Brasileirão Série A

Fluminense x Atlético-MG marca reencontro de Diniz e Milito após Libertadores de 2023

Fluminense de Fernando Diniz vive mau momento contra Atlético-MG de Gabriel Milito, para muitos, o melhor futebol do Brasil em 2024

Quando subir ao gramado do Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, o Fluminense terá um reencontro e tanto. No banco de reservas do Atlético-MG, adversário deste sábado (4), às 16h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro, estará o técnico Gabriel Milito, que enfrentou o Tricolor de Fernando Diniz na Libertadores de 2023. Agora, os momentos são bem diferentes.

Fluminense
04/05/24 - 16:00

Finalizado

2

-

2

Atletico Mineiro

Fluminense - Atletico Mineiro

Brazil Serie A - Maracana

5° Turno

Time da moda no Brasil e na América do Sul à época, o Flu jogava bom futebol e confirmou o favoritismo sobre o Argentinos Juniors de Milito nas oitavas de final da Libertadores. O confronto foi o mais duro do Tricolor no mata-mata durante a campanha que rendeu o título inédito ao clube.

Desta vez, entretanto, o mundo da bola girou e o Galo é quem chega em melhor fase para enfrentar o Flu em Cariacica. A temporada começou irregular para os comandados de Fernando Diniz, enquanto o time mineiro, embora tenha demitido Felipão, parece ter se encontrado bem rápido com Milito.

Diniz e Milito trocaram elogios nos últimos meses

Pouco depois da eliminação na Libertadores, Gabriel Milito encerrou seu ciclo de mais de 30 meses à frente do Bicho. Em uma de suas primeiras entrevistas, dissecou o Fluminense de Fernando Diniz e teceu muitos elogios ao técnico e ao time tricolor.

— O Fluminense era um time muito bom, que fazia algo que nunca havia acontecido comigo, que era acumular jogadores nas laterais. Juntavam muita gente e você, para se organizar, ou ao menos igualar a quantidade de jogadores que eles tinham, mais a qualidade que tinham, você tinha que colocar um líbero — destacou Milito ao podcast Clank!.

Nesta semana, após vencer o Sampaio Corrêa por 2 a 0 na Copa do Brasil, foi a vez de Fernando Diniz elogiar Milito ao falar do Atlético-MG.

— O Atlético é um adversário duro, que vive um momento excelente, com excelentes jogadores e um ótimo técnico. Souberam contratar também um ótimo treinador. Sabemos do combo e vamos procurar fazer nosso melhor no sábado — afirmou o técnico do Flu.

O argentino também projetou o reencontro com Diniz nesta semana e voltou a falar bem do Tricolor.

— Nossa energia está na próxima partida, contra o Fluminense, que conheço bem. Já enfrentei nas oitavas da Libertadores do ano passado. Tem um grande treinador e grandíssimos jogadores, um time que funciona muito bem — afirmou.

Jogo em Buenos Aires ficou marcado por lance forte com Marcelo

O primeiro dos confrontos entre Fernando Diniz e Gabriel Milito, nas oitavas de final da Libertadores de 2023, teve os laterais do Fluminense como principais personagens. Primeiro, Marcelo driblava pela defesa quando acidentalmente se chocou com Luciano Sánchez, zagueiro do Argentinos Juniors. O argentino acabou levando a pior e sofreu uma luxação no joelho esquerdo, em um lance muito forte.

Marcelo foi expulso contra o Argentinos Juniors, na Libertadores
Marcelo foi expulso contra o Argentinos Juniors, na Libertadores – Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

Como resultado, o camisa 12 acabou expulso, e o Tricolor, que já estava em desvantagem no placar, ficou com um a menos. Em seu lugar entrou Diogo Barbosa, que foi bem no jogo e acabou participando do lance da expulsão do goleiro Arias. Com 10 para cada lado, o Flu cresceu e arrancou um empate em um dos jogos mais difíceis da Libertadores, com gol de Samuel Xavier.

Herói do Fluminense contra Milito, Samuel Xavier é desfalque

O jogo da volta não foi menos emocionante: o Fluminense precisava da vitória, mas empatava por 0 a 0 até o fim do jogo. O Argentinos Juniors, mesmo inferior tecnicamente, era muito organizado e conseguia frear o ímpeto do ataque Tricolor. Na meta, o time de Buenos Aires tinha seu terceiro goleiro, Acosta, e por pouco o jogo não foi para os pênaltis.

Samuel Xavier marcou o gol que desembaraçou a partida para o Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)
Samuel Xavier marcou o gol que decidiu jogo contra o Argentinos Juniors para o Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Aos 42 minutos do segundo tempo, entretanto, Samuel Xavier se eternizou de vez na história do Flu. O lateral-direito, que já marcara na ida, fez também um golaço na volta, batendo forte no ângulo após jogada de John Kennedy. O camisa 9 também apareceu pela primeira vez na competição que acabaria herói ali, naquele jogo. Aos 52, recebeu lançamento de Danielzinho, passou pela zaga e tocou na saída de Acosta para explodir o Maracanã — o que voltaria a acontecer na competição.

Dessa vez, entretanto, Samuel Xavier — que tem passagem pelo Atlético-MG — será desfalque. O lateral de 33 anos sofreu uma fratura no pé direito e está fora por tempo indeterminado. Outro ex-jogador do Galo será o substituto: Guga, campeão pelos dois clubes.

Como está o Fluminense em 2024

Onde assistir ao jogo do Fluminense: em qual canal vai passar

O jogo Fluminense x Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, acontece no próximo sábado (4), às 16h (horário de Brasília). Saiba em qual canal vai passar o jogo do Fluminense neste artigo.

  • Data: sábado, 4 de maio de 2024;
  • Horário: 16h (horário de Brasília);
  • Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo