Brasil

Cruzeiro tem em Marlon uma grata surpresa, que fez temporada de melhor da posição no Brasileirão

Após chegar ao clube sem muita pompa, Marlon tomou conta da lateral-esquerda, não dando brechas para o talento do garoto Kaiki Bruno

Por fazer parte de um time que brigou até o fim na parte de baixo da tabela, contra o rebaixamento, o lateral-esquerdo Marlon, de 26 anos, passou longe de ser cogitado como o melhor de sua posição no Campeonato Brasileiro de 2023. Ainda assim, quem acompanhou pelo menos parte das partidas do camisa 3 do Cruzeiro, sabe que suas atuações foram impressionantes o suficiente para que ele se sentasse nessa mesa.

O jogador chegou ao Cruzeiro vindo do futebol turco, sem causar grandes expectativas. Revelado pelo Criciúma, o jogador teve passagens pela Seleção Brasileira sub-20 e pelo Fluminense, onde não deslanchou. Fora do Brasil atuou por times sem tanta expressão de Portugal e Turquia. Com isso, Marlon não tinha grandes credenciais ao pousar em Belo Horizonte, mas uma temporada mudou tudo isso.

Bem, quem não assistiu nenhum dos jogos de Marlon também pode se orientar, inclusive, pelos números do jogador, que foram assombrosos em alguns aspectos. Por outro lado, o futebol não se trata apenas de números, mas a seriedade, liderança e inteligência do muitas vezes subestimado ala fizeram com que ele se tornasse um dos preferidos da torcida do Cruzeiro e, com toda a certeza, um dos principais responsáveis pela permanência do clube na Série A.

Além do impressionante desempenho defensivo, atestado pelos nada menos que 114 desarmes feitos (líder no quesito) durante o Brasileirão, Marlon também fez gols e deu assistências. E muitas das suas participações em bolas na rede foram decisivas, garantindo pontos em jogos difíceis e contra adversários diretos na tabela.

Marlon terminou o Brasileirão 2023 como titular absoluto do time. Foram 36 jogos, todos começando como titular, com uma média de 89 minutos por partida em cada um deles. Mesmo com uma desempenho defensivo de impressionar, o camisa 3 também ajudou o pouco eficaz ataque do Cruzeiro, marcando três gols e dando duas assistências. No Brasileirão, só não marcou mais vezes que Bruno Rodrigues (8) e Wesley (4), ficando empatado com Gilberto e Arthur Gomes.

Nas assistências, perdeu para Bruno Rodrigues (4), Nikão e Machado (3), e ficou junto de Lucas Silva, William e Mateus Vital. Marlon foi, ainda, o segundo jogador do Cruzeiro que mais participou de gols (5), junto de Wesley e atrás de Bruno (12).

Marlon se destaca na defesa

Apesar de fazer um Campeonato Brasileiro com bons números e atuações ofensivas e do Cruzeiro ser um time que atacava muito pelas alas, já que contava com o próprio Marlon e William, no lado direito, dois ótimos laterais, o camisa 3 se destacou, principalmente, por suas valências defensivas.

Dos 36 jogos em que Marlon atuou, o Cruzeiro passou 14 sem levar gols, tendo o lateral-esquerdo uma média de 1,4 interceptações e 3,2 desarmes por partida. O camisa 3 recuperou 6,6 bolas por confronto e fez 1,7 cortes a cada rodada.

O baixo número de erros também precisa ser exaltado. O jogador cometeu apenas um que resultou em finalização adversária. Nenhuma falha de Marlon terminou em gol sofrido pelo Cruzeiro. Durante o campeonato, o lateral recebeu sete amarelos e venceu 56% das disputas de bola que travou, uma média de 5,6 por jogo. Destas, 4,8 pelo chão e 0,8 pelo alto.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Disputa na lateral-esquerda

A boa temporada de Marlon acabou não dando chances para o talentoso lateral-esquerdo Kaiki Bruno, revelação da base do clube, de apenas 20 anos, ganhar mais oportunidades durante o Brasileirão. O camisa 14 disputou oito partidas no Campeonato, sendo titular em três delas, duas por suspensão do titular e uma onde ambos jogaram juntos, com o garoto na ponta-esquerda.

Após a vitória no clássico contra o Atlético-MG, primeiro da história na Arena MRV, no qual Kaiki foi titular, já que Marlon estava suspenso, William, lateral-direito titular da equipe, rasgou elogios ao jovem, que teve grande atuação.

— Que talento. Ele tem um talento gigante, nem ele sabe, só tem a crescer. Tendo a cabeça boa vai ser muito maior do que ele já é — exaltou o camisa 12 da Raposa.

Kaiki Bruno foi bem quando encontrou brechas para entrar no time do Cruzeiro
Kaiki Bruno foi bem quando encontrou brechas para entrar no time do Cruzeiro – Foto: Dudu Macedo/Icon Sport

Muito rápido e firme na marcação, Kaiki Bruno, que também tem boas passagens pelas Seleções Brasileiras de base, é considerado uma grande esperança no clube e quando teve oportunidades, jogou bem. Mas tendo Marlon em grande fase no time, o garoto encontrou um empecilho para se firmar como titular. Apesar disso, se tratou de uma disputa boa, sadia e respeitosa.

Valorizado no mercado, Marlon chamou a atenção de times brasileiros e do exterior e é possível que receba propostas nos próximos meses. Se os valores alcançarem o que o clube almeja, será vendido, pois o Cruzeiro confia em Kaiki. Se não, ambos seguirão sendo duas ótimas opções para a posição.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo