Brasileirão Série A

Envolto em dúvidas, Grêmio quer confirmar vaga na Libertadores contra o quase rebaixado Goiás

Com mistério e dúvidas na escalação, Grêmio recebe o praticamente rebaixado Goiás buscando garantir matematicamente vaga na Libertadores

Depois de duas derrotas consecutivas, para Corinthians e Atlético-MG, o Grêmio quer reencontrar o caminho das vitórias às 19h desta quinta-feira, contra o Goiás, na Arena, em Porto Alegre/RS. Se isso acontecer, em partida válida pela 36ª e antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor Gaúcho garante matematicamente vaga na Libertadores de 2024, além de sacramentar o rebaixamento do Esmeraldino.

Na 5ª colocação, com 59 pontos, o Grêmio está sete pontos à frente do Athletico-PR, que é o time mais próximo do G-6 que não tem vaga na Libertadores. Ou seja: se vencer, não estará mais ao alcance do Furacão. Por outro lado, o Goiás é o 18º colocado, com 35 pontos, e só não será rebaixado nesta rodada se conquistar vitória na Arena do Grêmio.

Escalação do Grêmio tem dúvidas em todos os setores

Para este jogo, o Tricolor Gaúcho conta com várias dúvidas. O técnico Renato Portaluppi fechou os três treinamentos depois da goleada sofrida para o Atlético-MG, e faz mistério quanto à escalação, que variou muito nos últimos jogos.

Em suas três partidas mais recentes, o Grêmio iniciou com três esquemas táticos diferentes. Contra o Botafogo, no 4-1-4-1, com tripé de meio-campo formado por Ronald, Carballo e Villasanti. Diante do Corinthians, no 4-2-3-1, com Ronald deixando o time para a entrada de Cristaldo. Por fim, Renalto voltou a utilizar três zagueiros contra o Atlético-MG, no 3-4-2-1.

Para enfrentar o Goiás, o treinador gremista poderá contar com os retornos de Bruno Alves e Villasanti, que cumpriram suspensão diante do Atlético-MG. O zagueiro também foi julgado na quarta-feira (29) no STJD pela expulsão no jogo contra o Corinthians. Como pegou gancho de apenas um jogo, já cumprido, fica à disposição de Renato.

Bruno Alves briga por vaga com Bruno Uvini, Rodrigo Ely e Gustavo Martins para ser parceiro de Kannemann. A lógica é que Renato volte a utilizar dois zagueiros e linha de quatro defensiva, já que se trata de um jogo em casa no qual o Grêmio precisará ser propositivo.

No meio-campo, Villasanti, um dos principais nomes do Tricolor Gaúcho, tem presença garantida. Porém, sua parceria não é tão certa assim. Pepê volta de lesão muscular, mas a dúvida é se já entre os titulares ou no banco de reservas. Os volantes Ronald, Carballo e o meia Cristaldo também brigam por duas vagas no setor.

Recuperado de lesão muscular, Pepê volta a ficar à disposição. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

No ataque, mais dúvidas. Lucas Besozzi, Ferreira e Nathan Fernandes são as alternativas para a ponta. Embora o argentino sequer tenha entrado contra o Atlético-MG, os outros dois se caracterizam por serem jogadores de segundo tempo. Um dos três deve começar, juntamente com Galdino e Suárez.

Jogo contra o Goiás será o penúltimo, ou último, de Suárez na Arena do Grêmio

O craque uruguaio, inclusive, fará sua penúltima, ou última, partida na Arena do Grêmio. Ele está pendurado, com dois cartões amarelos, e não enfrentará o Vasco da Gama, no domingo, se receber mais um contra o Goiás. O discurso em tom de despedida após receber a medalha do Mérito Farroupilha, na última terça-feira (28), ratifica que El Pistoleiro não permanecerá no Tricolor Gaúcho para 2024. Até por isso, a expectativa de público é grande. 40 mil torcedores gremistas são esperados, apesar do horário não ser dos melhores para um dia útil.

Suárez fará penúltimo, ou último, jogo na Arena do Grêmio. Foto: Maxi Franzoi/IconSport

Gramado da Arena do Grêmio preocupa novamente

Resta saber qual será a condição do campo para que Suárez desfile seus últimos lances de genialidade e busque os últimos gols em solo gaúcho. Depois do jogo contra o Corinthians, o gramado da Arena do Grêmio recebeu show do Red Hot Chilli Peppers e a final do Campeonato Gaúcho feminino, vencido pelo Internacional, o que dificultou o processo de recuperação. Trata-se de um drama que existe desde a inauguração do estádio, e se agravou recentemente.

Condição do gramado da Arena do Grêmio para a final do Gauchão Feminino. Foto: Andreanna Chemello/Rádio Inferno

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023

  • 5ª colocação com 59 pontos
  • 35 jogos, 18 vitórias, 5 empates e 12 derrotas
  • 56% de aproveitamento
  • 57 gols feitos e 53 gols sofridos

Próximos jogos do Grêmio

  • Grêmio x Goiás – Campeonato Brasileiro – quinta-feira, 30 de novembro, às 19h
  • Grêmio x Vasco da Gama – Campeonato Brasileiro – domingo, 3 de dezembro, às 18h30min
  • Fluminense x Grêmio – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 6 de dezembro, às 21h30min

 

 

 

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo