Brasil

Presidente do Corinthians chama impeachment de ‘golpe’ e ameaça ‘dar nome aos bois’

Processo de impeachment contra Augusto Melo será votado nesta quinta-feira (28); Caso avance, ele será afastado até a última instância

Alvo de um pedido de impeachment que será votado nesta quinta-feira (28) entre os conselheiros do Corinthians, o presidente Augusto Melo voltou a afirmar que o processo é uma tentativa de golpe. 

Caso metade mais um dos votos válidos sejam favoráveis a continuidade do processo de destituição do mandatário corintiano, ele ainda não será deposto, mas afastado até a última instância, a assembleia de sócios.  

Augusto assumiu a presidência do Timão no início deste ano, encerrando um período de 16 anos da Renovação e Transparência, grupo político que havia vencido todos os pleitos desde 2007. 

Para o dirigente, o movimento que visa a retirada dele do cargo faz parte de um grupo que quer retomar o poder no clube. 

– Não são esses golpistas que vão me tirar daqui. Não são essas pessoas que estão com abstinência de poder. Eu nunca vi por metro quadrado tanto ciúmes de homem como é no Corinthians – declarou Augusto Melo na zona mista da Neo Química Arena após a vitória corintiana sobre o Vasco, neste domingo (24), pelo Campeonato Brasileiro. 

Augusto Melo não vê materialidade para pedido de impeachment

A principal alegação apontada no pedido de impeachment de Augusto Melo é o “caso Vai de Bet”, em especial o depoimento de Alex Fernando André, conhecido como Alex Cassundé

Na fala à polícia, o empresário afirma que não teve papel de intermediação no contrato de patrocínio máster da empresa de apostas com o Corinthians

Ainda assim, ele foi agraciado com o recebimento de dois depósitos, que somados dão R$ 1,4 milhão, como pagamento de comissão. 

O caso é investigado pela Polícia Civil e Gaeco, que apura possível esquema de corrupção, já que a Rede Social Media Design Ltda, empresa cuja propriedade é de Cassundé, repassou parte do valor do comissionamento (R$ 1,04 milhão) para outra empresa, mas essa de fachada. 

Como a situação continua em período de averiguação pela Justiça, a Comissão de Ética e Disciplina do Corinthians recomendou a suspensão do processo de impeachment até o fim das investigações. Augusto Melo, inclusive, ainda deve ser ouvido no inquérito. 

– Eu encaro como golpe, porque não tem legitimidade, não tem embasamento para nada do que estão fazendo, mesmo porque eles passaram para a Comissão de Ética que deu parecer no qual no mínimo precisaria a suspensão do processo, porque não tem conclusão do inquérito policial. Não existe nada e todos nós sabemos que a nossa política é competente, é qualificada, se existisse qualquer coisa já teriam pego – pontuou Augusto. 

Augusto Melo Corinthians
Augusto Melo tirou fotos com alguns torcedores antes do início do jogo contra o Vasco (Foto: IMAGO / Fotoarena)

Durante a reunião do Conselho nesta quinta-feira (28), antes da votação, Roberson de Medeiros, presidente da Comissão de Ética e Disciplina, terá espaço para dar sustentação ao parecer.

Augusto Melo também terá um momento para apresentar a sua defesa. 

O presidente corintiano já havia feito isso mediante um documento enviado à Comissão de Ética e Disciplina, mas agora terá a oportunidade de se defender oralmente. 

Augusto afirma que “dará nome aos bois” após votação

Presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior é quem conduzirá a reunião desta quinta-feira (28). 

Em nota enviada à imprensa após o agendamento da reunião desta semana, ele disse que as consequências para as acusações em que Augusto Melo é alvo estão previstas nos três primeiros parágrafos do artigo 24 da Lei do Profut, na Lei Geral do Esporte e Estatuto Social do Corinthians. 

Romeu foi eleito ao cargo com apoio da maioria dos conselheiros eleitos pela situação e esteve próximo de Augusto durante parte da gestão. 

Os dois, no entanto, cortaram relações recentemente. Porém, o presidente corintiano evitou atacar Tuma pelo avanço da votação entre os conselheiros. 

Augusto Melo Claudinei Alves Corinthians
Além de Augusto Melo vesitr a camisa da Democria Corinthiana, o gerente das categorias de base Claudinei Alves vestiu uma camisa em apoio ao presidente corintiano (Foto: IMAGO / Fotoarena)

Para Melo, a decepção é geral e os nomes daqueles que ele considera golpistas serão divulgados em breve. O dirigente deixou em aberto que isso pode acontecer até mesmo após a votação do impeachment, na quinta-feira (28). 

– Quanto a quinta-feira, Deus sabe o que faz. E essas pessoas que estão fazendo isso vocês vão saber logo. Quem sabe após quinta-feira a gente não dá os nomes aos bois. E aí vocês vão ver o porquê eles estão fazendo isso. Será que são corintianos? – declarou Augusto Melo. 

Augusto Melo comenta apoio do elenco do Corinthians

No sábado (23), véspera da vitória do Corinthians sobre o Vasco, pelo Brasileirão, praticamente todo elenco corintiano usou as redes sociais para se manifestar publicamente a favor do presidente Augusto Melo. 

Corinthians Vasco Brasileirão 2024
Augusto Melo se fechou com elenco do Corinthians ao fim da vitória sobre o Vasco (Foto: Wanderson Oliveira/PXIMAGES)

O presidente corintiano confirmou a informação da Trivela de que foi pego de surpresa e ficou emocionado com o movimento coordenado

Augusto, que vestia a camisa da “Democracia Corinthiana”, coletivo liderado por jogadores do Timão em busca da redemocratização na década de 80, relembrou o movimento e comparou com o momento atual. 

– Isso até me emociona, porque fui pego de surpresa. Estava na minha casa ontem, meu filho viu, me mostrou e perguntou se eu sabia disso. Foi assustador. A primeira pessoa que liguei foi a minha assessora, a Dayna e ela disse que também não sabia. Acabei de falar para eles na roda que eles entraram na história do Corinthians, porque eu nunca vi isso no futebol. É a nossa segunda Democracia. E em um momento ótimo, no qual o Corinthians precisava. O Corinthians precisa do apoio deles. 

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo