Brasileirão Série A

Desempenho de Suárez encanta, mas Grêmio já mira 2024 sem o uruguaio

Luiz Suárez marcou gol nos dois últimos jogos e segue encantando torcida do Grêmio, mas saída acertada para o final do ano faz direção tricolor já projetar 2024 sem o craque uruguaio

Depois de oito jogos sem marcar, o que representou o maior jejum da carreira, Luis Suárez voltou a balançar as redes com a camiseta do Grêmio. O centroavante uruguaio fez gol nas duas vitórias consecutivas do Tricolor Gaúcho pelo Campeonato Brasileiro, contra Cruzeiro e Cuiabá.

El Pistoleiro segue encantando a torcida gremista, que coloca grandes públicos e ovaciona o jogador em quase todos jogos na Arena. Não fosse Suárez, provavelmente o estádio gremista não receberia 37.304 pessoas em uma manhã chuvosa de domingo, como aconteceu contra o Cuiabá.

Porém, faltam poucos meses para o conto de fadas acabar. Depois das polêmicas envolvendo joelho, saída para o Inter Miami e aposentadoria, o uruguaio acertou com a direção gremista a antecipação do final do contrato para dezembro deste ano. E o Grêmio já começa a pensar no 2024 sem seu camisa 9.

Continuidade está descartada

Na última semana, até surgiu especulação do que Suárez poderia repensar a saída em caso de classificação para a Libertadores do ano que vem — o que, pela terceira colocação atual do Grêmio no Campeonato Brasileiro, é provável. A informação teria sido dada pelo presidente Alberto Guerra a jornalistas em encontro na Arena, que a assessoria de imprensa tricolor tem promovido periodicamente.

No entanto, a possibilidade foi rechaçada por Renato Portaluppi. O treinador, que intermediou a discussão entre presidente e jogador no meio do ano, falou sobre o assunto em entrevista para o GE, divulgada no dia 1º deste mês.

— Não, não tem possibilidade. Ele vai embora. Não adianta ficar iludindo. Comigo é olho no olho. Ele não vai ficar. Não que nós não quiséssemos. Foi uma decisão para ele seguir a vida dele, porque realmente, no Brasil se joga a cada três dias. É diferente. Se ele quer jogar mais um pouco, não pode jogar aqui. Tem que jogar uma vez a cada dez dias, uma vez a cada 15 dias. Ele não iria aguentar. Não adianta ficar iludindo, ele não vai ficar — garantiu Renato.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Suárez se pagou

Mesmo que a relação entre Grêmio e Suárez termine antes do previsto, o uruguaio já se pagou. Além dos grandes públicos na Arena, estima-se que o Tricolor tenha ganho cerca de 30 mil sócios na esteira do craque. Isso sem falar em venda de camisas.

Dentro de campo, mesmo que a temporada termine sem um título de expressão, os números do camisa 9 são muito bons. Até aqui, foram 18 gols e 11 assistências em 38 jogos. Média de 0,47 gol, 0,28 assistência e 0,76 participação em gol por partida. Na Arena, a estatística sobe para uma participação por confronto.

Entre os tentos marcados, estão golaços em partidas importantes, como o clássico Gre-Nal do Campeonato Gaúcho, vencido pelo Grêmio por 2 a 1, e o empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil — na partida de volta, deu assistência para o gol da vitória, marcado por Villasanti.

Para além dos números, a contratação de Suárez foi responsável por um aspecto intangível: a retomada da autoestima da torcida tricolor. Após dois anos de sofrimento, com o rebaixamento, em 2021, e a disputa da Série B, em 2022, os gremistas voltaram a se empolgar.

Grêmio já pensa em reposição

Até por conta disso, o Grêmio trabalha com a ideia de fazer outra contratação de peso para repor a saída de Suárez. Claro que alguém do tamanho do 4º maior artilheiro em atividade do futebol mundial é inviável. Mas alguns nomes já são trabalhados nos bastidores.

— A torcida pode ter certeza que, a partir do momento que essa última janela fechou, a gente já está trabalhando visando à próxima. Até porque acho que quem trabalha de forma antecipada sempre pode colher resultados mais assertivos lá na frente. Com certeza o Grêmio chegando em uma Libertadores, em um título, vamos poder ter um fôlego maior para poder qualificar mais o time. Tanto a saída do Suárez, como de algum outro jogador que vier a acontecer, vamos procurar repor da melhor maneira possível — destacou o vice-presidente de futebol Antônio Brum em entrevista coletiva no início de agosto.

O substituto de Suárez como estrela da companhia não necessariamente será um centroavante. Um jogador especulado nos últimos dias no Tricolor Gaúcho foi Bruno Henrique, que tem contrato se encerrando com o Flamengo. Mas Renato, que trabalhou com o atacante no rubro-negro carioca, desconversou.

— Não sei de onde tiram tanta notícia. É inacreditável. Gosto muito do Bruno Henrique. É um grande jogador, uma grande pessoa. Mas a janela está fechada, eu tenho um grupo, e estamos no meio do tiroteio, assim como o Flamengo. Não vou ficar perdendo tempo falando de um jogador sendo que não sei se vou estar aqui no ano que vem. Não sei se o clube está interessado no Bruno Henrique. Gostaria muito. Mas isso é uma conversa que eu tenho com meu presidente, com minha diretoria. Falam coisas para o ano que vem, sendo que está começando o segundo turno do Campeonato Brasileiro. É perda de tempo — disse o treinador.

Seja Bruno Henrique ou outro atleta, certo é que a torcida do Grêmio vai cobrar pelo menos um grande reforço. Até porque Suárez a está deixando mal acostumada.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo