O que expressiva estatística de Villasanti nas Eliminatórias diz sobre problema do Grêmio
Líder de desarmes das Eliminatórias da Copa do Mundo pelo Paraguai, Villasanti mostra que suposta falta de combatitividade no meio-campo não é principal problema defensivo do Grêmio
Dos três convocados, Villasanti foi o único jogador do Grêmio a atuar na 5ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O volante esteve em campo até os 18 minutos do segundo tempo do empate em 0 a 0 do Paraguai com o Chile, no Monumental de Santiago.
Ao conseguir três desarmes na partida, Villasanti chegou a 20 nas Eliminatórias, e se consolidou como líder da competição nesse quesito, de acordo com o SofaScore. O volante paraguaio também se destaca pelo aproveitamento em duelos e bolas recuperadas, além de atributos com a posse, como passe curto e longo, e dribles.
🔎 Mathias Villasanti é o líder em desarmes das Eliminatórias 23/25! 🇵🇾👏
⚔️4 jogos
✅87% acerto passe (!)
↗️ 89% acerto passe longo (!)
💨 80% acerto no drible (!)
💪 62% duelos ganhos (!)
🦾 25 bolas recuperadas (!)
🆚 20 desarmes (!)
💯 Nota Sofascore 7.35 pic.twitter.com/fziip9iuDV— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 17, 2023
Villasanti também é destaque no Grêmio
O desempenho na Seleção Paraguaia ratifica o que Villasanti vem apresentando no Grêmio nesta temporada. Segundo principal jogador da equipe, atrás apenas de Luis Suárez, o volante de 26 anos colabora tanto sem quanto com a bola. O paraguaio já marcou sete gols e deu seis assistências em 46 jogos pelo Tricolor Gaúcho no ano.
🔎 Mathias Villasanti é o volante com mais assistências e participações em gols do @Brasileirao 2023! 🇵🇾🎩
⚔️26 jogos
⚽️4 gols
🅰️5 assistências
🦾214 bolas recuperadas (8.2 / j!)
🆚78 desarmes (3.0 / j!)
👟15 chutes (10 no gol!)
🔑21 passes decisivos
💯Nota Sofascore 6.98 pic.twitter.com/2EeF2KqwkP— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 10, 2023
Defensivamente, é o meio-campista mais combativo do elenco, capaz de pressionar em diversas partes do campo e roubar bolas. Alguns gols do Grêmio nesta temporada se originaram dessa forma. O mais recente deles, marcado pelo próprio Villasanti, na vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, no Couto Pereira, no dia 1º de novembro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Combatividade de Villasanti prova que problema do Grêmio não é falta de cão de guarda
Ainda assim, pelos problemas defensivos do Grêmio — que sofreu 50 gols em 34 jogos e é o quarto time mais vazado do Brasileirão — em determinado momento da temporada surgiu a ideia de que faltava ao Grêmio um camisa 5 de marcação, o popular ‘cão de guarda'. Até o técnico Renato Portaluppi entrou nessa após a derrota para o Flamengo, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, em 26 de julho.
— É lógico que todo time precisa daquela cão de guarda. Não quero entrar em polêmica, mas nós tínhamos o Thiago Santos. Não é que era suficiente, mas o brabo é o nada — afirmou Renato, citando o volante que, queimado com a torcida, deixou o Grêmio rumo ao Fluminense no final de março.
Além de desconsiderar que, com Villasanti, o meio-campo não carece de combatitividade, o problema desse tipo de análise é que despreza o coletivo em nome do individual, quando os problemas defensivos do Grêmio são sistêmicos. Renato já utilizou três zagueiros e dois volantes, dois zagueiros e três volantes, dois zagueiros e dois volantes, mas o Tricolor Gaúcho segue sendo muito vazado.
O grande ponto é a falta de compactação do Grêmio, sobretudo entre as linhas de defesa e meio-campo. Quando os meio-campistas, liderados por Villasanti, sobem para pressionar, os defensores raramente acompanham, deixando espaço entre os setores, que os adversários costumam explorar.
Villasanti será um dos desfalques do Grêmio contra o Atlético-MG
Se esse aspecto não for corrigido para o jogo contra o Atlético-MG, no dia 26, a tendência é que o Grêmio sofra novamente. Até porque contará com série de desfalques no sistema defensivo. Entre eles, o próprio Villasanti, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
A tendência é que o substituto seja Ronald. O jovem volante se destaca pela imposição principalmente na bola aérea, e teve boa atuação na vitória sobre o Botafogo, em que foi titular. Naquela ocasião, em tripé ao lado de Villasanti e Carballo, se posicionou como primeiro homem do meio-campo, à frente da linha de defesa.
O Grêmio também trabalha para contar com o retorno de Pepê, que se recupera de lesão muscular, contra o Galo. Se isso acontecer, o tripé utilizado em São Januário pode ser repetido, com o camisa 23 no lugar de Villasanti.
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023
- 3ª colocação com 59 pontos
- 34 jogos, 18 vitórias, 5 empates e 11 derrotas
- 57% de aproveitamento
- 57 gols feitos e 50 gols sofridos
Próximos jogos do Grêmio
- Atlético-MG x Grêmio – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro, às 16h (horário de Brasília);
- Grêmio x Goiás – Campeonato Brasileiro – quinta-feira, 30 de novembro, às 19h (horário de Brasília);
- Grêmio x Vasco da Gama – Campeonato Brasileiro – a definir