Após muito relutar, Cruzeiro recorreu a base campeoníssima para salvar ano
Jovens como Japa, Robert e Kaiki se mostraram preparados para terem maior destaque no time principal e devem seguir ganhando chances

O Cruzeiro não fez um bom 2023 no profissional, mas, na base, teve um ano muito vitorioso em diversas categorias, com destaque para o sub-20, que com um excelente time, conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil, batendo adversários difíceis. A junção desses dois fatores fez com que os cruzeirenses passassem a pedir mais chances para os garotos, imaginando que eles pudessem desempenhar melhor que os veteranos, que vinham mal.
Mas seguindo uma temporalidade, voltemos ao início do ano, quando Paulo Pezzolano comandou o Cruzeiro no Campeonato Mineiro. Com ele, dois jovens tiveram espaço no time principal: o lateral-esquerdo Kaiki e o volante Ian Luccas, que apesar de mostrarem qualidades, foram prejudicados pelo momento ruim do time.
O Cruzeiro é o maior campeão de competições nacionais da categoria Sub-20! ?
A conquista do título inédito na Copa do Brasil Sub-20, em 2023, resultou em um relevante recorde nacional: os #CriasDaToca se consolidaram como os maiores campeões da categoria.
Saiba mais:… pic.twitter.com/wG44Jetllq
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) December 15, 2023
Após a saída de Pezzolano, Pepa assumiu o Cruzeiro e a base perdeu espaço. Ian Luccas e Kaiki seguiram no elenco principal, mas sem receberem oportunidades. Enquanto o volante teve pouquíssimos minutos ao fim de uma única partida, o lateral jogava quando Marlon, titular da ala esquerda, estava indisponível, algo raro. Com o passar do tempo, os resultados do treinador português foram piorando, o que criou uma “bronca” para com ele, pela preferência em insistir em jogadores que não rendiam ao invés de utilizar jovens destaques.
Depois de Pepa ser demitido, Zé Ricardo assumiu o Cruzeiro prometendo novas chances aos garotos. Apesar das palavras e da promoção de seis campeões da Copa do Brasil sub-20, as oportunidades seguiram escassas, até mesmo para o atacante Fernando, artilheiro no ano, que entrou apenas nos minutos finais de um único jogo. A grande virada de chave para os jovens aconteceu no clássico contra o Atlético-MG, quando Kaiki e Japa se aproveitaram de desfalques para atuarem e se destacarem, chamando a atenção.
A partir daí, os jovens foram aparecendo mais e mais, e já com Paulo Autuori no comando interino, passaram a ter maior destaque, em especial Ian Luccas, Japa e Robert, sendo esse último o autor de um dos gols mais importantes da Raposa no ano, contra o Goiás, importantíssimo para que o clube se mantivesse na Série A.
⚽ O GOL DO ROBERT!!!
O #CriaDaToca finaliza no canto, com confiança, e faz o gol da vitória do Cabuloso no fim do jogo!? Sportv / Premiere
? #GOIxCRU | 0-1 | ? #FechadoComOCruzeiro pic.twitter.com/3HjWyi3law
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) November 28, 2023
Quem foram os jogadores que o Cruzeiro buscou na base em 2023?
- Ruan Santos (zagueiro): Capitão do sub-20 do Cruzeiro, Ruan Santos fez uma ótima temporada na base e subiu para o time principal com Zé Ricardo. Apesar de figurar no banco em algumas oportunidades, o zagueiro de 20 anos ainda não estreou como profissional. Espera-se que ele receba as primeiras chances em 2024.
- Kaiki (lateral-esquerdo): Apesar de não ser uma novidade no time profissional, é importante citar o rápido Kaiki Bruno, que teve em 2023 seu ano de maior destaque em sua curta carreira. O jogador de 20 anos teve alguns momentos de muito destaque e é visto como uma grande promessa do Cruzeiro. Foram 14 jogos na temporada, sem participar de gols.
- Ian Luccas (volante): Também com 20 anos, Ian Luccas foi promovido por Paulo Pezzolano e viveu altos e baixos. Terminou o ano como titular e, apesar de ser o jogador mais questionado do meio de campo, auxiliou na permanência do clube na Série A. Tem ótimas perspectivas de evolução. Em 2023, disputou 23 jogos e deu uma assistência.
- Japa (meio-campista): Grande revelação do Cruzeiro no ano, o versátil jogador de 19 anos pode atuar em todas as posições do meio de campo e ainda jogar na lateral-esquerda, onde estreou, no clássico contra o Atlético-MG, sob o comando de Zé Ricardo. Apesar da pouca idade, Japa dá indicações de ser um atleta completo, com qualidade para defender e atacar, boa capacidade técnica e muita disposição. O time celeste pode ter no camisa 77 um nome para anos ou para uma grande venda. Em 2023, sete jogos, sem participações em gols.
- Robert (atacante): Robert ganhou as primeiras oportunidades no profissional com Pepa, chegando a ser titular em um jogo, mas não foi bem. O jogador então voltou para a base e após boas participações, foi novamente promovido, desta vez por Zé Ricardo. Desta vez, seu desempenho agradou e o camisa 80, de apenas 18 anos, marcou um dos gols mais importantes do Cruzeiro no ano: o da vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, fora de casa, que teve papel decisivo na permanência celeste na Série A. Foram nove jogos disputados e um gol marcado.
- Fernando (atacante): Grande nome do sub-20 do Cruzeiro no ano, Fernando, atacante de 18 anos que joga pelos lados, fez 26 gols de deu dez assistências em 2023, sendo algumas das bolas na rede muito decisivas. O desempenho, somado a má fase do ataque celeste, fez com que o jogador se tornasse um queridinho da torcida. Promovido por Zé Ricardo, o jogador teve poucas chances no profissional, jogando apenas os minutos finais da derrota para o Flamengo, no Mineirão. Voltou às categorias de base no fim do ano e deve ser utilizado na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. A tendência é que volte a ganhar chances na próxima temporada.
- João Pedro (atacante): João Pedro foi mais que subiu com Zé Ricardo. O ponta de 20 anos teve pouco tempo em campo, entrando na parte final de apenas um jogo.
- Ruan Índio (atacante): Destaque do sub-17 do Cruzeiro, o grandalhão matador, ainda com 17 anos, foi relacionado por Zé Ricardo para a partida contra o Cuiabá, fora de casa, mas não saiu do banco. É uma das maiores esperanças da Raposa.
VITÓRIA DOS CRIAS NA FINAL POR 6 A 1! ?
O Cruzeiro vence o América-MG, no jogo de ida da final do Mineiro Sub-17!
⚽ Nossos gols foram marcados por Baptistella (1), Ruan Índio (3) e Rayan (2)
O jogo de volta será no dia 11/11, no Independência. Vamos em busca do título! ?… pic.twitter.com/BSOsW3ybC9
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) November 4, 2023
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como o Cruzeiro pode usar a base em 2024?
O Cruzeiro é um time em reestruturação e, nessas situações, é comum que haja um clamor por mais chances para a base. Mas o time celeste tem, de fato, ótimos valores, seguindo a tendência dos últimos anos de revelar bons jogadores. Dono da SAF do clube, Ronaldo prometeu mais investimentos no futebol para 2024, mas é importante que os garotos sigam recebendo oportunidades no time principal, até mesmo para que futuras vendas possam reforçar o caixa do clube.
Dos garotos do elenco, Kaiki e Japa já mostram capacidade de serem titulares e outros como Robert e Ian Luccas podem compor elenco e serem acionados sem que comprometam. Resta a curiosidade para saber como outras promessas, cito Fernando, Ruan Santos e Ruan Índio, irão se comportar quando receberem suas oportunidades. O futuro do Cruzeiro parece ser promissor, no que tange aos garotos, e por isso é importante que o treinador escolhido para encabeçar o projeto da Raposa em 2024 saiba trabalhar os talentos formados na Toquinha.