Ausência do importante Villasanti preocupa o Grêmio contra o Fortaleza
Suspenso, Villasanti desfalcará o Grêmio no jogo contra o Fortaleza, o que preocupa por se tratar do volante mais combativo do elenco

O Grêmio terá um desfalque importante para o jogo contra o Fortaleza, neste sábado (30), às 16h, no Castelão, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Villasanti cumpre suspensão após ter sido expulso na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras.
Paraguaio é um dos principais jogadores do Grêmio
O volante paraguaio é um dos principais jogadores do Tricolor Gaúcho desde a temporada passada. Além de ser o mais combativo dos meio-campistas do elenco, se destacou em vários momentos neste ano aparecendo na frente. Soma seis gols e três assistências em 38 jogos em 2023.
? Mathias Villasanti (26 anos) é o líder em bolas recuperadas e desarmes do @Gremio no @Brasileirao 2023. ???
⚔️18 jogos
⚽️3 gols
?️2 assistências
?13 chutes (8 no gol!)
✅87% acerto no passe
?152 bolas recuperadas (8.4 / j!)
?59 desarmes (3.3 / j!)
?Nota Sofascore 7.04 pic.twitter.com/pEkx2dYTXq— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) September 19, 2023
Por conta desse desempenho, Villasanti vem sendo sondado por equipes do futebol europeu e também por outros gigantes do futebol brasileiro, como o Palmeiras. Mas o Grêmio fará jogo duro para negociar o atleta de 26 anos, que tem contrato com o Tricolor até o final de 2024.
A direção gremista sabe da importância de Villa no plantel. Assim como o técnico Renato Portaluppi, que precisará quebrar a cabeça para montar o time sem ele no Nordeste.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Carballo deve ser o substituto
Com treinamentos fechados desde terça-feira (26), o comandante faz mistério quanto à escalação para enfrentar o Fortaleza. Mas a tendência é que Carballo seja o substituto de Villasanti.
O uruguaio retorna após ser liberado pelo Departamento Médico. Na derrota para o Bragantino, há duas semanas, ele sofreu lesão de grau 1 no ligamento colateral medial do joelho direito.

Se confirmado, Carballo jogará ao lado de Pepê na abertura do meio-campo gremista. Ambos formaram a dupla de voltantes titular no início da temporada, no Campeonato Gaúcho. Na época, a falta de poder de marcação dos dois, que são muito mais 8 do que 5, gerou críticas a Renato. Posteriormente, o treinador fixou Villasanti como titular.
Falta de intensidade nos lados do meio-campo
No cenário atual, a situação é agravada por dois aspectos: o nível maior dos adversários, e a formação que o Grêmio vem utilizando. Nathan e Cristaldo têm sido os responsáveis por fechar a segunda linha de quatro pelos lados. Meias, eles não possuem intensidade para fazer o vai e vem da maneira adequada. Até por isso, Renato os sacou no intervalo dos dois últimos jogos, contra Corinthians e Palmeiras, para as entradas de Galdino e Ferreira.
— O Franco [Cristaldo] e o Nathan pelos lados vão até onde dá, depois troco. Estão em posições que não são as deles. É difícil para eles. Não têm essa característica. Tem dado certo? Até quando eles tiverem perna — explicou Renato após a vitória da semana passada.
Sem Villasanti, não seria surpresa se ao menos Galdino iniciasse na vaga de Nathan. Daria mais vigor ao lado direito do meio-campo.
Geromel e Kannemann de volta
A notícia positiva é que a dupla de zaga poderá ter Geromel e Kannemann juntos pela segunda vez na temporada. Eles atuaram assim por cerca de 45 minutos na goleada sobre o Cruzeiro, até o primeiro, que voltava de lesão de joelho, sentir problema muscular.
Um mês depois, Geromel está de volta. E Kannemann retorna após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo diante do Palmeiras. Na ocasião, Bruno Alves e, principalmente, Bruno Uvini deram conta do recado. O segundo entrou aos 32 minutos do primeiro tempo no lugar de Rodrigo Ely, que sofreu lesão muscular e ficará de fora por cerca de um mês.
Melhorar retrospecto fora diante de adversário com time alternativo
Contra o Fortaleza, o Tricolor Gaúcho buscará melhorar o retrospecto fora de casa no Campeonato Brasileiro, onde tem apenas a 11ª melhor campanha, com 33% de aproveitamento. Bem diferente dos 82% na Arena do Grêmio, que o faz o 3º melhor mandante da competição. O próprio Renato reconheceu que, para sonhar com o título do Brasileirão, é preciso conquistar mais pontos como visitante.
O alento é que o adversário deve utilizar time alternativo, já que está em meio à disputa da semifinal da Copa Sul-Americana. Depois do empate em 1 a 1 na Neo Química Arena, na última terça-feira (26), a equipe de Vojvoda volta a enfrentar o Corinthians já na próxima terça-feira (3), no Castelão.