Atalanta começa bem, aguenta sufoco do Sporting e vence em Alvalade
Após abrir vantagem no primeiro tempo, Atalanta tomou um sufoco no segundo tempo, mas aguentou a pressão e sai com uma vitória em Lisboa diante do Sporting
A Atalanta conseguiu uma grande vitória no Estádio José Alvalade, em Lisboa, ao vencer o Sporting por 2 a 1. O jogo nesta quinta-feira (5) pela Liga Europa colocou frente a frente duas equipes que venceram na primeira rodada, mas foram os italianos que saíram felizes desta vez. Com duas vitórias em dois jogos, a Atalanta se coloca em ótima posição pensando em classificação.
O Sporting do técnico Ruben Amorim tinha vencido o Sturm Graz no primeiro jogo, fora de casa, por 2 a 1. Tentava manter o embalo, depois de duas vitórias seguidas também pela liga portuguesa. A Atalanta, do técnico Gian Piero Gasperini, venceu o Rakow em casa na partida da primeira rodada, em casa, por 2 a 0.
Superioridade total da Atalanta
O Sporting teve uma atuação muito ruim no primeiro tempo e a Atalanta, muito superior, dominou as ações. Não só teve mais a bola, como criou chances para marcar. Foram 12 finalizações, com quatro delas no alvo. Foi só na reta final do primeiro tempo que os gols saíram.
Aos 32 minutos, a Atalanta conseguiu abrir o placar. Koopmeiners fez um bom passe para Zappacosta, que cruzou rasteiro para Giorgio Scalvini tocar como centroavante, dentro da área, e marcar 1 a 0.
Antes do fim do primeiro tempo, a Atalanta ampliou o placar. Aos 42 minutos, Ademola Lookman fez o passe para o ala Matteo Ruggeri, que saiu na cara do gol, chutou, o goleiro defendeu só parcialmente, mas a bola passou por baixo dele e sobrou livre, já com o goleiro caído, para Ruggeri só empurrar para a rede: 2 a 0.
Sporting acorda, reage e leva perigo
Aos 28 minutos, o Sporting conseguiu uma grande chance para diminuir o placar. Ousmane Diomandé chutou, Scalvini bloqueou e usou o braço. O árbitro não marcou inicialmente, mas foi chamado a revisar pelo VAR e apontou o pênalti. Viktor Gyökeres cobrou com precisão, a bola tocou na trave e entrou: 2 a 1.
Logo em seguida, aos 31 minutos, o Sporting aproveitou o melhor momento e Marcus Edwards, que entrou no segundo tempo, recebeu na ponta esquerda e finalizou forte, mas o goleiro Juan Musso defendeu. Logo depois, Edwards carregou a bola pelo meio, acionou Geny Catamo, que chutou forte: a bola tocou na trave, nas costas de Musso e saiu. Pressão do Sporting.
Se no primeiro tempo a Atalanta foi dona do jogo, o que se viu no segundo tempo foi o inverso: foram os Leões que atacaram e dominaram a partida. Foram 14 chutes a gol, três deles no alvo, enquanto a Atalanta só chutou uma vez. O time italiano ficou acuado na segunda etapa e o empate não saiu por muito pouco.
Apesar da pressão, a vitória ficou mesmo com a Atalanta, que aguentou até o último minuto. Termina com uma vitória importante, que leva a equipe a seis pontos e deixa o Sporting com três. O Sturm Graz, que venceu o Rakow, também chega a três pontos.
Na próxima rodada, no dia 26 de outubro, o Rakow recebe o Sporting, enquanto a Atalanta vai até a Áustria enfrentar o Sturm Graz. Só o primeiro colocado se classifica diretamente às oitavas de final. O segundo colocado de cada grupo disputa um playoff contra os times que vierem da Champions League, o que é sempre um grande risco.