Brasil

Cruzeiro visita Atlético-MG buscando manter invencibilidade na Arena MRV

Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam neste sábado (3), às 19h30, na Arena MRV, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Mineiro

Apenas dez dias se passaram da estreia do Cruzeiro na temporada 2024 e o time celeste já terá um clássico pela frente. A Raposa vai até a Arena MRV, neste sábado (3), às 19h30, para enfrentar o maior rival, Atlético-MG, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. A partida terá presença somente de torcedores atleticanos, após acordo entre as diretorias dos dois clubes. O confronto será o primeiro dérbi do treinador argentino Nicolás Larcamón, de 39 anos, que chegou à Toca da Raposa 2 no início do ano.

Ainda que a temporada esteja muito no início e as equipes estejam em fases de preparação para o restante do ano, com jogadores chegando e saindo, o clássico mineiro sempre tem grande impacto no moral dos times e na confiança dos torcedores. Para o Cruzeiro, além dos três pontos, a partida contra o Atlético-MG vale pela manutenção da invencibilidade na Arena MRV.

Somente um clássico foi disputado no novo estádio atleticano e a vitória ficou com a Raposa, por 1 a 0, com gol contra de Jemerson. O jogo foi válido pelo Brasileirão de 2023. Mesmo que o número de confrontos seja baixo, não perder na casa do grande rival é algo para se comemorar. Além disso, a necessidade do elenco atleticano em se provar contra o Cruzeiro dentro de sua casa acaba se tornando uma pressão a mais para os jogadores.

Do lado atleticano, a ideia não poderia ser outra: vencer o rival em casa é a única hipótese cogitada pelo grupo alvinegro. Com poucas mudanças no elenco em relação a 2023 e a chegada de Gustavo Scarpa como grande contratação para a temporada, o treinador Luiz Felipe Scolari, o Felipão, aposta no entrosamento do grupo e no fato de apenas atleticanos estarem presentes na Arena MRV para espantar o fantasma criado no último dia 22 de outubro.

Larcamón fará mudanças no Cruzeiro

Nico Larcamón ainda busca a formação ideal para o Cruzeiro de 2024, tendo realizado diversos testes nos primeiros dois jogos da temporada, contra Villa Nova e Athletic Club. Já se esperava que o treinador argentino optasse por fazer mudanças no time titular para o clássico, mas o que seria apenas opção, se tornou necessidade. Dois jogadores, o zagueiro titular Neris e o lateral-direito titular Wesley Gasolina, foram expulsos na última rodada do estadual e se tornaram desfalques. Com isso, passou a ser obrigatória pelo menos uma alteração na equipe inicial.

Para o lugar de Neris, é provável que João Marcelo, de 23 anos, seja o escolhido. Ainda com poucos minutos pelo Cruzeiro, o defensor emprestado pelo Porto, de Portugal, foi bem quando teve oportunidades e gera expectativas nos cruzeirenses. Lucas Oliveira, outro cotado para a posição, acertou sua saída para o Real Valladolid, time de Ronaldo Fenômeno na Espanha, e, já anunciado pela sua nova equipe, não estará à disposição de Larcamón. O jovem Ruan Santos e o colombiano Helibelton Palacios são outras duas opções que correm por fora na briga para fazer dupla com Zé Ivaldo.

Além da dupla de defensores, Larcamón não poderá contar com os atacantes Rafael Papagaio, Wesley, Gabriel Veron e Rafael Bilu, todos machucados, e nem com o meia Mateus Vital, que apresentou quadro febril e indisposição, após se recuperar de lesão.

Outra mudança que deve acontecer é a entrada do volante argentino Lucas Romero, que fará sua reestreia pelo Cruzeiro. O jogador de 29 anos foi homem de confiança de Nico no León, do México, e não atuou nas duas primeiras partidas do ano por estar realizando trabalhos físicos específicos. Filipe Machado e Ramiro, recuperados de lesão, são mais dois que voltam e ficam no banco de reservas. Destaques do Cruzeiro na Copinha, o meia Vitinho, de 19 anos, e o atacante Fernando, de 18, também foram relacionados.

Fica a dúvida para saber no lugar de quem Romero entrará. E isso depende do esquema escolhido por Larcamón. Se ele utilizará dois ou três zagueiros, com Marlon de ala ou mais preso na defesa, se haverá uma dupla ou trio de meio de campo e se Dinenno jogará sozinho ou com mais um companheiro no ataque. Do

Pensando nos times que Nico Larcamón montou para os dois primeiros jogos do ano, a tendência é que o Cruzeiro entre em campo com uma formação não muito diferente de: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero e Lucas Silva; Matheus Pereira, Robert (Japa) e Arthur Gomes (Rafa Silva); Juan Dinenno.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Hulk é esperança e Gustavo Scarpa é duvida no time titular

O treinador Felipão tem todo o elenco disponível para a partida do Cruzeiro, podendo, assim, escalar a equipe da forma que quiser. O atacante Hulk, principal jogador do elenco atleticano é a maior esperança para que o Galo consiga um bom resultado no clássico. O camisa 7 é carrasco da Raposa e marcou cinco vezes nos seis jogos que disputou contra o time celeste. Paulinho, outro destaque do Atlético-MG, também é uma das grandes armas do alvinegro, assim como Guilherme Arana, que teve problemas físicos durante a semana, mas deve começar como titular.

A principal dúvida sobre a escalação do Atlético-MG é a presença de Gustavo Scarpa entre os titulares. Uma das grandes contratações da temporada no futebol brasileiro, o meia jogou apenas 45 minutos da última partida atleticana, a goleada sobre do Democrata de Governador Valadares, e ainda não se sabe como Felipão planeja utilizá-lo.

Sendo o Atlético-MG um time mais consolidado, que vem jogando junto desde o ano passado, a escalação da equipe não deve fugir muito de: Everson; Saravia, Maurício Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Zaracho, Edenílson e Igor Gomes (Gustavo Scarpa); Hulk e Paulinho.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo