Defesa do Grêmio causa calafrios para jogo contra o Atlético-MG — e ainda faltam 10 dias
Mesmo que faltem 10 dias para o jogo contra o Atlético-MG, Grêmio já se preocupa com a quantidade de desfalques que deverá ter, especialmente do meio para trás
Ainda falta tempo. Depois do treinamento desta quinta-feira (16), os jogadores recebem folga de quatro dias e se reapresentam somente na terça-feira (21). Mas o Grêmio já se preocupa com a quantidade de desfalques que poderá ter, especialmente do meio para trás, para o importante duelo com o Atlético-MG, no dia 26, domingo, às 16h, na Arena MRV, pelo Campeonato Brasileiro.
Kannemann sente desconforto muscular em treinamento do Grêmio
A preocupação mais recente é Kannemann, que apresentou desconforto muscular e saiu mais cedo do treinamento de quarta-feira (15), no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre. Ainda que os primeiros indícios não sejam de algo mais grave, o zagueiro argentino passará por exames de imagem para diagnosticar o problema.
A grande questão é que, em se tratando da zaga, o Grêmio já não conta com Geromel, que teve lesão muscular e não deve mais atuar nesta temporada, e Bruno Alves, que foi expulso na derrota para o Corinthians e cumprirá suspensão automática. A esperança é de recuperar Rodrigo Ely a tempo. O zagueiro gaúcho sofreu lesão muscular de grau 2 na parte posterior da coxa esquerda no final de setembro, mas ainda não retornou.
Se Ely voltar, ele deverá iniciar entre os titulares, considerando a hierarquia adotada pelo técnico Renato Portaluppi. O experiente Bruno Uvini e os jovens Gustavo Martins e Natã são os outros zagueiros disponíveis para a partida contra o Galo.
Grêmio também tem problemas na lateral-direita e com volantes
Mas a preocupação também se estende à lateral-direita, que não terá João Pedro em ao menos três dos quatro jogos restantes no Campeonato Brasileiro devido à lesão muscular de grau 2 na parte posterior da coxa direita sofrida na derrota para o Corinthians. O substituto, Fábio, não entrou bem na partida e tampouco conta com a confiança da torcida gremista.
Outro setor desfalcado é o dos volantes. Segundo melhor jogador do Grêmio na temporada, atrás apenas de Luis Suárez, Villasanti cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Sem o paraguaio, a tendência é que Ronald forme a dupla com Carballo, que retornará após servir a Seleção Uruguaia.
O Grêmio também alimenta a expectativa de que Pepê se recupere para a partida em Belo Horizonte. O camisa 23 sofreu estiramento no músculo reto-femoral coxa esquerda no jogo contra o Coritiba, no dia 1º de novembro. Se voltar, pode atuar ao lado de Carballo, embora essa dupla, quando atuou junta, tenha apresentado carência na marcação.
Jogo contra o Atlético-MG é fundamental na briga por título e vaga direta na Libertadores
O agravante é que todas essas questões se apresentam para um time que mostra muitas dificuldades defensivas no Campeonato Brasileiro. O Grêmio tem a quarta pior defesa da competição, com 50 gols sofridos em 34 partidas. Ainda assim, o efetivo ataque, que é o melhor do campeonato, com 57 gols, tem garantido o Tricolor Gaúcho na parte de cima da tabela.
Independente das peças que estarão em campo, o que ainda é incerto, o Grêmio terá pela frente confronto fundamental para suas aspirações nesta reta final de Brasileirão. Primeiro, por vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. Na 3ª colocação, com 59 pontos, em caso de derrota o Tricolor Gaúcho será ultrapassado pelo prórpiro Atlético-MG, além de poder ficar para trás de RB Bragantino e Flamengo, que ainda tem um jogo a menos.
Ao mesmo tempo, o jogo é decisivo para as pretensões de título do Grêmio. Apesar da derrota para o Corinthians, o Tricolor Gaúcho segue no encalço do líder Palmeiras, que tem três pontos a mais (62), mas com o mesmo número de vitórias (18).
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023
- 3ª colocação com 59 pontos
- 34 jogos, 18 vitórias, 5 empates e 11 derrotas
- 57% de aproveitamento
- 57 gols feitos e 50 gols sofridos
Próximos jogos do Grêmio
- Atlético-MG x Grêmio – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro, às 16h (horário de Brasília);
- Grêmio x Goiás – Campeonato Brasileiro – quinta-feira, 30 de novembro, às 19h (horário de Brasília);
- Grêmio x Vasco da Gama – Campeonato Brasileiro – a definir