EuropaLiga Europa

Roma lavou a alma com goleada sobre o Servette e redenção de Belotti

Com dois gols, Belotti foi o destaque da partida diante do Servette, que deixa a situação da Roma na Liga Europa muito tranquila

A Roma teve uma noite europeia de muita festa no Estádio Olímpico da capital italiana. Nesta quinta-feira (5), os giallorossi venceram o Servette, da Suíça, por 4 a 0, com destaque para o atacante Andrea Belotti, que participou bem do jogo e marcou dois gols. Romelu Lukaku manteve a excelente sequência e também fez um dos gols.

Era uma vitória importante, depois de uma semana difícil. No meio da última semana, o time foi goleado pelo Genoa, pela Serie A. Reagiu no fim de semana ao vencer o Frosinone. Emplacar uma segunda vitória consecutiva e, mais do que isso, com uma grande atuação, é uma ótima notícia para todos na Roma.

Belotti teve uma primeira temporada pela Roma que foi muito abaixo do esperado. Seu baixo desempenho fez com que o clube buscasse outro atacante, que foi Romelu Lukaku, porque a lesão de Tammy Abraham deixou o time da capital sem mais opções. Os dois gols do centroavante são muito importantes para a sua confiança.

São quatro gols de Belotti na temporada, depois de ter feito outros dois gols na goleada sobre o Empoli por 7 a 0, pela Serie A, no dia 17 de setembro. No total, são oito gols pela Roma com os dois marcados nesta quinta-feira, em 54 jogos. Sua recuperação é importante para que os romanistas tenham opções.

José Mourinho estava suspenso e não ficou no banco de reservas. Ele foi mostrado na tribuna acompanhando o jogo. O atacante Paulo Dybala foi poupado e começou no banco, assim como outros titulares como o goleiro Rui Patrício, o lateral Leonardo Spinazzola e o meio-campista Lorenzo Pellegrini.

O Servette, comandado por Rene Weiller, foi até o Estádio Olímpico de Roma para atuar em um 4-4-2 bem fechado, tentando tirar os espaços. O time teve alguma ousadia, foi para o ataque como conseguiu, mas não foi capaz de impedir a Roma de impor o seu jogo.

Um gol só da Roma saiu barato

Logo no primeiro lance do jogo, o Servette assustou, graças a uma indecisão entre Bryan Crystante e Gianluca Mancini. Chris Bedia aproveitou a sobra para bater colocado, mas errou o alvo e mandou para fora.

Como era de se esperar, a Roma controlava a bola e as ações ofensivas, mas tinha um domínio muito pouco efetivo. Rondava a área do time suíço em busca de espaço, mas sem conseguir efetivamente criar uma chance para finalização.

O gol saiu em um lance de insistência de Andrea Belotti. O atacante brigou pela direita, conseguiu ficar com a bola, passou para Zeki Çelik e o ala cruzou rasteiro para Romelu Lukaku. O belga finalizou sem conseguir pegar em cheio, mas foi o suficiente para marcar 1 a 0, aos 20 minutos.

Foram diversas chances criadas pela Roma no primeiro tempo e o placar ter terminado apenas 1 a 0 no primeiro tempo foi uma grande sorte dos suíços. Lukaku quase ampliou o placar pouco antes do intervalo, em uma jogada muito parecida com o seu gol.

Atropelo no início do segundo tempo e festa de Belotti

Para o segundo tempo, a Roma voltou com uma alteração. O meio-campista Aouar Houssem foi substituído por Lorenzo Pellegrini. Logo no começo, Pellegrino já ajudou a fazer diferença. Ele fez o passe para Andrea Belotti, em profundidade, e o atacante bateu cruzado, de pé esquerdo, e marcou: 2 a 0. O gol foi marcado antes do relógio marcar dois minutos do segundo tempo.

Em seguida, aos seis minutos, o próprio Pellegrini colocaria o seu nome no placar. Desta vez, ele completou um bom cruzamento de Zeki Çelik da direita, que cruzou alto para o camisa 7 pegar de primeira, bonito, e marcar 3 a 0 para os giallorossi. Pellegrini, então, acabou tendo uma péssima notícia. Ele sentiu uma lesão com poucos minutos em campo e, aos 13, precisou ser substituído. Entrou Riccardo Pagano em seu lugar.

O quarto gol veio logo depois. Em cobrança de escanteio de Leandro Paredes, Belotti deu um peixinho dentro da área e conseguiu um desvio suficiente para vencer o goleiro Jeremy Frick: 4 a 0, aos 13 minutos do segundo tempo. O jogo estava mais do que definido.

Vieram então muitas mudanças, com a saída de Lukaku, do capitão Mancini e de Eduardo Bove para preservá-los para o jogo da Serie A no domingo. A Roma está em uma situação confortável na Liga Europa, com duas vitórias em dois jogos, seis pontos, empatado com o Slavia Praga.

A próxima rodada, no dia 26 de outubro, será contra o Slavia Praga e uma vitória praticamente garante a classificação, ainda mais por ser confronto direto. O jogo será no mesmo Estádio Olímpico, em Roma. O Servette vai até a Moldávia enfrentar o Servette no mesmo dia.

No fim de semana, a Roma volta a campo no domingo (8) contra o Cagliari, do técnico Claudio Ranieri.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo