Brasileirão Série A

Com Renato Gaúcho totalmente perdido, Grêmio chega à reta final do Brasileirão sem rumo

Além das limitações do elenco, Renato demonstra estar perdido em meio à sequência de três derrotas consecutivas do Grêmio no Brasileirão

Evidentemente, Renato Portaluppi tem méritos no comando do Grêmio em 2024. Em ano de reconstrução após a disputa da Série B, o Tricolor conquistou o Campeonato Gaúcho, foi semifinalista da Copa do Brasil, e figura na parte de cima da tabela de classificação durante todo Campeonato Brasileiro. Entretanto, chegando na reta final da temporada, o treinador parece ter perdido a mão.

O Grêmio vem de quatro jogos sem vitória, sendo três derrotas consecutivas. A sequência ameaça fortemente a busca por uma vaga na Libertadores, que antes parecia encaminhada. Atualmente, o Tricolor Gaúcho é último time dentro do G-6, com 44 pontos. A distância para o 9º colocado, Fluminense, é de apenas dois pontos.

Desempenho assustador nos últimos jogos

Mais do que isso, o desempenho nas últimas partidas é o que mais assusta. Contra os reservas do Fortaleza, o Grêmio foi inferior, mas conseguiu evitar a derrota com um gol de Suárez após belo passe de Reinaldo. No clássico Gre-Nal, o Tricolor foi amassado pelo maior rival. A derrota só não foi mais elástica pelos gols “achados” em falhas de Rochet. Diante do Athletico-PR, o Tricolor foi envolvido, dentro de casa, especialmente no primeiro tempo. E a goleada sofrida para o São Paulo marcou o pior jogo do ano gremista.

  • Fortaleza 1 x 1 Grêmio – 30/09/2023
  • Internacional 3 x 2 Grêmio – 08/10/2023
  • Grêmio 1 x 2 Athletico-PR – 18/10/2023
  • São Paulo 3 x 0 Grêmio – 21/10/2023

Renato se perde nas escolhas

Renato aparenta estar perdido em suas escolhas, tanto de peças quanto de esquema tático. A variedade de sistemas, que ajudou o Grêmio a superar momentos de oscilação ao longo da temporada, se transformou em falta de convicção.

Contra o Athletico-PR, sem poder contar com quatro volantes do elenco, Renato montou time bastante ofensivo no papel. O 4-2-3-1 teve Nathan ao lado de Pepê na abertura do meio-campo, e Iturbe, Cristaldo e Lucas Besozzi atrás de Luis Suárez. Diante do São Paulo, o Grêmio entrou em campo com três zagueiros — Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann — e somente dois jogadores ofensivos: Cristaldo e Suárez.

Autor do gol de abertura do placar contra o Athletico-PR, Besozzi foi um dos três jogadores substituídos no intervalo na Arena do Grêmio. Diante do São Paulo, o argentino ficou no banco de reservas, e entrou somente aos 38 minutos do segundo tempo.

Problemas defensivos

As escolhas questionáveis acarretam na ausência de um padrão de jogo no Grêmio. Na verdade, o padrão é ser um time espaçado. Independente do esquema e das peças em campo, salta aos olhos a falta de compactação, especialmente defensiva, do Tricolor Gaúcho.

Com os oito gols dos últimos três jogos, o Grêmio chegou a 40 sofridos em 28 partidas no Campeonato Brasileiro. Média de 1.42 por jogo. É a quarta pior defesa da competição, à frente apenas de Santos, América-MG e Coritiba, que estão na zona de rebaixamento.

O Tricolor também é o time que mais permite finalizações aos adversários no Brasileirão. Com as 20 do São Paulo, são 457 nos 28 jogos. Média de 16.32 por partida.

Limitações do elenco não justificam desorganização

Claro que o elenco gremista tem limitações. A janela de transferências do meio do ano foi infrutífera. Os muitos desfalques por lesão, suspensão e convocação reduzem as opções de Renato. Mas isso tudo não pode ser salvo-conduto para um time desorganizado dentro de campo.

Contra o São Paulo, Suárez chegou a cobrar escanteio e falta lateral, erguendo a bola na área. Isso ilustra muito bem como o Grêmio está bagunçado. E a perspectiva é aterrorizante para o jogo contra o Flamengo, na próxima quarta-feira (25), às 21h30min, já que o centroavante uruguaio está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023

  • 6ª colocação com 44 pontos
  • 28 jogos, 13 vitórias, 5 empates e 10 derrotas
  • 52% de aproveitamento
  • 43 gols feitos e 40 gols sofridos

Próximos jogos do Grêmio

  • América-MG x Grêmio – Campeonato Brasileiro – sábado, 28 de outubro, às 19h (horário de Brasília)
  • Coritiba x Grêmio – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 1º de novembro, às 20h (horário de Brasília)
  • Grêmio x Bahia – Campeonato Brasileiro – sábado, 4 de novembro, às 19h30min (horário de Brasília)

 

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo