EuropaLiga Europa

Resumão da Liga Europa: Clubes de grandes ligas se impõem (ou se recuperam)

A segunda rodada da Liga Europa teve os clubes das maiores ligas se impondo, em alguns casos se recuperando de resultados ruins na primeira rodada

A segunda rodada da Liga Europa teve poucas surpresas e serviu para algumas equipes que eram favoritas nas suas chaves se recuperarem. As equipes das grandes ligas fizeram um bom papel, de maneira geral, o que pode fazer com que o mata-mata seja de bastante peso. Não quer dizer que todos chegarão lá, mas times que tinham tropeçado na primeira rodada, como Betis e Villarreal, se recuperaram nesta. O Brighton nem tanto, porém, embora tenha arrancado um empate que foi saboroso. Confira como foi esta quinta-feira (5) de rodada de Liga Europa:

Grupo A: West Ham mantém tranquilidade na ponta

Líder do Grupo A, o West Ham continua a sua trajetória rumo a uma classificação tranquila. Venceu o Freiburg fora de casa por 2 a 1 e chegou a seis pontos, mantendo os alemães com três. Era o jogo mais difícil da chave até aqui. No outro jogo do grupo, o TSC ficou no empate com o Olympiacos, o que significou o primeiro ponto dos dois times na competição.

Grupo B: Marseille e Brighton ficam no empate

O duelo mais esperado do Grupo B era entre o Olympique de Marseille e o Brighton, que acabou em um empate por 2 a 2 no Vélodrome. Foi um resultado frustrante para os franceses, que abriram 2 a 0 com 20 minutos e pareciam ter o controle do jogo. O Brighton nunca desistiu, foi buscar o empate já aos 42 minutos do segundo tempo com João Pedro, de pênalti.

O AEK, que tinha vencido o Brighton na primeira rodada, poderia abrir distância na ponta, mas só empatou com o Ajax por 1 a 1 em casa. Ainda assim, o time lidera a chave com quatro pontos, contra dois de Marseille e Ajax. O Brighton só tem um ponto.

Grupo C: Todo mundo empatado

A segunda rodada do Grupo C foi para empatar todo mundo. O Betis, que perdeu na estreia para o Rangers, desta vez venceu o duelo com o Sparta Praga por 2 a 1, em casa. Destaque para o gol de Isco, aquele mesmo, ex-Real Madrid e ex-Sevilla.

Os tchecos tinham vencido o Aris no primeiro jogo. Aris que recebeu o Rangers em casa e venceu por 2 a 1. Com isso, todos os times terminam a segunda rodada com três pontos, com total equilíbrio de forças.

Grupo D: Atalanta consegue vitória gigante

Atuando fora de casa, a Atalanta conseguiu uma excelente vitória por 2 a 1 sobre o Sporting, em pleno Estádio José Alvalade. Foram três pontos bem sofridos, porque o time fez um grande primeiro tempo, abriu 2 a 0, mas tomou uma enorme pressão na segunda etapa, sofreu um gol, de pênalti, mas não arrefeceu e saiu com o triunfo. A vitória leva a Atalanta a seis pontos na tabela, com duas vitórias em dois jogos, enquanto o Sporting tem três.

No outro jogo do grupo, o Rakow perdeu em casa para o Sturm Graz, o que faz com que o time continue sem qualquer ponto, já que tinha perdido da Atalanta na Itália na primeira rodada. O Sturm Graz se recupera da derrota para o Sporting. Na próxima rodada, Rakow e Sporting e Sturm Graz e Atalanta fazem os enfrentamentos.

Grupo E: Liverpool segue em ritmo de cruzeiro

Sem precisar de grandes esforços, o Liverpool venceu o segundo jogo na Liga Europa ao bater o Union Saint-Gilloise por 2 a 0 em Anfield Road. O goleiro Anthony Moris teve aqueles dias: pegou muito e acabou falhando. E a falha é cravada no placar.

No outro jogo do grupo, o Toulouse confirmou o favoritismo e venceu o LASK Linz por 1 a 0, gol de Gabriel Suazo, chegando assim a quatro pontos. O LASK continua sem pontos na tabela, enquanto o Union Saint-Gilloise tem um ponto.

Grupo F: Villarreal se recupera

Depois de estrear com derrota para o Panathinaikos fora de casa, o Villarreal entrou nesta rodada precisando de um resultado melhor. Conseguiu uma vitória apertada, mas bastante importante sobre o Rennes, da França, por 1 a 0. O gol foi do centroavante Alexander Sorloth, aos 36 minutos do primeiro tempo. O goleiro Pepe Reina foi o grande destaque do jogo, sendo fundamental para segurar o resultado dos espanhóis, inclusive defendendo pênalti.

Enquanto isso, o Panathinaikos foi até a Israel enfrentar o Maccabi Haifa e não saiu de um 0 a 0. Com isso, chegou a quatro pontos, enquanto Rennes e Villarreal têm três cada e o Maccabi Haifa tem um. Na próxima rodada, o Villarreal recebe o Maccabi Haifa, enquanto o Panathinaikos terá o Rennes pela frente.

Grupo G: Roma e Slavia Praga sobram

Em duas rodadas, Roma e Slavia Praga têm aproveitamento perfeito. Os dois times venceram seus dois jogos iniciais e lideram a chave com sobras, já se colocando em uma posição difícil de ser alcançada por Servette e Sheriff.

Na cidade eterna, a Roma venceu o Servette por 4 a 0, em uma ótima atuação e com dois gols de Andrea Belotti. O centroavante não fez grande temporada passada, mas começa esta sendo mais ativo e mais participativo. Romelu Lukaku também deixou o seu. A notícia ruim é nova lesão de Lorenzo Pellegrini, que entrou e ficou apenas 13 minutos em campo antes de sentir e precisar sair novamente.

O Slavia Praga recebeu o Sheriff em casa e não teve dó nem piedade: goleou por 6 a 0. Os moldavos já tinham perdido o primeiro jogo para a Roma, enquanto os tchecos tinham vencido o Servette. Assim, a situação no grupo está bastante definida, mas a próxima rodada promete muito. Aliás, as duas próximas: Roma e Slavia Praga se enfrentam duas rodadas seguidas e esse duelo pode definir já o primeiro lugar, se algum dos times vencer os dois jogos.

Grupo H: Leverkusen e Qarabag disparam

Bayer Leverkusen e Qarabag venceram pela segunda vez nesta Liga Europa e estão ambos na ponta do Grupo H com seis pontos, no que promete ser um grupo também desequilibrado. O Leverkusen tinha vencido o Häcken por 4 a 0 na primeira rodada, enquanto o Qarabag venceu o Molde por 1 a 0. Com adversários diferentes, as vitórias vieram mesmo assim.

O Leverkusen venceu o Molde fora de casa por 2 a 1, com dois gols logo no começo do jogo. O Qarabag, também fora de casa, venceu o Häcken por 1 a 0. E o gol foi de brasileiro: Juninho Vieira, jogador formado pelo Athletico Paranaense e com passagem pelo Chaves, de Portugal, antes de chegar ao futebol do Azerbaijão.

Na próxima rodada, Leverkusen e Qarabag se enfrentam na Alemanha e alguém terá que perder pontos. Na quarta rodada, o duelo irá se repetir, com mando invertido. Se algum dos dois times vencer os dois jogos, estará classificado já em primeiro lugar.

A próxima rodada da Liga Europa acontece no dia 26 de outubro, depois da data Fifa.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo