Mercado da bola: quem o Fluminense contratou?
Veja neste artigo quais jogadores o Fluminense já contratou ou quer contratar

Neste artigo você vai ver quais jogadores o Fluminense contratou ou pretende contratar para a reformulação que o time passará para temporada 2024 do futebol brasileiro. Os reforços do Fluminense para 2024 são concentrados para a disputa do Campeonato Carioca, Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e Campeonato Brasileiro.
Quem o Fluminense contratou para 2024?
O Fluminense ainda não anunciou oficialmente nenhuma contratação, mas já tem acordo com um reforço:
- Antônio Carlos (zagueiro), que estava no Orlando City-EUA
Saiba mais sobre os reforços do Fluminense
Até agora o Corinthians não contratou nenhum atleta oficialmente, mas já tem acordo fechado com o seguinte jogador:
- Antônio Carlos Cunha Capocasali Junior – O zagueiro do Orlando City-EUA é o primeiro reforço do Fluminense para 2023. Entre clube e jogador já há um acerto desde junho, quando o defensor de 30 anos não conseguiu sua liberação da equipe da Major League Soccer (MLS).A liga norte-americana tem contratos diferentes do restante do mundo, e não havia como pagar, naquele momento, pela sua rescisão, bem como o time poderia mantê-lo apenas ativando uma cláusula de renovação automática. Agora, o Tricolor entrou em acordo com o clube de Orlando para pagar pela sua liberação. Antônio Carlos é aguardo na reapresentação do elenco do Fluminense em janeiro, no CT Carlos Castilho.

Os alvos do Fluminense no mercado da bola
O Fluminense busca mais reforços para integrar o elenco em 2024 e monitora a situação dos seguintes atletas:
- Bruno Rodrigues: o atacante está emprestado pela Tombense ao Cruzeiro até 31 de dezembro, mas não deve permanecer na Toca da Raposa. Um dos destaques dos mineiros em 2023, o jogador agrada ao técnico Fernando Diniz e o Tricolor aguarda o desenrolar de sua negociação com o time mineiro, que tem prioridade na sua compra. Internacional e Corinthians também têm interesse no jogador.
- Moisés: o atacante é pouco utilizado no Cruz Azul (MEX) e interessa ao Fluminense para 2023. Destaque do Fortaleza em 2021 e 2022, o jogador foi cedido ao time mexicano mas vive situação de incerteza depois de mudanças na direção do clube. O negócio é considerado difícil.
- Christian: o volante do Athletico sofre com lesões crônicas no joelho e viu melar uma transferência para o Bahia após a compra do clube nordestino pelo Grupo City por não passar nos exames médicos. Agora, interessa ao Fluminense, que já realizou uma sondagem inicial.
Como foi a temporada do Fluminense em 2023?
A temporada de 2023 do Fluminense foi inesquecível para o torcedor. A equipe começou o ano disputando quatro competições: Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e Campeonato Brasileiro. A temporada consagrou o Tricolor como grande campeão da Libertadores, pela primeira vez, além do bicampeonato estadual.
Na primeira competição do ano, o Campeonato Carioca, o Fluminense não tomou conhecimento dos rivais. Terminou a primeira fase no primeiro lugar geral, conquistou a Taça Guanabara e se classificou para a decisão do Estadual. A final terminou em uma goleada épica por 4 a 1 sobre o arquirrival Flamengo, na maior virada da história da competição, coroando uma atuação de gala do lateral-esquerdo Marcelo, que decidiu retornar ao clube que o formou.

Na Copa do Brasil, entrou na disputa só a partir da terceira fase, mas parou logo nas oitavas de final, na revanche do Fla. Eliminou o Paysandu com duas vitórias por 3 a 0, e no confronto com o rival, empatou a primeira partida sem gols, com um jogador a menos, e amargou derrota por 2 a 0 na partida da volta, também no Maracanã.
Título da Libertadores coroa o 2023 do Fluminense
O melhor estava reservado para o torneio continental. Depois de uma grande campanha na primeira fase, o Fluminense se classificou em primeiro lugar em um grupo que contava com o favorito River Plate. No Maracanã, o Tricolor bateu os argentinos por 5 a 1 em uma atuação estrondosa.
Das oitavas de final em diante, eliminou mais quatro campeões: Argentinos Juniors, Olimpia, Internacional e o Boca Juniors, derrotado na grande final. A decisão foi em seu estádio, o Maracanã, e terminou com vitória de 2 a 1, com gol de John Kennedy na prorrogação, após empate por 1 a 1 no tempo normal.
O Campeonato Brasileiro acabou ficando em segundo plano para o Fluminense. Após priorizar a Libertadores desde o início, o time perdeu pontos bobos no início e passou boa parte da competição cumprindo tabela. Embora tenha tido boas atuações e o melhor aproveitamento como mandante, o Tricolor fez péssima campanha como visitante e não foi competitivo no segundo turno. O Flu fechou o ano somando 56 pontos e na 7ª colocação.