Brasil

Fartura vira escassez, e estrelado Internacional pode ter que usar jovens em decisão no Gaúcho

Sem Borré, e com dúvidas quanto a Enner Valencia e Alario, Internacional poderá ter que recorrer aos jovens Lucca e Ricardo Mathias no jogo da volta da semifinal do Campeonato Gaúcho, contra o Juventude

Se tem um setor em que o Internacional está bem servido para a temporada 2024 é o ataque. Além de já contar com Enner Valencia, o Colorado agregou qualidade com as contratações de Lucas Alario e Rafael Borré. Porém, os três podem ser desfalques no jogo de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho, contra o Juventude, na próxima segunda-feira (25), às 21h30min, no Beira-Rio.

Um deles é certo. Além de não poder atuar no Gauchão, por ter chegado depois do final do prazo de inscrições, Borré está com a Seleção Colombiana para amistosos na Data Fifa. Na sexta-feira (22), às 17h30min (horário de Brasília), enfrenta a Espanha, em Londres. Na terça-feira (26), às 16h30min (horário de Brasília), o adversário será a Romênia, em Madrid. Inclusive, a direção colorada buscou reforçar o ataque justamente visando ao calendário internacional, principalmente porque Valencia e Borré deverão estar na Copa América, durante a qual o Campeonato Brasileiro não será paralisado.

Enner Valencia e Alario se recuperam de lesões e são dúvidas para o jogo da volta contra o Juventude

Valencia também estava convocado para esta Data Fifa, em que a Seleção Equatoriana joga contra Guatemala, na quinta-feira (21), às 21h30min, e Itália, no domingo (24), às 17h, ambos em Nova York. Porém, o atacante colorado foi cortado após voltar a sentir dores no pé direito e sair mais cedo do jogo de ida contra o Juventude, no último domingo (17), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Ele ficou em Porto Alegre, onde realiza tratamento PRP (Plasma Rico em Plaquetas), que consiste em injeções de uma concentração de plaquetas do próprio paciente para acelerar a cicatrização de tendões, ligamentos, músculos e articulações lesados. Por ora, é dúvida para a partida de segunda-feira (25).

Valencia realiza tratamento PRP. Foto: Reprodução/Instagram

Por fim, Alario, que entrou no lugar de Valencia aos cinco minutos do segundo tempo no empate em 0 a 0 na Serra Gaúcha, sofreu pancada no joelho direito. A região preocupa porque foi a mesma em que o centroavante realizou artroscopia em junho do ano passado, quando ainda defendia o Eintracht Frankfurt. Surgiram especulações de que, após o jogo contra o Juventude, o argentino teria aproveitado os dois dias de folga para realizar novo procedimento, mas isso foi desmentido pelo Inter. De qualquer forma, o camisa 31 não tem treinado no CT Parque Gigante, e também é dúvida para o jogo de volta da semifinal do Gauchão.

Oportunidade para Lucca e Ricardo Mathias

Se nem Valencia, nem Alario tiverem condições de jogo, a titularidade cairá no colo do jovem Lucca. O atacante de 20 anos, oriundo das categorias de base do Inter, se destacou neste início de 2024 ao marcar os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Caxias, incluindo um de bicicleta. Ele ainda soma uma assistência nos 11 jogos (três como titular) e cerca de 400 minutos em que atuou até aqui nesta temporada.

Diante das circunstâncias, além de Lucca, outro garoto egresso do Celeiro de Ases pode aparecer entre os relacionados contra o Juventude. É o centroavante Ricardo Mathias, de apenas 17 anos, que passou a treinar com o elenco profissional, no CT Parque Gigante, na última quarta-feira (20). Com 1,92m, ele tem se destacado na base colorada desde o ano passado, em que marcou 12 gols em 15 jogos pelo sub-17, e seis gols em 13 jogos pelo sub-20. Na recente Copa São Paulo de Futebol Jr., apesar da má campanha do Inter, que foi eliminado já na segunda fase, para o Fortaleza, marcou três gols em três jogos.

Ricardo Mathias em treinamento no CT Parque Gigante. Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

Tanto Lucca quanto Ricardo Mathias, se solicitado, terão missão importante na próxima segunda-feira (25). Afinal, para se classificar à decisão do Campeonato Gaúcho, o Inter precisará marcar gols no Juventude, o que não conseguiu no Alfredo Jaconi. Novo empate leva a disputa para os pênaltis. No outro lado da semifinal, cujo jogo da volta acontece terça-feira (26), às 21h, na Arena do Grêmio, o Tricolor defende vantagem de 2 a 1 sobre o Caxias, construída no Centenário.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo