Eliminatórias da Eurocopa

Ucrânia vira em três minutos e elimina Bósnia dos play-offs da Eurocopa

Yaremchuk entra no segundo tempo e faz a diferença na virada ucraniana com gol e assistência

No sufoco, a Ucrânia bateu a Bósnia & Herzegovina pelo placar de 2 a 1 de virada e se classificou para enfrentar a Islândia nos play-offs da Eurocopa 2024. Todos os gols do jogo foram marcados no segundo tempo. Logo aos 11 minutos, Matviyenko acabou desviando chute cruzado e marcou contra. Quando tudo se encaminhava para a vitória do time bósnio, eis que Serhiy Rebrov coloca Yaremchuk em campo, mudando completamente a história do confronto.

Apenas três minutos foram suficientes para que o atacante do Valencia recebesse assistência de Konoplia e mandasse a bola para o fundo do gol, deixando tudo igual em Bilino Polne. O primeiro gol dos ucranianos aconteceu aos 40 minutos do segundo tempo e a virada veio logo depois com Dovbyk, aos 43 minutos, em jogada de Yaremchuk que cruzou na cabeça do atacante do Girona para virar o confronto.

Fator Yaremchuk faz a diferença e Ucrânia avança

O primeiro tempo do jogo disputado na cidade de Zenica foi bem fraco, com quase nada de emoção, seja para o lado da Bósnia ou mesmo do lado ucraniano. Foram apenas sete chutes em pouco mais de 45 minutos de jogo na etapa complementar, sendo quatro pelo lado bósnio e três do lado ucraniano. A pressão pelo resultado e o medo de errar fizeram os times arriscar menos do que poderiam.

Em contrapartida, o jogo tomou ares de drama e muita emoção. Quando Matviyenko marcou o gol contra, o panorama da partida se transformou, com a Ucrânia saindo muito mais ao ataque e fazendo valer sua superioridade técnica, diante de uma Bósnia que tentava se fechar a qualquer custo para conseguir o resultado e seguir viva no sonho de disputar a Eurocopa pela primeira vez como país independente.

Rebrov, técnico da Ucrânia, via o tempo passar e decidiu colocar Yaremchuk somente aos 41 minutos da etapa complementar, tirando o volante Bazhko, dando ainda mais volume ofensivo ao time ucraniano. O atacante marcou o gol de empate aos 40 minutos e aos 43 serviu Dovbyk para marcar o gol da virada e garantir a classificação do país para enfrentar a seleção da Islândia da sequência da eliminatória.

Yaremchuk teve o seu papel fundamental na virada da Ucrânia, mas é bem verdade que a Bósnia recuou demais no segundo tempo e ainda poderia ter tomado mais gols, já que atrás do placar, tentou o empate na base do abafa e cedeu contra-ataques generosos que não foram aproveitados pelo talentoso time ucraniano.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo