Brasil

Fluminense busca reposição na zaga, e Antonio Carlos deve ser primeiro reforço para 2024

Sem Nino, que deixará o clube, Fluminense quer ampliar vínculo de David Braz e Marlon, tem acerto com Antonio Carlos e busca mais reforços

Campeão da Libertadores, o Fluminense terá novidades em 2024. A diretoria já sabe que perderá peças importantes da espinha dorsal, e por isso, prepara reposições. Um setor tem atenção especial da cúpula de futebol na janela de transferências: a zaga. Sem Nino, que deixará o clube, o Tricolor tem acerto encaminhado com Antonio Carlos, do Orlando City-EUA, e ainda quer mais contratações.

Alguns dos reforços devem ser internos. O Flu já busca um entendimento com o Shakhtar Donetsk-UCR para ampliar o empréstimo de Marlon até o fim da temporada. O vínculo atual vai até junho de 2024. Além dele, David Braz também tem contrato de mesma vigência, mas com cláusula de extensão que será ativada.

Outro que voltará a ser opção é Manoel, que conseguiu comprovar ter sido vítima de contaminação por osterina, pegou a pena mínima de oito meses por doping e já pode voltar a treinar no próximo mês para retornar aos campos em fevereiro.

O calendário de 2024 será ainda mais cheio. Também por isso, a equipe precisará se reforçar para disputar Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Recopa Sul-Americana e da Libertadores, que disputará como atual campeão.

O Flu conta ainda com o veterano Felipe Melo, que renovou até o fim da temporada que deve ser sua última como profissional, e Thiago Santos, volante de origem já totalmente convertido em zagueiro.

Fluminense irá ao mercado da bola por mais de um defensor

Mesmo assim, o Fluminense irá ao mercado da bola. A ideia, se possível, é contratar dois zagueiros, e um deles, provavelmente, é Antonio Carlos. Clube e atleta já tem acerto desde o meio do ano passado e deve assinar um contrato de dois anos com o Tricolor.

Fluminense tem acerto com Antônio Carlos para a zaga em 2024; clube quer reforços para a próxima temporada - Foto: Icon sport
Fluminense tem acerto com Antônio Carlos para a zaga em 2024; clube quer reforços para a próxima temporada – Foto: Icon sport

O jogador de 30 anos deseja voltar ao Rio de Janeiro, sua cidade natal. O zagueiro teve passagem pela base do Flu antes de subir ao profissional pelo Corinthians. Ele ainda teve passagens por Oeste, Avaí, Flamengo, Ponte Preta, Palmeiras e Orlando City.

A expectativa do Fluminense é que o time da MLS libere Antonio Carlos conforme acordado no meio desta temporada. Os norte-americanos ativaram uma cláusula de renovação embora a vontade do jogador fosse deixar o clube. Seu contrato não possui multa rescisória, mas o Tricolor topa até pagar uma quantia baixa pela liberação.

Fluminense avaliará jogadores de Xerém e emprestados

Além dos citados, o Flu conta também com jogadores que vieram das divisões de base. Um deles já recebeu algumas chances em 2023 e tem tudo para aparecer ainda mais em 2024: Felipe Andrade.

Felipe Andrade é considerado um exemplo de determinação por Fernando Diniz e deve receber mais chances em 2024 - Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Felipe Andrade é considerado um exemplo de determinação por Fernando Diniz e deve receber mais chances em 2024 – Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

O técnico Fernando Diniz admira muito o zagueiro e o considera um dos melhores competidores do elenco. Exemplo de determinação e esforço nos treinos, ele ultrapassou concorrentes e deve seguir sendo utilizado na próxima temporada.

Além dele, o jovem Kayky também agrada muito à comissão técnica e, a depender das opções do mercado da bola, pode receber mais chances, principalmente no início da temporada. Canhoto e técnico, ele é considerado um jogador a ser trabalhado para virar titular do Fluminense no futuro.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Kayky Almeida (@kayky_almeida4)

Como o Tricolor disputará o Mundial de Clubes, há a previsão que titulares não sejam utilizados desde o começo do Campeonato Carioca, o que abrirá oportunidades.

O Fluminense também avaliará dois zagueiros que estão emprestados: Luan Freitas, hoje no Londrina, e David Duarte, cedido ao Bahia. O primeiro era um dos destaques da “Geração de Ouro” que revelou André, Martinelli, Luiz Henrique e João Pedro, entre outros, mas recebeu poucas chances no clube. Já o segundo, contratado junto ao Goiás, está lesionado e também passará por análise física.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Luan Freitas (@luan.freitas)

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo