Brasil

Suárez confirma que deixará o Grêmio no fim do ano: “Não conseguiria render”

Dores crônicas no joelho agravadas pelo calendário do futebol brasileiro fizeram com que o uruguaio mudasse os planos

Luis Suárez finalmente veio a público para esclarecer o que Renato Portaluppi chamou de “novela mexicana” das últimas semanas. O torcedor gremista temia que o atacante uruguaio deixasse o clube muito antes do previsto para defender o Inter Miami, refazendo a bem sucedida dupla do Barcelona com Lionel Messi. Isso não vai acontecer, mas Suárez confirmou que, ao contrário do plano inicial de dois anos, deixará o clube gaúcho no fim de 2023.

Renato Portaluppi havia confirmado a permanência de Suárez na última quarta-feira. No entanto, o contrato do uruguaio foi modificado para acabar um ano antes do previsto, segundo ele, porque a intensidade e o calendário do futebol brasileiro estão sobrecarregando a dor crônica em seu joelho.

– Obviamente era a minha intenção porque eu me sentia com força física para ficar dois anos. Foi o que eu pedi ao clube, mas eu tenho que ser sincero com meu corpo e com o clube, ser honesto, e dizer que, no próximo ano, não conseguiria render ao Grêmio o que se espera de mim – disse, neste sábado, em entrevista coletiva ao lado do vice-presidente de futebol, Antônio Brum.

– Pela carga e intensidade do futebol brasileiro. Haveria muitas viagens se o clube entrasse na Libertadores e por isso foi uma decisão que conversamos com o clube. O clube entendeu e agradeço por ter entendido. É pelo desgaste que tenho no joelho. É uma lesão crônica que todo mundo sabe. E o nível muito alto que tem o futebol brasileiro, a intensidade. Conversei com o clube e me ofereceram parar um mês, um mês e meio, e não posso parar um mês. Se eu me comprometo, eu me comprometo – completou.

Jogar o máximo que puder

O Grêmio ainda tem 23 jogos pelo Campeonato Brasileiro e continua vivo na Copa do Brasil, embora em situação difícil, após perder o jogo de ida em casa para o Flamengo por 2 a 0. Mesmo permanecendo, quantas vezes Suárez ainda conseguirá entrar em campo?

– Eu me comprometi com o clube a fazer o máximo possível para tentar jogar todas as partidas que puder. Tentarei estar no máximo de partidas possíveis. Às vezes dói um pouco. Vamos aguentar a dor. No dia seguinte, sim, haverá muita força, mas para jogar pelo Grêmio, para desfrutar do futebol, vale a pena – afirmou.

Suárez vai se aposentar?

Entre tudo que foi falado ao longo das semanas, o que mais incomodou Suárez foram as sugestões de que ele estaria prestes a se aposentar. Por outro lado, ele não quis entrar em detalhes sobre os planos para o seguimento da sua carreira. Tomou apenas uma decisão.

– Não sei se vou seguir. Não sei se vou jogar em outro clube. Sei que vou baixar a intensidade, com certeza – explicou.

Ele acrescentou que o Grêmio foi procurado pelo Inter Miami e disse que não tinha possibilidade de negociá-lo neste momento, mas “comigo não aconteceu nada”.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo