Brasileirão Série A

Shows e chuva fazem gramado da Arena do Grêmio voltar a ser drama

Com sequência de shows e forte chuva que caiu em Porto Alegre, gramado da Arena do Grêmio volta a ser preocupação na reta final do Campeonato Brasileiro

A má condição do gramado da Arena do Grêmio voltou a ser pauta no último domingo (12), na derrota do Tricolor Gaúcho, por 1 a 0, para Corinthians, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Especialmente em uma das áreas, o estado do campo assustou, além de prejudicar o andamento da partida.

Dois aspectos levaram a isso: primeiro, o show de Roger Waters, no dia 2 de novembro, que já tinha deixado resquícios na vitória sobre o Bahia, no dia 4. O peso do palco, de cerca de 1,9 mil metros quadrados, danificou a grande área da goleira norte, que perdeu coloração e ficou com marcas da estrutura.

O segundo ponto foi a forte chuva que caiu em Porto Alegre antes e depois do jogo contra o Corinthians. De acordo com a MetSul, do meio-dia de sábado (11) até o final da madrugada de segunda-feira (13), algumas regiões da capital gaúcha registraram até 150 mm. Em menos de 48h, foram 45 mm a mais do que a média histórica para o mês inteiro.

Arena do Grêmio se manifesta

Em nota, a Arena do Grêmio se manifestou sobre a condição e os cuidados com o gramado para a partida contra o Corinthians. A gestora do estádio atribuiu as dificuldades apresentadas às fortes chuvas.

“Desde o início das chuvas em Porto Alegre, o gramado passou por cuidados intensivos, com a drenagem operando de maneira eficaz ao longo desse período. O acúmulo de água em determinadas áreas foi resultado da alta intensidade das chuvas, que totalizaram mais de 110mm em apenas 24 horas, um volume previsto para um período de um mês”, diz a nota, divulgada inicialmente pelo jornalista Diego Torbes.

O repórter acrescentou a informação de que a drenagem a vácuo do gramado da Arena do Grêmio está funcionando. Entretanto, questiona quanto tempo antes do jogo contra o Corinthians ela foi acionada, já que, diferentemente da drenagem por gravidade, precisa ser ligada.

Mas a drenagem não é o único problema. Até porque, mesmo em condições climáticas normais, diversas vezes o gramado da Arena do Grêmio ficou deteriorado. Foi o caso do jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil deste ano, contra o Flamengo, no dia 26 de julho, em que o gramado foi pintado para diminuir o impacto visual das falhas.

Grêmio tenta, mas Arena não pretende aumentar investimentos para melhoria

Devido à localização, e à cobertura, a Arena do Grêmio pouco recebe luz solar. Assim como na Europa, máquinas simuladoras são utilizadas. Em conversa informal com jornalistas no final de agosto, o presidente Alberto Guerra disse que já solicitou à empresa gestora do estádio a compra de mais carros iluminadores, e de modelos mais eficientes. Porém, a Arena teria restrições, porque isso triplicaria o gasto de energia no estádio, segundo levantamento do clube.

Essas e outras dificuldades, como acessibilidade e preço dos ingressos, decorrem do fato de que o Grêmio não é dono do estádio. A não ser que o compre, o que não é intenção de Guerra no momento, o Tricolor Gaúcho só terá gerência a partir de 2031, conforme previsto no momento da construção.

Novo show nesta semana, e preocupação para a reta final do Campeonato Brasileiro

Enquanto isso, a preocupação com o gramado segue. E deve se agravar, à medida que na próxima quinta-feira (16), a Arena do Grêmio receberá show do Red Hot Chilli Peppers. A montagem já se iniciou na segunda-feira (13), conforme divulgado pela Rádio Imortal.

Menos mal que há Data Fifa, e o próximo jogo do Grêmio será fora de casa, no dia 26, contra o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O Tricolor Gaúcho voltará a jogar na Arena do Grêmio no dia 30, contra o Goiás, e também receberá o Vasco da Gama, possivelmente no dia 3 de dezembro.

Do show de Waters até o jogo contra o Corinthians, o intervalo foi de 10 dias, com a partida contra o Bahia no segundo. Do RHCP até o confronto com o Goiás, serão exatamente duas semanas. Resta esperar que elas sejam suficientes para recuperação do gramado. Nas redes sociais, já há gremistas sugerindo que o Tricolor mande o jogo no Centenário ou no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Próximos jogos do Grêmio

  • Atlético-MG x Grêmio – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro, às 16h (horário de Brasília);
  • Grêmio x Goiás – Campeonato Brasileiro – quinta-feira, 30 de novembro, às 19h (horário de Brasília);
  • Grêmio x Vasco da Gama – Campeonato Brasileiro – a definir
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo