Brasileirão Série A

Por que o São Paulo acerta ao assinar uma merecida renovação com Alisson até 2026

São Paulo anunciou nesta segunda-feira a renovação de contrato com Alisson até o final de 2026

O São Paulo anunciou nesta segunda-feira (23) a renovação de contrato com Alisson até o final de 2026.  E que se diga de imediato: a decisão é um acerto da diretoria e é mais do que merecida por todo o 2023 de superação do meia-atacante que virou volante com Dorival Júnior. A temporada de redenção dele vai muito além da mudança de posição que o transformou em peça-chave no título inédito da Copa do Brasil. O jogador teve um quadro depressivo no começo do ano e teve de se afastar do futebol para buscar tratamento.

De tão merecida, a renovação contratual de Alisson rendeu uma publicação especial pelo clube para anunciar o acordo. No vídeo, um dos integrantes do departamento de comunicação pega alguns companheiros de elenco de surpresa com a notícia da prorrogação do vínculo. Todos eles – inclusive o técnico Dorival Júnior – enchem o volante de elogios e vibram com a novidade.

– O Ali merece, tá louco. O ali é fenômeno. Fenômeno! – extravasou Rafinha.

– Meu irmão, p** amigo meu. Merece muito por tudo o que está vivendo ainda mais pelo que ele passou no começo do ano – disse Lucas Beraldo.

– Dentro e fora de campo é um cara fenomenal. Merece tudo o que está conquistando aí. Feliz demais com essa renovação dele. Vai dar muitas alegrias para a gente – vibrou Pablo Maia.

“Todo o jogador que faz ambiente dentro de um clube passa a ter muita importância. Não só do lado técnico e tático. Eu dou muito valor a isso. E o Alisson é um desses jogadores”. (Dorival Júnior

São Paulo acerta com renovação

Alisson tinha contrato com o clube até o final de 2024. O São Paulo se antecipou e já acertou a renovação com o volante como forma de reconhecimento a tudo o que fez e viveu em 2023, além da importância no elenco. E também para evitar a concorrência de outras equipes no ano que vem.

Trata-se de um acerto da diretoria, que dias atrás já havia anunciado a renovação com Rafinha por mais uma temporada. O São Paulo garante, assim, um ambiente mais tranquilo e de segurança contratual para um jogador que hoje é titular absoluto e que se valorizou ao longo da temporada.

O 2024 de superação de Alisson

Alisson encerra o ano de 2023 com um sorriso no rosto que era impensável ao início da temporada. O jogador revelou após o título da Copa do Brasil que sofreu com um quadro de depressão devido ao vice-campeonato na Sul-Americana em 2022 e a uma série de lesões musculares. O volante disse que pensou em tirar a vida e que chegou a pedir para deixar o clube. Tudo foi superado com tratamento de psicólogas do clube e com o apoio de sua esposa.

– Momentos muito difíceis, momentos que passava pela minha cabeça em tirar minha vida. Foi um momento muito complicado, falei com o grupo depois do título (da Copa do Brasil). Minha esposa passou por uma depressão e ela foi minha grande ajuda, que não deixou eu em nenhum momento ficar me isolando. Tenho uma gratidão pela minha esposa, meu filho que passou isso comigo, agradecer meus pais que mesmo de longe me ligavam sempre e as pessoas próximas de mim, empresário, jogadores. O São Paulo, com a psicóloga… Hoje, vivenciar esse momento… Eu nem imaginava jogar futebol. Eu só tenho que agradecer às pessoas por ter dado a volta por cima – afirmou Alisson, em entrevista ao ge.

Por conta do problema, o volante começou o ano afastado do grupo e só foi reintegrado no final de fevereiro. Mas ele ganhou poucas chances com Rogério Ceni, mesmo que tenha sido uma opção recorrente do ex-treinador em 2022. Bastou Dorival Júnior assumir a equipe para que ele mudasse de status. De renegado, virou homem de confiança da comissão técnica.

Alisson vira titular absoluto no São Paulo e renova seu contrato (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Prova disso é que ele atuou em 33 dos 36 jogos do treinador pelo clube. Foi titular em 24 deles. Sempre mostrando um lado combativo que o credenciou a recuar casas no campo. A mudança de extrema para volante se consolidou com a atuação dele em clássicos decisivos.

O jogo da virada foi a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras no Allianz Parque, pela volta das quarta de final. A escalação com Alisson como volante em um duelo tão decisivo causou surpresa. A resposta em campo na partida e nos jogos que vieram depois só mostrou como Dorival Júnior estava certo.

– O Alisson tem se especializado nessa função. Espero que ele se dedique ainda mais. Tem qualidade para desenvolver essa posição – disse Dorival à época.

Como Alisson virou volante

A reinvenção de Alisson começou com uma conversa reservada  com o auxiliar técnico Lucas Silvestre. O jogador admitiu que tinha dificuldades de atuar pelo lado direito do campo. É a mesma função em que jogou por anos pelo Grêmio, Mas as sutilezas da equipe o deixavam desconfortável em campo.

– Tive conversa com o Lucas (Silvestre), auxiliar, dizendo que tinha dificuldade de jogar pela direita, onde joguei quatro anos no Grêmio, mas de forma diferente. Deixei bem aberto, falei que tinha jogadores que poderiam fazer melhor a função. Ele me deixou bem à vontade – contou Alisson, em entrevista na metade da temporada.

Após as renovações de Alisson e de Rafinha, o São Paulo agora dá ainda mais prioridade à prorrogação contratual de Lucas Moura. Clube e jogador só devem iniciar as negociações na reta final do Brasileirão. Mas o acordo é tratado como “muito provável” pela diretoria.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo