Libertadores

Fluminense joga por vice-liderança geral e invencibilidade de um ano na Libertadores

Jogo contra o Alianza Lima pode dar marca histórica e ajudar Tricolor no mata-mata

Já classificado e com o primeiro lugar garantido no grupo A, o Fluminense tem outras coisas em jogo na Libertadores. O jogo contra o Alianza Lima, nesta quarta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pode dar ao Tricolor a vice-liderança geral e uma marca histórica na competição em que é o atual campeão.

Fluminense
29/05/24 - 21:30

Finalizado

3

-

2

Alianza Lima

Fluminense - Alianza Lima

Copa Libertadores - Maracana

6° Turno

Os 11 pontos fazem do Flu inalcançável para Cerro Porteño, Colo-Colo ou Alianza Lima, que ainda têm chances de se classificar para as oitavas de final da Libertadores, mas apenas na segunda posição. Líder, o Tricolor joga para tentar melhorar sua campanha e, assim, garantir vantagem de decidir em casa no mata-mata.

— Não ficamos só pensando no passado, que é glorioso. Continuamos com gana e vontade de continuar conquistando e temos jogadores que podem fazer a diferença — afirmou Felipe Melo à FluTV.

Fluminense joga para ser segundo melhor time da Libertadores

O Fluminense ainda pode se classificar como o segundo melhor time da fase de grupos da Libertadores. Assim, o Tricolor teria a vantagem de decidir todos os confrontos de mata-mata no Maracanã até a final, marcada para o Monumental de Núñez, estádio do River Plate, em Buenos Aires, na Argentina.

Em 2023, o Flu foi campeão, mas como pior primeiro colocado na fase de grupos em 2023, só decidiu em casa nas oitavas de final, contra o Argentinos Juniors.

Atualmente, o Flu tem a quinta melhor campanha. Mas uma combinação de resultados pode fazer o time de Fernando Diniz se alçar ao primeiro lugar geral — ou ao menos melhorar sua colocação final. Hoje, Palmeiras (13), Talleres (13) e River Plate (13) e têm mais pontos que o Tricolor. O Atlético-MG já se garantiu à frente do Flu com 15 pontos.

Antes de mais nada, o Fluminense precisa fazer sua parte. A equipe terá que vencer o Alianza Lima no Maracanã e torcer contra os outros três times. O Tricolor, entretanto, precisa tirar saldo de Palmeiras (6), River Plate (4) e Talleres (3) caso empatem com 14 pontos cada.

Fluminense pode completar um ano invicto na Libertadores

Campeão da Libertadores em 2023, o Fluminense pode completar um ano invicto na competição. Basta não ser derrotado pelo Alianza Lima. Isso porque a última derrota do Tricolor foi em 7 de junho, quando perdeu para o River Plate, no Monumental de Núñez, ainda na fase de grupos da competição.

De lá para cá, em 13 jogos, o Flu emendou oito vitórias e cinco empates. A invencibilidade completará um ano após a última rodada da fase de grupos de 2024. Isso porque as oitavas-de-final da Libertadores, que ainda podem sofrer alterações, estão marcadas apenas para agosto, em função da Copa América.

Um jogador, em especial, segue invicto pelo clube na Libertadores neste período. Experiente e vencedor, Marcelo tem números assombrosos pelo Tricolor na competição. O lateral-esquerdo está confirmado por Fernando Diniz para enfrentar o Alianza Lima, e dessa maneira, o Fluminense tem ainda mais chances de alcançar a marca histórica.

Veja classificação atual da Libertadores

  1. Atlético-MG (grupo G): 15 pontos**
  2. Palmeiras (grupo F): 13 pontos (saldo 9)*
  3. River Plate (grupo H): 13 pontos (saldo 7)
  4. Talleres (grupo B): 13 pontos (saldo 6)
  5. Fluminense (grupo A): 11 pontos (saldo 3)*
  6. The Strongest (grupo C): 10 pontos (saldo 6)
  7. Bolívar (grupo E): 10 pontos (saldo 2)
  8. Junior (grupo D): 9 pontos (saldo 3)

*Apenas Palmeiras e Fluminense tem o primeiro lugar matematicamente garantido em suas chaves.
** Não pode mais ser alcançado pelo Fluminense.

Como está o Fluminense em 2024

Próximos jogos do Fluminense

Veja os próximos confrontos do Fluminense na continuação da temporada:

  • Fluminense x Alianza Lima — Libertadores — quarta-feira, 29 de maio — 21h30 (de Brasília);
  • Fluminense x Juventude — Campeonato Brasileiro — sábado, 1 de junho — 18h30 (de Brasília);
  • Botafogo x Fluminense — Campeonato Brasileiro — terça-feira, 11 de junho — 20h (de Brasília).
Foto de Caio Blois

Caio Blois

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo