Tabela do Campeonato Mineiro desprestigia torcedor do interior, que pouco verá Atlético-MG e Cruzeiro
Com novo formato do Campeonato Mineiro, torcedores do interior do estado terão poucas chances de assistirem a Atlético e Cruzeiro de perto
A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou nesta segunda-feira (11) a tabela do Campeonato Mineiro de 2024, que terá início no dia 24 de janeiro. Mas o que mais chamou atenção é que os principais clubes do estado, Atlético-MG e Cruzeiro, quase não vão ao interior para jogar. Ou seja, os torcedores de outras cidades, que costumam ter no estadual a única chance de ver seu time de perto, não serão muito agraciados na atual edição.
O Mineiro de 2024 vai seguir o mesmo modelo de 2023. São 12 times distribuídos em três grupos de quatro, que tem como cabeças de chave as equipes da capital: América, Atlético e Cruzeiro. Os confrontos não acontecem entre times do mesmo grupo, ou seja, encaram apenas os rivais de outras chaves. O campeonato ficou assim:
- Grupo A: Cruzeiro, Tombense, Ipatinga e Itabirito
- Grupo B: Atlético, Villa Nova, Pouso Alegre e Uberlândia
- Grupo C: América, Athletic, Democrata-GV e Patrocinense
Com esse formato, cada time faz oito jogos na primeira fase. O líder de cada grupo se classifica e junta-se a eles o melhor segundo colocado geral. Os três últimos no geral disputam um triangular que rebaixa os dois piores times. Por conta desse formato, Atlético e Cruzeiro vão viajar pouco para o interior (duas vezes), deixando os torcedores dessas cidades sem o prestígio de ver seu time de perto na única chance no ano.
Torcedor do interior desprestigiado no Mineiro
Os estaduais de onde hoje em dia não tem o mesmo prestígio de antigamente e servem, basicamente, para duas coisas: derrubar treinadores e levar para perto do torcedor do interior os times da capital. Com o formato atual do Mineiro, que busca diminuir o número de jogos para times que tem calendário corrido durante o ano – como Atlético e Cruzeiro -, os clubes da capital, que tem enorme torcida nas cidades mais afastadas, acabam indo menos para próximo desse torcedor.
Em 2023, as coisas já foram assim. O Cruzeiro foi para fora da região metropolitana de Belo Horizonte apenas duas vezes na primeira fase: Patrocínio, para encarar o Patrocinense, e Poços de Caldas, onde enfrentou a Caldense. Já o Atlético saiu três vezes de BH: foi a Muriaé encarar o Tombense, a Ipatinga encarar o Ipatinga, e a Governador Valadares enfrentar o Democrata.
? Esse monte de criança Atleticana em campo me pega muito! ?? pic.twitter.com/81RbnwcELj
— Atlético (@Atletico) February 4, 2023
Em 2024, cada um dos dois, que têm as maiores torcidas do estado, só vão ao interior em duas ocasiões. O Atlético viaja para Patrocínio e São João del-Rei, onde encara Patrocinense e Athletic, respectivamente. Já o Cruzeiro vai para Governador Valadares e Pouso Alegre, encarar o Democrata e o Pousão. Ambos ainda tem mais um jogo contra times fora de BH, mas que são da região metropolitana. O Galo duela contra o novato Itabirito, que vai mandar seus jogos no Independência. Enquanto a Raposa enfrenta o tradicional Villa Nova, que é de Nova Lima, região há minutos da capital mineira.
Com a configuração antiga do Mineiro, em que todos os times se enfrentavam, Atlético e Cruzeiro faziam entre quatro e cinco jogos fora de Belo Horizonte e da região metropolitana, o que atendia mais os torcedores do interior. É claro que o formato atual com menos jogos é favorável aos times mais relevantes do estado, pois se desgastam menos. Mas é preciso pensar também no torcedor de fora da capital, que espera todo ano pela chance de conseguir assistir o seu time do coração de perto, e essa única chance muitas vezes é justamente no Campeonato Mineiro.
O interior é Cruzeiro! ? Se liga na recepção que a Nação Azul fez na porta do hotel!
Que tal assistir ao #Partiu antes do jogo de hoje? Vai lá no nosso YouTube:
? @marcoferraz85 / Cruzeiro
?️ Vinheta: @diegofotone / Cruzeiro pic.twitter.com/x6I9k0mEQr— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) January 21, 2023
Confira as tabelas de Atlético e Cruzeiro no Mineiro de 2024
- 1ª rodada – 24/1
Patrocinense x Atlético – Estádio Pedro Alves do Nascimento (Patrocínio)
Villa Nova x Cruzeiro – Castor Cifuentes (Nova Lima)
- 2ª rodada: 27/1 ou 28/1
Atlético x Democrata-GV – Arena MRV (Belo Horizonte)
Cruzeiro x Athletic – Mineirão (Belo Horizonte)
- 3ª rodada: 3/2 ou 4/2
Atlético x Cruzeiro – Arena MRV (Belo Horizonte)
- 4ª rodada: 7/2
Athletic x Atlético – Arena Sicredi (São João del-Rei)
Cruzeiro x Patrocinense – Mineirão (Belo Horizonte)
- 5ª rodada: 14/2
Atlético x Tombense – Arena MRV (Belo Horizonte)
Cruzeiro x América – Mineirão (Belo Horizonte)
- 6ª rodada: 17/2 ou 18/2
Itabirito x Atlético – Independência (Belo Horizonte)
Democrata-GV x Cruzeiro – Mamudão (Governador Valadares)
- 7ª rodada: 24/2 ou 25/2
América x Atlético – Independência (Belo Horizonte)
Pouso Alegre x Cruzeiro – Manduzão (Pouso Alegre)
- 8ª rodada: 2/3 ou 3/2
Atlético x Ipatinga – Arena MRV (Belo Horizonte)
Cruzeiro x Uberlândia – Mineirão (Belo Horizonte)
Confira a tabela completa do Mineiro 2024
Ver essa foto no Instagram