
O Betis ainda não engrenou neste início de temporada em La Liga. Os verdiblancos ocupam a décima colocação, com nove pontos em sete rodadas. O elenco sofreu algumas perdas significativas e as reposições foram limitadas, especialmente por conta do fair play financeiro. As soluções precisam ser criativas. E uma que anima é a ascensão do garoto Assane Diao, ponta de apenas 18 anos. Nascido em Senegal e criado na Espanha, o prodígio tinha feito sua estreia pela equipe principal do Betis na última semana, encarando o Rangers pela Liga Europa. Já a primeira partida por La Liga contou com um golaço, seu primeiro pelo clube. Foi a boa notícia no empate por 1 a 1 contra o Granada, na visita dos beticos a Nuevo Los Carmenes.
Assane Diao é observado com muita atenção no Betis. O garoto nasceu em Senegal e se mudou para a Espanha quando tinha três anos de idade. Atuava nas categorias de base do Badajoz e passou por outros clubes menores, antes de ser levado pelo Betis em 2021, aos 16 anos. Os verdiblancos não se arrependeram. O novato atuava como meio-campista, mas foi adiantado e passou a brilhar na ponta. Possui qualidade com os dois pés e um bom cruzamento, além de também contar com um ótimo porte físico.
Durante a última temporada, Diao se juntou ao Betis B na quarta divisão do Campeonato Espanhol. Virou um dos destaques do segundo quadro verdiblanco. Foram quatro gols e duas assistências em 20 partidas em 2022/23. A ascensão também garantiu seus primeiros chamados para as seleções de base da Espanha. O ponta esteve presente no Campeonato Europeu Sub-19 de 2023, em que a Roja alcançou as semifinais. Já o prêmio maior veio em julho, com a renovação de seu contrato com os beticos, quando times como Liverpool e RB Leipzig começavam a sondá-lo. A transição para o elenco principal se tornou questão de tempo.
Após observá-lo na pré-temporada, o técnico Manuel Pellegrini colocou Assane Diao no banco de reservas contra o Barcelona, por La Liga. Já na última quinta-feira, o treinador ofereceu os primeiros minutos em campo para o atacante, que completou 18 anos no início de setembro. O adolescente não teve muito tempo para apresentar suas credenciais diante do Rangers na Liga Europa, mas estava claro como desfrutaria da confiança. Isso até que Pellegrini resolvesse escalá-lo como titular na ponta direita contra o Granada, nesta quinta-feira.
O golaço de Diao
Assane Diao ocupou uma posição que, até a temporada passada, contava com a presença do lendário Joaquín – o maior jogador da história do Betis. O elenco verdiblanco está bem servido no papel de meias / pontas, mas sem que o rendimento corresponda e também com problemas de lesão. Abde Ezzalzouli e Isco foram reforços para o setor, enquanto Nabil Fekir se recupera de grave contusão. Luiz Henrique segue à disposição, mas sem reproduzir seu melhor momento no clube. Assim, até pela estreia, Diao pede passagem.
51’ ⏱⚽️ ¡¡GOOOOOOOOOOOL DEL REAL BETIS!! ?? ¡¡Golazo de Assane!! ??
?⚪ #GranadaRealBetis 0-1 ??#DíaDeBetis pic.twitter.com/vYlasLEU6q
— Real Betis Balompié ?? (@RealBetis) September 28, 2023
O Granada foi superior no primeiro tempo em Nuevo Los Carmenes, mas não conseguiu passar pelo goleiro Claudio Bravo, com ótimas defesas do veterano. O Betis abriu o placar na volta do segundo tempo, com a pintura de Diao aos seis minutos. O garoto recebeu a roubada de Ayoze Pérez na ponta direita, limpou a marcação em diagonal na entrada da área e mandou uma pancada de longe. Não deu chances ao goleiro André Ferreira, num tiro rente à trave. Ainda quase rolou uma assistência do novato para Isco na sequência. Lucas Boyé empatou para o Granada aos 22, num grande passe de Bryan Zaragoza, e a partida seguiu aberta para os dois lados. Diao permaneceu em campo até os 36 da etapa final, substituído por Juan Cruz. O novato foi muito participativo, com raros erros e muita atitude, também para auxiliar na marcação. Agradou.
O Betis acumula a terceira rodada sem vitória em La Liga, com empates recentes contra dois times que devem lutar para não cair. Os nove pontos dos verdiblancos já deixam o time a cinco pontos de distância do G-4. Já o Granada é o penúltimo colocado. Tem apenas quatro pontos, na zona de rebaixamento.