horário de Brasília)
- Atlético-MG x Grêmio – Campeonato Brasileiro – a definir