Suárez decide, e Grêmio vence quarta seguida em jogo difícil contra o Bahia
Bahia finaliza muito mais na Arena do Grêmio, mas Suárez dá vitória por 1 a 0 que coloca Tricolor Gaúcho a três pontos do Botafogo
Não foi fácil. O Bahia finalizou muito mais. Mas Luis Suárez, mais uma vez, decidiu, e o Grêmio venceu por 1 a 0, na noite deste sábado (4), em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Esta foi a quarta vitória consecutiva do Tricolor Gaúcho, que chega aos 56 pontos, três a menos do que o Botafogo, e assume momentaneamente a vice-liderança. Por outro lado, o Bahia estaciona nos 37 pontos, a três da zona de rebaixamento, e pode perde a 14ª colocação nesta rodada para Santos e Cruzeiro.
O Grêmio tem confronto direto com o Botafogo na próxima quinta-feira (9), às 20h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. No mesmo dia e horário, o Bahia recebe o Cuiabá na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Em primeiro tempo truncado, Bahia tem superioridade no meio-campo
Os dois times iniciaram com três zagueiros, mas com diferença no meio de campo. Seja três contra dois ou quatro contra três, o Bahia quase sempre tinha superioridade na região central. Acevedo, Yago Felipe e Thaciano ganhavam o acréscimo de Cauly, que recuava. Villasanti e Carballo, que às vezes recebiam apoio de Cristaldo, tinham dificuldade para dar conta da movimentação do adversário.
Assim, o Bahia teve controle da posse de bola, especialmente nos primeiros minutos de jogo. A primeira finalização da partida, inclusive, foi do Tricolor Baiano. Aos dois minutos, após sobra de cruzamento vindo da esquerda, Everaldo chutou cruzado e Kannemann afastou na pequena área, bastante castigada pelo show de Roger Waters, na última quarta-feira (1º).
Com 14 faltas, o primeiro tempo foi bastante truncado. No lado do Grêmio, se faltava organização e inspiração, ao menos sobrava entrega. Empurrado pela torcida que se fez presente em bom número na Arena, o Tricolor Gaúcho conseguiu equilibrar as ações, vencendo alguns duelos, principalmente com Villasanti. A primeira finalização a gol dos donos da casa saiu aos 24 minutos. Suárez abriu na esquerda para Reinaldo, que bateu cruzado. Marcos Felipe espalmou pela linha de fundo.
Mas o Bahia voltou a crescer na reta final da primeira etapa. Aos 40 minutos, Yago Felipe chutou de fora da área para defesa segura de Gabriel Grando. Um minuto depois, Cauã Cândido, bastante acionado pelo lado esquerdo, encontrou Cauly dentro da grande área. O meia trouxe para a perna esquerda e chutou forte no ângulo, em bola que acertou a forquilha e saiu pela linha de fundo.
Jogo fica aberto no segundo tempo, e Suárez decide
Já na volta para o segundo tempo, Renato promoveu as entradas de Galdino e Ferreira nas vagas de Bruno Uvini e João Pedro Galvão, que haviam sido as novidades na escalação inicial. Com isso, o Grêmio mudou para o 4-2-3-1, ficando mais ofensivo e deixando o jogo mais aberto. Logo aos dois minutos, após cobrança de escanteio, Carballo desviou na primeira trave e por pouco Bruno Alves não alcançou.
As oito finalizações do primeiro tempo precisaram de apenas 17 minutos para serem igualadas na segunda etapa. A mais perigosa delas foi do Bahia. Aos quatro minutos, Thaciano cruzou da direita e Everaldo cabeceou forte, obrigando Gabriel Grando a fazer defesa espetacular. Em jogo de trocação, o Bahia encontrava espaços na intermediária de ataque, por onde o próprio Everaldo e Cauly arriscaram para defesas firmes de Grando.
Do outro lado, a bola pouco chegava em boas condições para Suárez. Ele até teve oportunidades de concluir em cruzamentos de Cristaldo e João Pedro, mas não conseguiu pegar em cheio na primeira, e estava impedido na segunda. Contudo, aos 24 minutos, o recém ingressado Lucas Besozzi encontrou El Pistoleiro livre no lado esquerdo da grande área. Era tudo que o camisa 9 precisava para tocar com categoria, de canhota, no ângulo esquerdo de Marcos Felipe.
⚽️🇪🇪 #GRExBAH #Brasileirão2023 pic.twitter.com/MIxrykX1GY
— Grêmio FBPA (@Gremio) November 5, 2023
Apostando em muitos cruzamentos, o Bahia foi para cima em busca do empate, o que levou Renato a fechar seu time aos 37 minutos, com as entradas dos jovens Natã e Josué nas vagas de Carballo e Suárez, montando um 5-4-1 para se defender. Por outro lado, com os ingressos de Luciano Juba e Rafael Ratão, além de Biel e Jacaré, que já haviam entrado, Rogério Ceni empilhou cinco atacantes na última linha do gremista. Aos 47, Biel recebeu com liberdade, dentro da área, pelo lado direito, mas finalizou na rede pelo lado de fora.
Estatísticas de Grêmio 1 x 0 Bahia – Campeonato Brasileiro 2023
- Posse de bola: 42% x 58%
- Chutes: 7 x 19
- Chutes a gol: 3 x 5
- Gols: Luis Suárez, aos 24′ do 2º tempo (G)