Lucas Hernández reforça a defesa do PSG e legião francesa do clube
Aos 27 anos, defensor que atua na zaga e na lateral esquerda deixa o Bayern de Munique para ser mais um campeão do mundo atuando pelo PSG
O Paris Saint-Germain anunciou a contratação de Lucas Hernández, que era falada há algumas semanas. O PSG pagou €45 milhões pela contratação do defensor da seleção francesa, que assinou contrato de cinco anos, até junho de 2028. Aos 27 anos, ele deixa o Bayern de Munique para ser um reforço na defesa do clube, além de reforçar a legião francesa dos parisienses.
Jogador da seleção francesa, Hernández pode atuar tanto como lateral esquerdo quanto como zagueiro. É mais um campeão do mundo que chega ao clube da capital francesa. Como ele mesmo disse, a vontade de atuar no clube de Paris era grande e antiga. “Estou realmente empolgado! Estou esperando para vir para o PSG por um longo tempo e finalmente aconteceu. É um dia muito especial para mim e estou muito feliz por estar aqui”, afirmou o jogador ao site do clube.
Como o PSG se tornou um clube global e altamente internacional, há também uma cobrança da própria torcida por uma identidade francesa. Por isso que a permanência de Kylian Mbappé era tão importante, mas parece cada vez mais complicada. Com a possível (e até provável) saída de Mbappé, é importante para o clube ter protagonistas francesa. Hernández chega com potencial para ser titular do time.
Sem Mbappé, o jogador francês mais importante é Presnel Kimpembé, que concorre com Lucas Hernández na seleção francesa e tem o futuro indefinido. O contrato de Kimpembé também vai até 2024 e, sem uma renovação, é possível também que ele seja negociado.
Estatísticas de Lucas Hernandez:
- 11 jogos, um gol e uma assistência na temporada 2022/23
- 107 jogos pelo Bayern de 2019 a 2023, com dois gols e oito assistências no total
- Antes do Bayern, atuou por 110 jogos pelo Atlético de Madrid
- 33 jogos pela seleção francesa, campeão do mundo na Copa 2018
Início no Atlético de Madrid e jogador do Bayern desde 2019
Lucas Hernández se formou jogador no Atlético de Madrid e tem um forte senso defensivo dos tempos trabalhando com o técnico Diego Simeone. Depois de atuar por quatro anos no time profissional dos colchoneros, de 2015 a 2019, foi vendido para o Bayern de Munique por €80 milhões. É o recorde da Bundesliga de valor mais alto pago por um jogador até hoje, à frente do seu ex-colega, Matthijs De Ligt, segundo colocado na lista.
Ao longo dos seus quatro anos de Bayern de Munique, atuou tanto como lateral esquerdo quanto zagueiro. Foi, porém, mais vezes zagueiro (63 jogos) do que lateral esquerdo (43), o que mostra que ele é bastante versátil. Como é de se esperar de um jogador do Bayern, empilhou títulos: quatro vezes campeão da Bundesliga, uma Copa da Alemanha, duas Supercopas da Alemanha, uma Supercopa da Uefa, uma Champions League e um Mundial de Clubes.
O seu futuro no Bayern estava em dúvida pelo rumo que o clube quer tomar. A defesa está sendo remontada e, com um ano de contrato restante, a venda do jogador se tornou uma opção interessante para o Bayern. Além de Matthijs de Ligt, o time ainda tem Dayot Upamecano e Benjamin Pavard como principais opções da posição. Com a chegada de Raphaël Guerreiro, a lateral esquerda também está bem coberta, o que tornou Lucas Hernández mais negociável.
Lesão grave na Copa 2022
Lucas Hernandez tem tido titular habitual da seleção francesa desde que foi convocado pela primeira vez, em 2018. Convocado pela primeira vez em março de 2018, se tornou titular do time que jogou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Atuou em todos os jogos daquela campanha, sempre como lateral esquerdo, e deu duas assistências, uma contra a Argentina, nas oitavas de final, e outra na final, contra a Croácia.
Na Copa do Mundo 2022, novamente começou como titular na lateral esquerda, mas a sua história no torneio acabou no primeiro jogo, contra a Austrália, quando teve uma lesão grave no joelho nos primeiros minutos da partida. Curiosamente, foi substituído pelo irmão, Theo Hernández, que tem sido titular da equipe de Didier Deschamps desde então —algo, aliás, que era discutido fortemente há muito tempo, pelas excelente nível apresentado por Theo No Milan.
Irmão de Theo Hernández e uma história de família complicada
Lucas Hernández é irmão de Theo Hernández, atualmente no Milan, e que também atua como lateral esquerdo. Nascido em Marseille, é filho de um ex-jogador, Jean-François Hernández, que tem ascendência espanhola, mas não teve contato com o pai, por uma restrição da mãe.
Em entrevista ao Marca, em 2018, Lucas Hernandez contou que não ouviu sobre o seu pai por 12 ou 13 anos. Ele estava desaparecido desde 2004 e, em matéria do jornal francês L’Equipe, em 2022, foi encontrado na Tailândia. As versões são controversas, mas a matéria do Marca ouviu pessoas que conhecem Jean-François, atualmente com 54 anos, e atribuem a distância à mãe dos dois irmãos, Laurence Py, que os criou sozinha.
Jean-François atuou no Toulouse, Sochaux, Marseille, Compostela, Rayo Vallecano e Atlético de Madrid. Desde 2020, ele voltou a viver na França. A alegação do pai é que a mãe tem restrições legais que o impedem de ver os filhos jogadores. Uma história que ainda não está resolvida.