Campanha no Brasileirão deixa lição que nem Dorival sabe se conseguirá aplicar no São Paulo em 2024
Dorival diz que São Paulo merecia melhor sorte no Brasileirão, mas esbarra em calendário com cinco competições

Dorival Júnior se despediu de 2023 com a sensação de que o São Paulo poderia ter tido “melhor sorte” no Brasileirão. De fato, a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, na quarta-feira 6), no Morumbi, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, serviu de indicativo de um futuro promissor para o clube. Mas a campanha ao longo de toda a competição também deixa uma lição ao Tricolor na hora de projetar suas ambições na próxima temporada.
Tratam-se, na verdade, de ensinamentos que o próprio Dorival assimilou ainda durante o campeonato. O técnico sempre disse ao longo do Brasileirão que o São Paulo não conseguiu render como o esperado por estar envolvido em três competições simultâneas. Especialmente, porque o clube priorizou as copas e deixou a competição relegada a terceiro plano. Deu certo, e o título da Copa do Brasil está aí para provar. Mas a equipe pagou o preço com a campanha no Brasileirão.
Para um São Paulo que pretende brigar em todas as frentes em 2024, o planejamento passa por montar um elenco mais robusto para suportar o acúmulo de competições. Não exatamente em número de jogadores, mas na qualidade para que a equipe consiga mudar peças sem perder rendimento. Dorival, inclusive, prepara uma limpa no elenco, com mais de dez saídas para a próxima temporada. Liberar o departamento médico, que quase em boa parte do ano teve mais de dez jogadores, também é essencial no ano que vem.
– Fico feliz de estar à frente de uma equipe tão valente, vibrante e determinada, Em nenhum momento se entregou, sempre que fomos a campo essa equipe deixou tudo o que podia. Isso enaltece e mostra o desempenho que foi apresentado. Uma equipe que voltou a passar confiança ao seu torcedor. E mesmo com os desfalques, essa equipe de uma resposta muito positivo. Muitas questionaram o desempenho do São Paulo após a Copa do Brasil, e foi um dos melhores. Se não tivéssemos disputados três competições, talvez poderíamos ter sorte melhor no Brasileiro. Esse é o objetivo, é o espírito que nós queremos no ano que vem. Não será fácil, teremos poucos dias até uma estreia no Paulista, e depois teremos aquele calendário insano que nós já conhecemos – afirmou o treinador na entrevista coletiva após a vitória sobre o Flamengo.
Exigência aumenta e será difícil responder à altura
O título da Copa do Brasil aumenta não apenas a exigência, mas também o calendário do São Paulo para o ano que vem. Em 2024, o Tricolor terá não quatro, mas cinco competições para disputar, com direito à decisão da Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, já no dia 3 de fevereiro. Depois, o ano segue com Paulistão, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão.
“A expectativa é grande, mas temos que ter consciência e calma. Acreditar que o trabalho está em andamento, buscarmos melhorar para que de repente possamos nos credenciar a ter uma briga por títulos. Esse é o espírito que queremos e vamos fazer de tudo a partir de janeiro voltarmos a ter uma equipe desse nível para mais” (Dorival Júnior)
Dorival sabe os caminhos para fazer uma equipe brigar e ter sucesso em mais de uma frente. Foi assim no Flamengo em 2022. O treinador conduziu o Rubro-Negro ao título da Libertadores e da Copa do Brasil naquele ano. Mas a experiência também o ensinou que é muito difícil que uma equipe consiga manter o alto nível de atuações em duas competições simultâneas – e olha que o elenco do time carioca é um dos mais robustos do país.
Em 2023, por exemplo, o Tricolor foi por algum tempo o único time vivo em três competições no futebol brasileiro. Mas aí, veio a oscilação no Brasileirão, em que a equipe brigou seriamente na parte de baixo da tabela e a eliminação nas quartas de final da Sul-Americana para a LDU.
– É impossível que isso aconteça com equipes que tenham um elenco mais completo, mais recheado. O que aconteceu no ano passado com o Flamengo é muito difícil de se repetir. Se continuar acontecendo as decisões no mesmo instante de outros torneios, dificilmente uma equipe vai conseguir suportar e gerar resultados em todas elas. Em algum momento você vai cair, a instabilidade vai vir em algum momento– acrescentou.
✍️ Wellington Rato: “Estou muito feliz com esta renovação. Jogar no São Paulo é a realização de um sonho, como falei na minha chegada ao clube. Este foi o ano da minha afirmação, e fomos coroados com o título. E que 2024 seja ainda melhor para nós e para a nossa torcida”.… pic.twitter.com/cz3efRntmq
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 7, 2023
Montagem do elenco já começou
O São Paulo já começou a montar o elenco para suportar tantas competições em 2024. Apesar da reforma pretendida por Doriva, parte do plano passa pelas permanências. Rafinha, Alisson e Wellington Rato tiveram seus contratos renovados – apenas o lateral tinha vínculo até o fim do ano. O clube também irá exercer a opção de compra de Caio paulista junto ao Fluminense.
A prioridade máxima a partir de agora é oficializar a (muito provável) renovação contratual com Lucas Moura. Em paralelo, o clube já tem dois reforços alinhados para 2024. O volante Luiz Gustavo está acertado com o Tricolor e deve assinar contrato em breve. Erick, por sua vez, já pode ser considerado jogador do São Paulo. O clube assinou um pré-contrato com o atacante do Ceará, por três temporadas, até o final de 2027.