Brasil

Valorização, regularidade e confiança: por que o São Paulo renovou com Wellington Rato

São Paulo renovou contrato de Wellington Rato até o final de 2026 com valorização salarial

Primeiro foi James Rodríguez, depois Lucas Moura. O São Paulo fez uma janela de meio de ano de dar invejas para mudar de patamar em 2023 – e conseguiu, como o título da Copa do Brasil pode provar. Mas é preciso olhar bem longe dos holofotes das duas estrelas para encontrar o jogador mais regular do elenco nesta temporada.

Wellington Rato chegou ainda no início do ano, sem alarde algum. Foi titular de imediato com Rogério Ceni e não saiu mais do time desde então. Virou homem de confiança de Dorival Júnior, com direito a participações decisivas na campanha vitoriosa. O meia-atacante fez muito ao longo do ano e teve tudo isso reconhecido (merecidamente) pela diretoria são-paulina.

O clube ainda não fez o anúncio oficial. Mas o São Paulo renovou o contrato de Wellington Rato até o final de 2026, com uma valorização salarial que faz jus à temporada que ele teve. O novo vínculo foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF na última sexta-feira (17).

Por que o São Paulo renovou com Rato?

A regularidade é a palavra-chave para explicar a renovação de Rato com o São Paulo. O meia-atacante soma 60 jogos em 2023. Ao lado de Luciano, é o jogador de linha que mais atuou pelo clube nesta temporada. De todo o elenco, os dois só ficam atrás do goleiro Rafael, com 61 aparições no ano.

A Trivela apurou que o técnico Dorival Júnior conta muito com o meia-atacante para ser (novamente) um jogador importante no elenco para a próxima temporada. Rato costuma atuar pela direita no esquema do treinador, com intensidade para atacar e ajudar Rafinha na defesa. O jogador ainda é uma arma na bola parada e também referência em uma das principais virtudes da equipe.

O São Paulo de Dorival Júnior é o time que mais faz inversões de jogadas em 2023. Rato, por sua vez, é o jogador que mais acertou viradas de jogo no ano. Foram 49 acertos em 69 tentativas – um índice de acerto de 71%.

A mais importante delas, aliás, encaminhou o título da Copa do Brasil diante do Flamengo. A jogada do gol de Calleri na vitória por 1 a 0 no Maracanã, pelo jogo de ida, começa com uma inversão de jogada de Rato da direita para a esquerda. O resto é história que o meia ajudou a construir ainda antes da final. Foi dele um golaço para abrir o placar na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians na semifinal.

Entenda a renovação do São Paulo com Rato

  • clube entende que Rato merecia valorização pelo que fez em 2023;
  • meia-atacante foi decisivo na campanha do título na Copa do Brasil;
  • Rato é o segundo jogador que mais atuou na temporada;
  • meia-atacante é também o vice-líder em assistências no elenco;
  • a regularidade pesou na renovação;
  • além disso, Dorival conta muito com Rato para 2023.

Wellington Rato soma 60 jogos pelo São Paulo em 2023. O meia-atacante marcou cinco gols e contribuiu com oito assistências. É o segundo jogador que mais deu passes para gol no elenco, atrás apenas de Luciano.

Clube valoriza campeões

Com Rato, São Paulo dá sequência a um plano de renovações de contrato com os campeões da Copa do Brasil. O primeiro deles foi Rafinha. Depois, o clube acertou também a ampliação do vínculo com Alisson. O Tricolor ainda irá exercer a opção de compra de Caio Paulista, hoje emprestado pelo Fluminense.

Resta apenas Lucas Moura para concluir o ciclo de renovações. Clube e jogador ainda não chegaram a um acordo para a permanência, que ainda é tratada como “muito provável” pela diretoria são-paulina. O próprio jogador já admitiu que tem “muita chance” de ficar para 2023.

Rato será desfalque contra o Fluminense

De contrato renovado, Wellington Rato desfalcará o São Paulo na retomada do calendário após a Data Fifa. O meia-atacante está suspenso após receber o terceiro cartão amarelo no empate em 0 a 0 com o Santos, na Vila Belmiro. Ele não enfrentará o Fluminense nesta quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, em partida atrasada da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Próximos jogos do São Paulo:

  • Fluminense x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 22 de novembro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília); Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view)
  • São Paulo x Cuiabá – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view);
  • Bahia x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 29 de novembro de 2023, às 19h (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo