Eliminatórias da Eurocopa

Um mini-guia para acompanhar as rodadas decisivas das eliminatórias da Euro 2024

Grupo a grupo, falamos sobre as seleções com chances de classificação para a Eurocopa nestas duas rodadas finais

Os próximos sete dias serão bastante movimentados em toda a Europa. As eliminatórias para a Euro 2024 encerrarão a sua fase de grupos com mais da metade das vagas diretas no torneio continental ainda indefinidas. Até o momento, nove times se confirmaram na competição: Bélgica, França, Portugal, Espanha, Escócia, Turquia, Áustria e Inglaterra, além da anfitriã Alemanha. Restam mais 13 lugares diretos em disputa. Há times de peso correndo risco, em especial Itália e Croácia. Boas histórias podem ser contadas por surpresas como Cazaquistão e Kosovo. Além, é claro, dos que precisam fazer o mínimo para carimbar o passaporte – a exemplo da Albânia, sensação do qualificatório.

Abaixo, trazemos um pequeno resumo de cada uma das dez chaves das eliminatórias da Euro 2024. Quem já está classificado, quem ainda está na briga e como serão essas rodadas finais. Há promessas de jogos espetaculares, a exemplo de Ucrânia x Itália e Romênia x Suíça. Também detalhamos um pouco a situação na repescagem. Vale lembrar que os dois primeiros de cada grupo estarão no torneio. E, mais uma vez, as últimas vagas para a competição continental serão disputadas em mata-matas montados a partir do desempenho na Liga das Nações. Em março, serão formados três “Final Four” com semifinais e final em jogos únicos para confirmar os três últimos classificados.

Neste formato, a pontuação nos grupos das eliminatórias da Euro 2024 não influencia diretamente quem vai à repescagem. Se o time for eliminado em seu grupo, pouco importa se ficou zerado no qualificatório. O que influencia é o ranking na Liga das Nações, conforme a divisão e também a pontuação das seleções na edição de 2022/23 do torneio da Uefa. A princípio, os quatro campeões de grupo da Liga A, os quatro da Liga B e os quatro da Liga C vão para os “Final Four” da repescagem. Porém, caso um desses times se classifique direto para a Euro via eliminatórias, quem aparece logo abaixo no ranking da Liga das Nações ganha a vez, e assim sucessivamente.

Todos os times que estiveram na Liga A devem ter a chance de disputar pelo menos a repescagem, já que a maioria absoluta tende a ficar com as vagas diretas nos grupos das eliminatórias. Já nas Ligas B e C, a briga é bem mais ferrenha. Neste momento, equipes como a Noruega e o Azerbaijão dependem da competência de outros times em busca da vaga direta nas eliminatórias da Euro para ficarem com os lugares que sobrarem na repescagem. Mesmo a Estônia, melhor ranqueada da Liga D, não está totalmente morta.

O ranking da Nations League, via Wikipedia. Os times em verde, neste momento, estão se classificando direto à Euro 2024. Os times em azul são aqueles que herdariam as vagas na repescagem. Legenda: (Q) classificado; (X) jogará pelo menos a repescagem; (A) está garantido na repescagem, sem chances de vaga direta; (Y) não pode ficar com a vaga direta, mas pode ficar com a repescagem; (Z) pode ficar com a vaga direta, mas não pode com a repescagem; (E) eliminado; (H) anfitrião; (B) banido.

Grupo A

Quem se classificou: Espanha e Escócia
Quem está vivo:
Noruega (via repescagem) e Geórgia (via repescagem)
Um jogo para ver: Escócia x Noruega (19 de novembro)

Espanha e Escócia se garantiram na Euro 2024. Neste momento, resta aos demais times torcerem pela repescagem. A Geórgia está garantida na fase final dos mata-matas via Liga das Nações. A equipe tinha a melhor campanha entre os representantes da Liga C e se confirmou por antecipação na fase extra. Vale lembrar que os georgianos também disputaram a repescagem para a Euro 2020, com a vaga perdida na decisão contra a Macedônia do Norte. Há um claro amadurecimento do time, em especial pela maneira como Khvicha Kvaratskhelia e Georgi Mamardashvili despontaram por clubes. Já dá para colocar a antiga república soviética entre os favoritos por essa vaga na Liga C – embora a Grécia possa ser uma pedra no sapato.

Já a Noruega precisa ter fé para alcançar a repescagem. A equipe de Erling Braut Haaland e Martin Odegaard decepcionou, pela maneira como não fez nem cócegas contra Espanha ou mesmo Escócia. E não que o time venha de uma boa campanha na Liga das Nações: é a oitava colocada no ranking da Liga B. Neste momento, os noruegueses não disputariam a repescagem. O jeito é torcer para que alguns concorrentes na Liga B, atualmente fora da zona de classificação em seus grupos das eliminatórias, avancem com a vaga direta e não precisem da repescagem. O mais palpável neste momento seria Israel ou Islândia conseguirem vaga direta na Euro. Porém, nenhum desses times se aponta em condições tão favoráveis.

Qualification Grupo A
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Espanha

Espanha

8 7 0 1 20 21
2 Escócia

Escócia

8 5 2 1 9 17
3 Norway

Norway

8 3 2 3 2 11
4 Geórgia

Geórgia

8 2 2 4 -6 8
5 Cyprus

Cyprus

8 0 0 8 -25 0

Grupo B

Quem se classificou: França
Quem está vivo:
Holanda e Grécia; Irlanda (via repescagem)
Um jogo para ver: Grécia x França (21 de novembro)

A França se garantiu na Eurocopa por antecipação, com imensa tranquilidade. A briga está pela segunda vaga direta, entre Holanda e Grécia. Os dois times somam 12 pontos, mas a Oranje tem uma partida a menos e a tendência é que resolva a parada sem problemas. Os holandeses pegam Irlanda em casa e Gibraltar fora, enquanto os gregos terão que medir forças com a França em Atenas. A vitória do time de Ronald Koeman por 1 a 0 na Grécia, gol de Virgil van Dijk no finalzinho, foi fundamental para pavimentar o caminho em outubro.

Mesmo se uma reviravolta acontecer, a Holanda disputaria a repescagem via Liga A. Já a Grécia disputará os playoffs da Liga C se não conseguir a vaga direta. É um caminho relativamente acessível, especialmente porque a rival Turquia, que poderia ser a principal adversária nos mata-matas, se confirmou por antecipação na Euro 2024. A Irlanda também possui chances na repescagem da Liga B, mas bastante remotas. É uma situação ainda pior que a da Noruega.

Qualification Grupo B
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 França

França

8 7 1 0 26 22
2 Holanda

Holanda

8 6 0 2 10 18
3 Greece

Greece

8 4 1 3 6 13
4 Rep of Ireland

Rep of Ireland

8 2 0 6 -1 6
5 Gibraltar

Gibraltar

8 0 0 8 -41 0

Grupo C

Quem se classificou: Inglaterra
Quem está vivo:
Ucrânia e Itália
Um jogo para ver: Ucrânia x Itália (20 de novembro)

A Inglaterra se garantiu com muita folga no Grupo C, um dos mais difíceis dessas eliminatórias da Euro. A briga fica pela segunda vaga, num embate que se promete emocionante. A Ucrânia está na segunda posição, com 13 pontos, enquanto a Itália soma dez pontos e possui um jogo a menos. Será importante para a Azzurra vencer a eliminada Macedônia do Norte (sempre ela) em Roma na penúltima rodada. O duelo final será um aguardado Ucrânia x Itália em Leverkusen. Caso os italianos ganhem dos macedônios, dependerão apenas de um empate contra os ucranianos, por terem vencido o encontro em Milão. Porém, se a Macedônia aprontar, só a vitória interessará aos atuais campeões da Europa.

Não é o que a Itália quer, mas um lugar na repescagem o time já tem. A Ucrânia, por sua vez, não está matematicamente confirmada na repescagem da Liga B, como sexto time da lista. Entretanto, no cenário atual, a vaga no Final Four é praticamente certa. De resto, os dois times do Grupo C não têm mais chances de classificação. O lamento maior fica para a Macedônia do Norte, que não foi bem na Liga das Nações e nem um milagre é mais possível para avançar na Liga C.

Qualification Grupo C
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Inglaterra

Inglaterra

8 6 2 0 18 20
2 Itália

Itália

8 4 2 2 7 14
3 Ucrânia

Ucrânia

8 4 2 2 3 14
4 North Macedonia

North Macedonia

8 2 2 4 -10 8
5 Malta

Malta

8 0 0 8 -18 0

Grupo D

Quem se classificou: Turquia
Quem está vivo:
Gales, Croácia e Armênia
Um jogo para ver: Armênia x Gales (18 de novembro)

A Turquia nadou de braçada no Grupo D e jogará a Eurocopa, mesmo trocando de técnico, com a chegada de Vincenzo Montella nesta reta final. A disputa se concentra pela segunda vaga. Gales tem dez pontos, assim como a Croácia. A Armênia corre por fora com sete pontos, ainda com chances. Todos os times entram em campo duas vezes. Gales visita a Armênia e recebe a Turquia. A Croácia tem a calmaria de jogos mais fáceis, contra Letônia fora e Armênia em casa. Já a Armênia precisará se impor contra os galeses em Yerevan e os croatas em Zagreb. Caso a pontuação de Gales e Croácia se mantenha igualada, melhor para os Dragões, que venceram o confronto direto em Cardiff na última Data Fifa. Assim, o time de Rob Page só precisa fazer sua parte.

Em relação à repescagem, a Croácia pelo menos tem um lugar certo na Liga A se não se classificar. Gales está na última posição da Liga A, mas também só não vai aos mata-matas se acontecer uma reviravolta inimaginável. A Armênia foi mal na Liga B e só pode brigar pela vaga direta, sem mais chances de repescagem.

Qualification Grupo D
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Turquia

Turquia

8 5 2 1 7 17
2 Croácia

Croácia

8 5 1 2 9 16
3 País de Gales

País de Gales

8 3 3 2 0 12
4 Armenia

Armenia

8 2 2 4 -2 8
5 Latvia

Latvia

8 1 0 7 -14 3

Grupo E

Quem se classificou: Ninguém
Quem está vivo:
Albânia, República Tcheca, Polônia e Moldova
Um jogo para ver: Polônia x República Tcheca (17 de novembro)

Um dos poucos grupos em que ninguém se garantiu na Euro 2024 ainda. Porém, a Albânia está quase lá. A equipe sensação sob as ordens de Sylvinho tem 13 pontos, com duas partidas por fazer. A República Tcheca aparece com 11 pontos e também duas partidas por fazer. A partir de então, o cenário se complica muito. Especialmente à Polônia, com dez pontos e só um jogo restante. Já as chances de Moldova são até maiores, com nove pontos – claro, se os azarões cumprirem sua parte, com dois compromissos a jogar.

Na próxima rodada, Moldova recebe a Albânia e a Polônia terá sua última cartada para ultrapassar a República Tcheca, com o duelo em Varsóvia. O problema dos poloneses é que, na rodada final, os dois times na zona de classificação terão molezas dentro de casa. A Albânia pega Ilhas Faroe em Tirana e a República Tcheca encara Moldova em Olomouc. Até por isso, apostar na vaga da Polônia é improvável – dependeriam especialmente de uma ajuda dos moldavos contra os tchecos, e isso se eles tiverem tropeçado contra os albaneses.

A Polônia tem como consolação chances enormes de ir à repescagem pela Liga A. O mesmo para a República Tcheca, caso a improvável virada polonesa aconteça. A Albânia só pode se classificar diretamente, sem vaga na repescagem pela Liga B. O mesmo vale para Moldova, sem esperanças de uma sobrevida pela Liga D. Curiosamente, Ilhas Faroe ainda respiram por aparelhos via repescagem, mas só com uma combinação de resultados praticamente impossível para disputar a vaga extra da Liga C.

Qualification Grupo E
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Albânia

Albânia

8 4 3 1 8 15
2 Republica Checa

Republica Checa

8 4 3 1 6 15
3 Polônia

Polônia

8 3 2 3 0 11
4 Moldova

Moldova

8 2 4 2 -3 10
5 Faroe Islands

Faroe Islands

8 0 2 6 -11 2

Grupo F

Quem se classificou: Bélgica e Áustria
Quem está vivo:
Azerbaijão (via repescagem) e Estônia (via repescagem)
Um jogo para ver: Sinceramente? Nenhum

Tudo está praticamente desenhado no Grupo F. Bélgica e Áustria se classificaram para a Eurocopa, com campanhas muito tranquilas. A grande decepção ficou para a Suécia, que ainda possui um jogo a mais por fazer que ambas as concorrentes e sequer tem chances. Nem repescagem vai rolar dessa vez para os escandinavos, rebaixados pela Liga B e sem possibilidade sequer de um milagre a essa altura do campeonato. Curiosamente, os dois times abaixo ainda têm chances razoáveis de repescagem.

O Azerbaijão é o primeiro na fila de espera da Liga C, mas precisa que Grécia, Cazaquistão ou Luxemburgo (um desses) fique com uma vaga direta. Já a Estônia fez a melhor campanha da Liga D, que poderá conceder uma vaga na repescagem. Para tanto, os estonianos terão que torcer pelos grandões: a Liga D só terá essa chance se pelo menos 13 dos 16 times da Liga A se classificarem diretamente. No atual cenário, isso deve ocorrer sem muitos problemas.

Qualification Grupo F
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Bélgica

Bélgica

8 6 2 0 18 20
2 Áustria

Áustria

8 6 1 1 10 19
3 Sweden

Sweden

8 3 1 4 2 10
4 Azerbaijan

Azerbaijan

8 2 1 5 -10 7
5 Estonia

Estonia

8 0 1 7 -20 1

Grupo G

Quem se classificou: Ninguém
Quem está vivo:
Hungria, Sérvia e Montenegro; Bulgária (via repescagem)
Um jogo para ver: Hungria x Montenegro (19 de novembro)

O Grupo G só não está definido pela matemática, porque a situação se encaminhou bem. A Hungria lidera com 14 pontos, enquanto a Sérvia tem 13 pontos. Montenegro é quem tenta contrariar os prognósticos, com oito pontos e dois jogos por fazer – um a mais que os sérvios. Na próxima rodada, Montenegro pega a Lituânia e a Hungria só depende do empate com a Bulgária. Já no compromisso final, Montenegro terá uma pedreira em Budapeste contra a própria Hungria e a Sérvia recebe a Bulgária em Leskovac. Os sérvios ainda têm vantagem no confronto direto com os montenegrinos, o que os deixa dependentes também só de um empate para confirmar a vaga.

Caso o inimaginável aconteça, Hungria e Sérvia ao menos estão com seus lugares na repescagem praticamente assegurados. Os húngaros estão bem na lista da Liga A, enquanto os sérvios já se confirmaram no Final Four da Liga B. Montenegro, por sua vez, não tem mais chances de repescagem na Liga B. A Lituânia está eliminada, enquanto a Bulgária tem chances remotas de repescagem via Liga C.

Qualification Grupo G
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Hungria

Hungria

8 5 3 0 9 18
2 Sérvia

Sérvia

8 4 2 2 6 14
3 Montenegro

Montenegro

8 3 2 3 -2 11
4 Lithuania

Lithuania

8 1 3 4 -6 6
5 Bulgaria

Bulgaria

8 0 4 4 -7 4

Grupo H

Quem se classificou: Ninguém
Quem está vivo:
Eslovênia, Dinamarca e Cazaquistão; Finlândia (via repescagem)
Um jogo para ver: Dinamarca x Eslovênia (17 de novembro)

Nenhum classificado conhecido e três times na briga, embora numa situação mais tranquila para os dois primeiros. O Grupo H possui seis equipes, então o número de partidas entre elas é igual. A Eslovênia e a Dinamarca aparecem à frente com 19 pontos. Já o Cazaquistão é o único que pode provocar uma mudança de cenário, com 15 pontos. Os cazaques devem garantir três pontos fáceis em casa contra San Marino na próxima rodada, enquanto a chance de uma virada ocorre contra a Eslovênia em Ljubljana no compromisso final. Os eslovenos, antes disso, enfrentam a Dinamarca em Copenhague. Já os dinamarqueses, além da Eslovênia, poderão selar a classificação na visita à eliminada Irlanda do Norte.

A situação da Dinamarca é a mais tranquila de uma maneira geral, e os escandinavos também estão garantidos na repescagem via Liga A. A Eslovênia precisa da classificação direta, senão só um improvável milagre para dar a vaga na repescagem da Liga B. O Cazaquistão está confirmado ao menos na repescagem da Liga C. E o grupo ainda tem a Finlândia, sem mais chance de uma vaga direta, mas confirmada na repescagem da Liga B. Será a chance de ir à segunda Euro consecutiva.

Qualification Grupo H
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Dinamarca

Dinamarca

10 7 1 2 9 22
2 Eslovênia

Eslovênia

10 7 1 2 11 22
3 Finland

Finland

10 6 0 4 8 18
4 Kazakhstan

Kazakhstan

10 6 0 4 4 18
5 Northern Ireland

Northern Ireland

10 3 0 7 -4 9
6 San Marino

San Marino

10 0 0 10 -28 0

Grupo I

Quem se classificou: Ninguém
Quem está vivo:
Romênia, Suíça, Israel e Kosovo
Um jogo para ver: Israel x Suíça (15 de novembro)

A chave mais aberta de todas, com quatro times na luta por duas vagas. A Romênia soma 16 pontos, com a Suíça contabilizando 15 logo atrás. Israel, com 11, e Kosovo, com 10, correm por fora. Vale lembrar que a chave foi impactada pelo adiamento dos jogos de Israel em decorrência da guerra. No domingo, os israelenses perderam para Kosovo por 1 a 0 em Pristina. Nesta quarta, Israel recebe a Suíça em campo neutro na Hungria.

Essa partida entre Israel e Suíça é talvez a mais importante na reta final, pela maneira como pode mudar o equilíbrio da chave. A penúltima rodada terá dois confrontos diretos, com Israel recebendo a Romênia na Hungria e a Suíça pegando Kosovo na Basileia. Será importante aos israelenses ganharem pelo menos um desses embates, já que na rodada final visitam a lanterna Andorra. Kosovo possui chances remotas, mas vê a sobrevida especialmente por receber Belarus em Pristina. Quem não pode bobear são Romênia e Suíça, que se encaram no compromisso derradeiro em Bucareste.

A Suíça deve ir pelo menos à repescagem via Liga A, numa situação tranquila. Israel foi o melhor time da Liga B e está confirmado na repescagem, caso não vá diretamente. Kosovo tem chances remotas de disputar os mata-matas da Liga C. A Romênia é a única das quatro equipes que, a esta altura, só disputa as vagas diretas.

Qualification Grupo I
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Romênia

Romênia

10 6 4 0 11 22
2 Suíça

Suíça

10 4 5 1 11 17
3 Israel

Israel

10 4 3 3 0 15
4 Belarus

Belarus

10 3 3 4 -5 12
5 Kosovo

Kosovo

10 2 5 3 0 11
6 Andorra

Andorra

10 0 2 8 -17 2

Grupo J

Quem se classificou: Portugal
Quem está vivo:
Eslováquia, Islândia e Luxemburgo; Bósnia (via repescagem)
Um jogo para ver: Eslováquia x Islândia (16 de novembro)

Portugal está confirmado na Euro 2024. Sobra uma vaga para três times, mas a Eslováquia também está bastante sossegada e só não vai ao torneio continental se errar demais. Soma 16 pontos, contra 11 de Luxemburgo e 10 da Islândia. Os eslovacos encaram Islândia em casa e Bósnia fora. Os islandeses, apesar do confronto direto, fecham a campanha em Lisboa diante de Portugal. Já Luxemburgo tem a tabela mais acessível, contra Bósnia em casa e Liechtenstein fora.

A Eslováquia só briga pela Eurocopa através da vaga direta, sem chances na repescagem da Liga C. A Islândia está numa situação cômoda para ir à repescagem da Liga B, enquanto Luxemburgo também se garantiu na repescagem da Liga C. O Grupo J ainda tem mais um time vivo no torneio: a Bósnia. Não pode mais ficar com uma das vagas diretas, mas venceu seu grupo na Nations e se confirmou na repescagem da Liga B.

Qualification Grupo J
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Portugal

Portugal

10 10 0 0 34 30
2 Eslováquia

Eslováquia

10 7 1 2 9 22
3 Luxembourg

Luxembourg

10 5 2 3 -6 17
4 Iceland

Iceland

10 3 1 6 1 10
5 Bosnia-Herzegovina

Bosnia-Herzegovina

10 3 0 7 -11 9
6 Liechtenstein

Liechtenstein

10 0 0 10 -27 0
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo