Veja 5 pontos em que o Cruzeiro precisa melhorar para ter um 2024 mais feliz
Apesar de conquistar seus objetivos na temporada, o Cruzeiro fez ano ruim, correu riscos de cair e irritou seu torcedor
O Cruzeiro terminou o Brasileirão 2023 na 14ª colocação, mantendo-se na elite do futebol nacional em de quebra, classificado para uma competição internacional, a Copa Sul-Americana, depois de quatro anos. Apesar de ter conquistado os objetivos traçados por Ronaldo Fenômeno, dono da SAF do clube, o ano celeste foi mais de baixos que de altos, incluindo eliminações precoces no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil.
Por outro lado, a esperança é de dias melhores para 2024, com um Cruzeiro mais consolidado, com um time base montado e o retorno das cotas de TV, que haviam sido adiantadas em outras gestões até o ano de 2023, somado ao controle das dívidas, que estão sendo quitadas via Recuperação Judicial. Além disso, espera-se que a primeira temporada da atual gestão celeste na Série A do Brasileirão sirva como aprendizado para que erros não se repitam. Pensando nisso, a Trivela separou cinco pontos de melhora no clube estrelado para que a próxima temporada seja de sucesso. Foram eles:
- Relação com o Mineirão
- Reforços para o ataque
- Comunicação com o torcedor
- Atuação nas janelas de transferências
- Programa de sócio-torcedor
Veja, agora:
Relação com o Mineirão
O Cruzeiro venceu apenas um jogo no Mineirão em 2023, além de ter marcado poucos gols no estádio que, historicamente, é uma fortaleza para o clube. Isso está diretamente ligado à má relação com a Minas Arena, administradora do Gigante da Pampulha. Tal situação fez com que o time celeste se tornasse um nômade no primeiro semestre, mandando jogos em outras cidades e estados.
O resultado disso foi um Cruzeiro ineficaz como mandante, pouco identificado com os campos onde atuou e um Mineirão com o gramado cada vez pior, castigado pelos muitos eventos não-esportivos que sediou. Além disso, tal afastamento fez com que o programa de sócio-torcedor do clube, que havia obtido grande crescimento em 2022, caísse vertiginosamente.
Com o Cruzeiro sendo o único time mineiro a atuar regularmente no Mineirão em 2024, o Atlético-MG passou a jogar na Arena MRV e o América-MG segue no Independência, a tendência é que essa relação seja melhor no próximo ano.
?️MÉDIAS DE PÚBLICO DO BRASILEIRÃO 2023
Apesar de uma temporada de resultados muito ruins, onde mandou diversos jogos no Independência, um na Arena do Jacaré e um em Uberlândia, e tendo jogado uma partida importante com os portões fechados, o Cruzeiro alcançou a 9ª melhor média… pic.twitter.com/WGSUAgPWCQ
— Maic Costa (@omaiccosta) December 7, 2023
Reforços para o ataque
Com a bola rolando, o ataque foi o grande problema do Cruzeiro em 2023. O time celeste, conhecido por ter, historicamente, uma vocação ofensiva, foi o pior ataque do Brasileirão, com 35 gols feitos em 38 jogos.
Para se ter ideia do impacto desse número, basta analisar que o Cruzeiro teve a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com 32 gols sofridos, junto do rival Atlético-MG, mas os atleticanos marcaram 52 vezes, 17 a mais que os cruzeirenses. Essa diferença fez o alvinegro terminar a competição na terceira colocação, enquanto o clube celeste foi apenas o 14º.
Em diversos jogos, o time celeste não conseguiu a vitória após jogar melhor que seus adversários, criando diversas oportunidades de gol, mas desperdiçando-as sistematicamente. A tendência é que a diretoria do Cruzeiro busque um atacante definidor para 2024.
Comunicação com o torcedor do Cruzeiro
Diretoria e torcedores do Cruzeiro entraram em atritos diversas vezes em 2023. Em algumas delas, como na mudança do Raposão e do Raposinho, mascotes do clube, uma melhor comunicação, disposta a ouvir a torcida, já evitaria muitos embates desnecessários.
Entrevistas polêmicas, como a do CEO Gabriel Lima, dizendo que pensava em mandar jogos na Arena MRV, novo estádio do rival Atlético-MG, e do dono Ronaldo, culpando a torcida pelos insucessos do time em campo, criaram animosidades que até hoje não foram totalmente esquecidas.
?RONALDO PUBLICA CARTA À TORCIDA DO CRUZEIRO
Dono da SAF do Cruzeiro, Ronaldo publicou, há poucos minutos, uma carta destinada aos cruzeirenses. No texto, ele admite os erros cometidos em 2023, mas ressalta que estes servirão de aprendizado. Ele também ressaltou as visíveis… https://t.co/4ZtPrsN2z0
— Maic Costa (@omaiccosta) December 8, 2023
Atuação nas janelas de transferências
Apesar de colecionar alguns acertos, como a contratação de William, Marlon e Matheus Pereira, o departamento de futebol do Cruzeiro, chefiado por Pedro Martins, foi bastante criticado na temporada, principalmente pelo desempenho no mercado de transferências.
Além de fazer algumas contratações quase inexplicáveis, como a do lateral-direito Helibelton Palacios e dos atacantes Paulo Vitor e Henrique Dourado, o departamento de futebol do clube pecou em não reforçar o elenco em algumas posições carentes, como a de primeiro volante e de centroavante, quando teve a oportunidade. Clubes que supriram suas carências na janela do meio do ano tiveram bom desempenho no returno do Brasileirão, como foi o caso do Vasco. Uma bom desempenho no mercado no início de 2024, tendo agora melhores condições financeiras, pode mudar essa percepção da torcida celeste.
Programa de sócio-torcedor
Torcedores do Cruzeiro costumam reclamar do programa de sócio-torcedor do clube, o Sócio 5 Estrelas, e uma expansão, prometida após o título da Série B, é esperada desde então. Entre as principais reivindicações, estão:
- Melhores benefícios para os participantes — muitos enxergam que o preço das modalidades é alto para o que é oferecido;
- Preferência na compra de ingressos por frequência no estádio
- Maior facilidade no resgate de produtos oficiais por pontuação — atualmente as pontuações que possibilitam o resgate são consideradas altíssimas para as que são ganhas por jogo;
- Preços mais baixos para os planos e ingressos;
- Melhor comunicação do programa para com os cruzeirenses.
Caso essas questões, ou pelo menos algumas delas, forem abordadas, a tendência é que o programa, que chegou a ter mais de 70 mil sócios em 2022 — atualmente, são menos de 49 mil —, volte a crescer.