Scarpa tem estreia animadora no Atlético-MG e em lado diferente de onde brilhou
Mesmo visivelmente não estando 100%, Scarpa conseguiu fazer partida suficiente para animar o torcedor do Atlético
A goleada do Atlético-MG por 4 a 0 contra o Democrata-GV neste domingo (28) ficou marcada pela estreia de Gustavo Scarpa com a camisa alvinegra. O meia, que chegou com muitas expectativas, jogou 45 minutos e, mesmo nitidamente longe de estar 100%, conseguiu produzir um jogo suficiente para animar o torcedor, com dribles, jogadas, passes e, claro, batidas de escanteio.
Gustavo Scarpa foi anunciado pelo Atlético no fim de 2023 e se apresentou ao clube junto aos demais jogadores no dia 8 de janeiro. Como estava atuando pelo Olympiakos, da Grécia, ele chegou sem férias e também se recuperando de uma lesão. Por conta disso, o processo dele na pré-temporada foi diferente dos demais, começando a trabalhar junto com os novos companheiros depois de uma semana, por exemplo.
O meia ficou de fora da estreia do Atlético por ainda estar aprimorando a parte física, e agora ganhou seus primeiros minutos em um jogo. O camisa 6 destacou que ainda precisa melhorar alguns aspectos físicos e técnicos, mas o importante é se colocar à disposição para jogar: “É difícil um jogador estar 100%. O professor Felipão, por já ter trabalhado comigo, sabe da minha predisposição em ajudar, independente das circunstâncias”, destacou Scarpa, que completou:
– Me senti bem. É normal não se sentir 100% nesses primeiros jogos. Fiquei feliz com a minha atuação. É claro que é o sonho de todo jogador estrear com gol e assistência, comigo não é diferente. Mas estou feliz pois me sinto bem fisicamente. Tecnicamente tenho bastante para aprimorar.
É gratificante. É um peso muito grande vestir a camisa do Galo. A gente sabe que o ano apenas começou, quem joga aqui almeja grandes títulos e o estadual é o começo de tudo — Scarpa
Empolgou atuando por lado contrário onde brilhou
Há dois anos, Scarpa foi campeão do Campeonato Brasileiro e eleito o melhor jogador do país atuando no Palmeiras majoritariamente como um meia pela direita, que é realmente onde ele se sente mais confortável. No Atlético, ele teve sua primeira oportunidade jogando pela esquerda, e isso não é um problema, nem pra ele e nem pra Felipão.
– (Posição do Scarpa) Depende do jogo, das condições dele, da equipe que eu tiver à disposição e da equipe contrária. Uma série de fatores. O Scarpa já jogou comigo de lateral, meia, ponta e segundo atacante, ele tem essas condições e, dependendo do adversário, poderá ser colocado em qualquer uma dessas posições — destacou Felipão, que mostrou estar alinhado com o que o próprio jogador pensa.
Scarpa, que se destacou no Palmeiras atuando pela direita, hoje entrou pela esquerda no Atlético. Ele diz que consegue se adaptar a ambos os lados e Felipão sabe disso. pic.twitter.com/cTpe1PXVxv
— Alecsander Heinrick (@alecshms) January 28, 2024
Scarpa jogou exatos 48 minutos pelo Atlético. Ele entrou na vaga de Igor Gomes e foi bastante acionado. Durante esse tempo, o jogador assumiu a responsabilidade dos escanteios – como tinha combinado com Hulk -, já que é uma de suas principais características. Além disso, já mostrou certo entrosamento com Paulinho e Hulk, criando jogadas para os dois. Inclusive, ele quase deu sua primeira assistência para o camisa 7, mas viu um defensor cortar a bola na hora do chute.
Para um jogador que claramente ainda não está no seu melhor, foi uma estreia bastante animadora, pois o torcedor atleticano pôde ver um cara que se dedicou ao máximo para o time, jogando até de lateral-esquerdo em um momento que Arana estava sendo atendido, e criando bastante, sendo realmente o meia de criação que se esperava dele. Fora, claro, o chapéu que deu e que levantou a torcida.
Scarpa's Chapelaria! 🎩🛹 pic.twitter.com/4z2s8PYccY
— Atlético (@Atletico) January 28, 2024
Scarpa chegou ao Atlético para ser titular e, aos poucos, se seguir evoluindo como parece que vai, conseguirá sua vaga no time. Ele quer isso, mas prega respeito aos demais jogadores: “Estou aqui para ajudar o Galo, buscar o meu espaço respeitando o espaço dos meus companheiros que já estão aqui a mais tempo. O grupo é muito qualificado e me recebeu muito bem”.
Scarpa e a torcida do Atlético
Desde antes de chegar ao Atlético, Scarpa já recebia muito carinho do torcedor, que fez campanha para ele vir ao clube e, agora que chegou, o apoia ainda mais. O jogador afirmou ser gratificante receber todo esse carinho, principalmente após ter sido rival (e carrasco) pelo Palmeiras: “Espero conseguir retribuir dentro de campo com boas atuações”, disse o meia, que foi ovacionado ainda no aquecimento do time.
Gustavo Scarpa ovacionado ao entrar em campo para o aquecimento.
Primeiro contato do meia em um jogo com a Arena MRV e a torcida atleticana! pic.twitter.com/JmpIqyf1IB
— Alecsander Heinrick (@alecshms) January 28, 2024
Gustavo Scarpa, no entanto, sabe que todo esse apoio recebido também pode se transformar em cobranças em certos momentos, pelo peso dele para o clube: “Pela minha idade, pela minha maturidade, estou preparado para isso também, ciente da responsabilidade. Espero que, dentro de campo, consiga retribuir esse carinho”, completou.