EuropaLiga Europa

Com lambança de goleiro e Isco como salvador, Betis vira e se recupera na Liga Europa

Sparta Praga sai na frente, mas gols da promessa Assane Diao e do veterano Isco garantem vitória do Betis

O Real Betis tomou um susto saindo atrás no placar com menos de três minutos de partida, mas insistiu e conseguiu uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o Sparta Praga nesta quinta-feira (5), no Benito Villamarín, pela segunda rodada da fase de grupos da Liga Europa. Veljko Birmančević colocou o time tcheco em vantagem, mas a promessa Assane Diao deixou tudo igual rapidamente ao aproveitar uma enorme lambança do goleiro Filip Panak. No fim da segunda etapa, brilhou a estrela de Isco, que marcou de cabeça e garantiu três importantes pontos para os verdiblancos.

O triunfo da equipe espanhola deixou o Grupo C do torneio europeu completamente embolado, com todos os quatro clubes com três pontos conquistados em dois jogos e mesmo saldo de gols. Também nesta quinta, o Aris Limasol, do Chipre, surpreendeu e derrotou o Rangers por 2 a 1, em casa. O time escoceses havia superado justamente o Betis na primeira rodada, por 1 a 0.

Erro do goleiro acaba com bom início do Sparta Praga

Mesmo jogando fora de casa e contra aquele que é o favorito do grupo, o Sparta Praga não se intimidou e agrediu o Betis nos minutos iniciais, apostando em bolas longas nas costas da defesa espanhola. A estratégia deu resultado logo na primeira tentativa. Ainda no campo de defesa, Matěj Ryneš recebeu pela esquerda, percebeu que a última linha do adversário estava bem adiantada e acionou Veljko Birmančević em velocidade. O jogador sérvio não dominou como gostaria, mas foi o suficiente entrar na área, ficar de frente para o gol e finalizar alto na saída do goleiro.

Os visitantes ainda assustariam de novo em outros contra-ataques rápidos explorando o espaço deixado pela defesa mandante, mas sem a mesma efetividade. O bom início de partida, no entanto, foi por água abaixo com graças ao erro de Filip Panak. Aos nove minutos, um lançamento muito longo vindo do campo de defesa do Betis parecia inofensivo, mas o goleiro não calculou direito a velocidade da bola, saiu da área e se atrapalhou com o quique e deixou-a passar. O garoto Assane Diao, que não desistiu do lance em nenhum momento, foi mais rápido que o arqueiro e só completou para a rede, empatando o confronto.

Prodígio verdiblanco, Assane Diao vai tendo o início dos sonhos como jogador profissional. O jogador de 18 anos agora soma três gols em quatro jogos pelo Betis, todos marcados nos compromissos em que foi titular. O garoto ainda se tornou o mais jovem a deixar sua marca com a camisa da equipe em um torneio internacional.

Isco garante a virada

O empate equilibrou o confronto e fez com que o Betis também criasse oportunidades. O empate, no entanto, persistiu durante um bom tempo. Antes que a partida virasse um drama para os donos da casa, que precisavam vencer para não se distanciarem da liderança do Grupo C, a grande contratação da temporada mostrou mais uma vez porque em tão pouco tempo ganhou o carinho da torcida. Aos 33 minutos do segundo tempo, Isco viu o espaço na defesa do Sparta Praga, apareceu na área como elemento surpresa e aproveitou o cruzamento da direita de Guido Rodríguez, desviando de cabeça no canto esquerdo de Filip Panak, que não foi capaz de impedir a virada.

Foi apenas o segundo gol de Isco em dez jogos pelo Real Betis, mas o meio-campista já caiu nas graças dos verdiblancos. O jogador de 31 anos já havia sido aplaudido em outras partidas, mesmo quando a atuação de sua equipe não foi boa, e foi ovacionado de novo pelo Benito Villamarín após o tento.

Início de recuperação?

A vitória sobre o Sparta Praga foi a segunda consecutiva do Betis. No domingo (1), os comandados de Manuel Pellegrini encerraram a sequência de quatro jogos seguidos sem um resultado positivo superando o Valencia por 3 a 0, pela oitava rodada de La Liga.

Com 12 pontos, o Betis aparece na sétima colocação da competição nacional. Seu próximo compromisso será diante do Alavés, no domingo (8), pela nona rodada do Campeonato Espanhol, no estádio de Mendizorroza.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo