França
Tendência

PSG dá ultimato para Mbappé decidir se renova ou sai do clube

Com contrato até 2024, PSG quer vender o jogador se ele não renovar, como indica que irá fazer

O Paris Saint-Germain enviou uma carta de três páginas para Kylian Mbappé o acusando de causar problemas no clube pelo seu anúncio de não renovação. Mais do que isso, deu um prazo para que o jogador decida se irá renovar e permanecer no clube ou então se será vendido. O clube não irá mantê-lo na temporada se ele não renovar.

Mbappé tem contrato com o PSG até 2024 e tinha uma opção, acionável por ele mesmo, para renovar até 2025. Quando o clube anunciou a sua renovação, em maio de 2022, divulgou que o contrato iria até 2025, mas não citou que era uma opção que só o jogador poderia exercer. Em contratos assim, o habitual é que o clube tenha a opção de renovação. Neste caso, era só o jogador, exclusivamente.

Segundo o L’Equipe, a carta do PSG acusa Mbappé de “causar enorme dano” ao clube ao tornar público o anúncio que não renovaria o contrato e sairia ao final do seu vínculo, em 2024. O clube alega que a questão deveria ter sido tratada de forma privada. Também acusa o jogador de “falta de sinceridade” pelo momento do anúncio durante a janela de transferências.

A carta termina pedindo uma reunião para resolver a situação. Mais do que isso: deu um ultimato ao jogador até o dia 31 de julho para decidir se assina uma renovação ou se será vendido. O clube ressaltou que esta é a única opção para “evite a paralisia duradoura causada por suas ações recentes”.

  • Contrato de Mbappé vai até junho de 2024
  • Clube decidiu que se ele não renovar, venderá o jogador
  • Real Madrid tem interesse em contratar o jogador
  • PSG avalia o jogador em ao menos €200 milhões

Carta do PSG é resposta a comunicado de Mbappé

A carta do PSG é uma resposta a uma mensagem escrita por Mbappé no dia 23 de junho, onde foi explicado ao presidente Nasser Al-Khelaifi por que ele não deseja ativar a opção de renovação de um ano no seu contrato. Com isso, Mbappé poderia sair ao final do seu contrato, de graça, em junho de 2024. É aqui que está a mudança de postura do PSG.

Ao contrário do que fez durante a temporada 2021/22, quando Mbappé estava em seu último ano de contrato e o PSG recusou negociação com o Real Madrid — ou qualquer outro clube — no verão europeu de 2021. Desta vez, segundo o presidente Nasser Al-Khelaifi, o clube só aceita a permanência de Mbappé se ele renovar. Se não, eles irão negociá-lo nesta janela de transferências.

Al-Khelaifi: “A porta está aberta”

Na última quarta-feira, Al-Khelaifi ressaltou que “a porta está aberta” para a saída de Mbappé se ele não quiser renovar o vínculo com os parisienses.  “Queremos que ele permaneça, mas ele não pode sair de graça”, afirmou o dirigente ao Le Parisien. “Era um acordo verbal e ele expressou isso publicamente em uma entrevista. Então, não é discutível”.

“Fiquei realmente chocado ao saber que ele tinha a intenção de sair de graça. É muito decepcionante, porque Kylian é um garoto fantástico, um verdadeiro cavalheiro, e sair de graça, enfraquecendo o maior clube francês, não é ele. Quando recebi esta informação, fiquei chocado e decepcionado”.

“É por isso que ele tem que decidir na próxima semana, ou no máximo em duas semanas. E se ele não quiser assinar um novo contrato, a porta está aberta. É assim para ele e para todo mundo. Ninguém é maior que o clube, nenhum jogador, nem eu. É muito claro”, afirmou o dirigente. “Nos padrões do futebol, você nunca vê seu melhor jogador deixar o clube de graça. Isso nunca acontece”.

Essa postura é o que se esperava do PSG na última vez que isso aconteceu. O clube fez uma aposta que conseguiria renovar o contrato de Mbappé e conseguiu, mas dois anos depois vive o mesmo problema. Como Mbappé já deixou muito claro que não irá renovar, tudo indica que ele sairá do clube.

Segundo o L’Equipe, Mbappé ficou incomodado com os comentários de al-Khelaifi, já que ele sente que nunca prometeu não deixar o clube de graça. O Real Madrid, assim, se torna o grande favorito para assinar com Mbappé. O atacante é fã do clube, que tem interesse em contratá-lo. Ele parecia uma contratação certa no clube merengue antes de anunciar uma surpreendente renovação com o PSG.

Na temporada 2022/23, Mbappé marcou 41 gols em 43 jogos na temporada, somando todas as competições. Na Ligue 1, ele marcou 29 gols em 34 jogos. Na grande maioria dos jogos, ele atuou centralizado no ataque. Caso ele vá para o Real Madrid, muito possivelmente será o mesmo: ele atuará centralizado na maioria das vezes.

O que fica claro é que a disputa entre PSG e Mbappé claramente vai gerar uma separação. E deve ser já na atual temporada.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo