Ligue 1

PSG corta Mbappé da pré-temporada no Japão e tenta pressionar sua saída

Mbappé disputou amistoso com o PSG nesta sexta-feira, mas o clube decidiu cortá-lo da viagem à Ásia por entender que há acordo com o Real Madrid

Kylian Mbappé não estará na turnê de pré-temporada do Paris Saint-Germain pelo Japão, que começa neste final de semana. O clube anunciou nesta sexta-feira os 29 jogadores relacionados por Luis Enrique para a viagem, com o embarque no sábado. Entretanto, o craque é a principal ausência. Segundo veículos da imprensa francesa, incluindo o L'Équipe, a decisão foi tomada pelo próprio PSG nesta sexta. O clube pressiona o jogador para tentar acelerar sua saída ao Real Madrid.

O principal sinal de que a decisão do PSG é repentina aconteceu nesta própria sexta: Mbappé entrou em campo pelo clube. O atacante participou de um amistoso contra o Le Havre, recém-promovido à Ligue 1, e inclusive balançou as redes. O astro saiu do banco de reservas no meio do segundo tempo e fechou a vitória por 2 a 0 nos acréscimos. De volta aos treinos desde a última segunda-feira, estava se preparando também para viajar ao Japão, o que não acontecerá.

O que faz o PSG excluir Mbappé

O PSG acredita que Mbappé tem um acordo alinhado com o Real Madrid para o final da próxima temporada. O atacante ficará sem contrato com os franceses em junho de 2024 e estará livre no mercado para assinar com quem bem entender. Entretanto, o PSG chegou a dar um ultimato para que seu astro ou acione a cláusula de renovação de contrato por mais um ano ou deixe o Parc des Princes de imediato. O craque tenta resistir à pressão.

A ausência na pré-temporada é mais uma maneira de tentar empurrar Mbappé para fora do PSG. Resta saber a postura do atacante. O francês permanece irredutível, com a ideia de cumprir o contrato atual até junho de 2024 e sair sem custos. As tensões se tornaram maiores com as declarações recentes de Mbappé, em que criticava o PSG e chamava o clube de divisivo, o que desagradou os próprios companheiros.

O grande nó nessa história é a compra de Mbappé nesta janela de transferências. O PSG exige um preço alto pela saída do jogador, num preço avaliado em €200 milhões (R$1,06 bilhão), algo pouco convidativo para quem entrará no último ano de contrato. O Real Madrid é o principal interessado, até pelo desejo público do atacante em defender os merengues. Entretanto, Florentino Pérez não parece disposto a pagar o que o PSG quer. A situação favorece tanto os merengues quanto o jogador. Até por isso, os catarianos que gerem o clube parisiense preferem tentar forçar a situação.

Irmão de Mbappé foi chamado

Um detalhe curioso na lista divulgada pelo PSG é a presença de Ethan Mbappé, irmão mais novo de Kylian. O meio-campista de 16 anos progride nas categorias de base dos parisienses e na última temporada disputou a Uefa Youth League, equivalente à Champions Sub-19. Ainda não estreou pela equipe principal e terá a chance de mostrar serviço ao técnico Luis Enrique num momento conturbado.

O restante dos destaques do PSG estará presente na turnê pelo Japão. Neymar está confirmado com a camisa 10, assim como figuras de relevo como Marquinhos, Achraf Hakimi e Marco Verratti. O elenco também inclui uma série de novos contratados: Manuel Ugarte, Marco Asensio, Lee Kang-in, Lucas Hernández, Cher Ndour e Milan Skriniar.

Gianluigi Donnarumma também viajará, mesmo depois de ser agredido num assalto à sua residência nesta sexta-feira. Outro dos goleiros relacionados para a turnê é Keylor Navas, de volta após empréstimo ao Nottingham Forest. Sergio Rico, que se recupera de um grave acidente sofrido enquanto andava a cavalo, está fora e não tem previsão de volta. O PSG disputará quatro amistosos em Osaka e Tóquio.

Os jogos do PSG durante a viagem

  • 25 de Julho: PSG x Al-Nassr
  • 28 de Julho: PSG x Cerezo Osaka
  • 1° de Agosto: PSG x Internazionale
  • 3 de Agosto: Jeonbuk Motors x PSG
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo