Brasileirão Série A

O Grêmio quer ser campeão do Brasileiro e tem uma arma nada secreta para isso: sua efetividade

Ainda postulante ao título, Grêmio é o time com maior efetividade do Campeonato Brasileiro 2023, conforme estatísticas, e isso pode ser crucial

Se o Grêmio chega na 33ª rodada, em confronto direto com o Botafogo, ainda sonhando com o título brasileiro, muito disso se deve a uma palavra: efetividade. Foi ela quem permitiu ao Tricolor Gaúcho se consolidar como melhor ataque do Campeonato Brasileiro, ao lado do Palmeiras, com 52 gols, e obter as 17 vitórias até aqui, muitas das quais em jogos difíceis, em que o Imortal não apresentou bom desempenho.

Foram os casos dos triunfos recentes contra América-MG, Coritiba e Bahia, times da parte de baixo da tabela de classificação. Na vitória por 1 a 0 sobre o Tricolor Baiano, no último sábado (4), na Arena do Grêmio, o Tricolor Gaúcho finalizou apenas nove vezes, contra 17 do adversário, que também teve mais posse de bola — 58% a 42% —, mesmo fora de casa.

Grêmio é o time mais eficiente do Campeonato Brasileiro

Os diversos sofwtares que levantam e analisam estatísticas do Brasileirão apontam o quanto o Grêmio consegue mais gols e, por consequência, mais vitórias do que a produção da equipe sugere. De acordo com o Espião Estatístico, do GE, o Tricolor Gaúcho tem a maior “eficiência de pontos” e “eficiência de ataque” do campeonato.

O cálculo é feito a partir dos Expected Goals, que quantificam e qualificam as chances de gols criadas pelos times nas partidas. O Tricolor Gaúcho produziu para marcar 37.3 gols, sendo que fez 52. Somado aos números defensivos (46.3 esperados, 46 sofridos), a equipe de Renato Portaluppi deveria ter 38.6 pontos, mas tem 56.

A curiosidade é que o líder Botafogo, adversário do Grêmio na próxima quinta-feira (9), também apresenta números desproporcionais, para melhor. A projeção pelo Xg é de 43.5 pontos, 37.5 gols feitos e 35.2 gols sofridos. Na realidade, o Alvinegro Carioca tem 59 pontos, 48 gols feitos e 24 gols sofridos.

Efetividade do Grêmio passa muito por Luis Suárez

Esses dados valorizam as individualidades. No caso gremista, não há como não destacar Luis Suárez. Mesmo aos 36 anos, com dores no joelho, o centroavante segue sendo letal na frente do gol, tirando o Grêmio de situações adversas. Foi o que aconteceu contra o Bahia, em que aproveitou a única chance clara que teve, após receber passe de Lucas Besozzi.

El Pistoleiro também vem sendo importante com as assistências: são 10 no Campeonato Brasileiro, o que o tornam líder nesse quesito. Somado aos 11 tentos marcados, o craque uruguaio é também o jogador com mais participações em gols na competição, com 21.

Avaliando as projeções do SofaScore, esses dados saltam ainda mais aos olhos. O Expected Goals de Suárez no Brasileirão é 9.14, e o Expected Assists do centroavante é 5.52. Ou seja: ele deu quase o dobro de assistências previstas.

Isso também é mérito de seus companheiros de ataque. E mesmo na ocasião mais recente em que não teve Suárez, no jogo contra o Flamengo, o Grêmio foi efetivo com Ferreira, Nathan Fernandes e André Henrique para conseguir a virada, por 3 a 2, que terminou com a sequência de três derrotas e iniciou a sequência de quatro vitórias consecutivas.

Grêmio solucionou problema do início da temporada

O técnico Renato Portaluppi, que tem olhar cuidadoso para a parte técnica dos jogadores e procura passar confiança para eles, conseguiu resolver problema no início da temporada. Em jogos mais acessíveis dos primeiros meses do ano, a discussão era sobre um Grêmio que criava muito, mas tinha dificuldade para converter. Um caso emblemático aconteceu na primeira fase da Copa do Brasil, em que o Tricolor Gaúcho precisou de 19 finalizações para abrir o placar sobre o Ferroviário/CE.

No Campeonato Brasileiro, o jogo que mais destoou negativamente para o Grêmio foi contra o Flamengo, no primeiro turno, no Maracanã. O goleada por 3 a 0 do Rubro-Negro Carioca não ilustrou o que foi a partida, que terminou com 25 finalizações do Tricolor Gaúcho, contra 14 dos donos da casa. Mas, como os números mostram, no geral o time de Renato tem muito mais a comemorar do que a lamentar na competição.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2023

  • 4ª colocação, com 56 pontos
  • 32 jogos, 17 vitórias, 5 empates e 10 derrotas
  • 58% de aproveitamento
  • 53 gols feitos e 46 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo